Eu utilizo o Hidantal 200mg dia, a 25 anos. Existe alguma ligação entre o uso prolongado e Alzhei
2
respostas
Eu utilizo o Hidantal 200mg dia, a 25 anos.
Existe alguma ligação entre o uso prolongado e Alzheimer?
Existe alguma ligação entre o uso prolongado e Alzheimer?
Olá internaura, não existe evidência de que o hidantal (fenitoína) cause a doença de Alzheimer. Existem estudos mostrando que o uso prolongado da fenitoína (por mais de 3 meses) pode levar a deficit cognitivo (dificuldade para memorizar, aprender, etc), mas isso não significa que a pessoa tenha a doença de Alzheimer e também não significa que todos que usam a fenitoína apresentarão prejuízo da cognição. Todos os medicamentos para epilepsia podem causar efeitos colaterais, converse com o seu neurologista sobre qual é o medicamento mais adequado para o seu caso. Espero que fique bem, abraços!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Caro internauta, não existe relação direta da fenitoína com Alzheimer, há relação direta da fenitoína tanto em tempo de uso como em dose na atrofia cerebelar, principalmente em vermix cerebelar. E a atrofia cerebelar também pode se relacionar com alguma mudança comportamental, pois o cerebelo também tem intima relação com cortex pré-frontal que é responsável pelo comportamento. Assim a fenitoína em doses altas e por longa data pode ter relação com alteração da coordenação motora e do comportamento. Outra coisa que pode afetar a cognição são as crises não controladas. Se um paciente estiver com as crises não tão bem controladas, mesmo tomando medicamento, ele pode ter piora da memoria, do raciocínio e assim pode parecer com uma demência.
Atenciosamente
Atenciosamente
Perguntas relacionadas
- Meu filho começou um processo de desmame de fenitoína, pois nos exames que ele fez não deram nenhuma alteração neurológico, mas sim, problema na tireóide. Porém, no dia que ele não toma a pílula ele fica de boa, sem dores de cabeça, dorme bem, e no dia toma a dose, no outro dia acorda ruim, com palpitações,…
- Meu esposo esta tomando fenitoina, toda noite ele sente uma suadeira e fica tonto, pode ser do comprimido?
- Tem 5 meses que tomo o fenitoina pq tive uma crise só, hj é meu aniversário e queria tomar um copinho de cerveja será que posso?
- Posso ficar estéril por usar o Hidantal fenitoina 100mg? Uso a 11 anos esse medicamento .
- Mru esposo toma fenitoina nunca atrasa nunca deixou de tomar e mesmo assim tá tendo convulsões
- Algum remédio para gripe corta o efeito do levetiracetam?
- Meu exame de fenitoína está 8.0ug/mL. Eu vi que o ideal é acima de 10ug/mL até 20. Eu corro risco de ter convulsão?
- A Fenitoína pode causar queda de cabelo? Sonolência? Pode dificultar uma mulher engravidar ? Manchas na pele ?
- Minha mãe tem 79 anos toma fernobrabital a 5 anos ,ela tem crises focal e não resolve com essa medicação,passou a tomar levetiracetam e agora tem mais crises, quais os riscos de usar essas medicações?
- Bom dia,minha filha de 40 anos,toma gardenal 1 compr./dia de 100 mg. Por engano demos 2 comprimidos quase em seguida. Que mal pode causar e qual precaução devo tomar. Isto foi ontem as 18:00 hs.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 303 perguntas sobre Fenitoína
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.