Excesso de preocupação (estresse) pode ser doença?

8 respostas
Excesso de preocupação (estresse) pode ser doença?
O stress sim é um transtorno desenvolvido por um acúmulo de situações desgastante para o indivíduo.
Pessoas que passam por situações de intensa tensão e que não conseguiram desenvolver resiliência para transformar essas situações, estão bem propensas a desenvolverem um quadro de stress, onde várias comorbidades podem surgir. Entres elas estão a depressão, transtornos de ansiedade, pânico, entre outros.
Para alívio das tensões dos conflitos é fundamental que a pessoa encontre tempo de fazer atividades físicas, uma boa alimentação, pausas para descanso.e relaxamento.
É quando o quadro estiver impossibilitando a vida do indivíduo faz-se se necessário uma avaliação psicológica e psiquiatra.

Antes de mais nada é necessário que esse estresse ou preocupação sejam analisados por um psicólogo quanto ao grau e intensidade, causas e repercussões dos sintomas na sua vida. Apenas um profissional como o Psicólogo poderá de fato te ajudar através da psicoterapia. Se você já percebe os sintomas, significa que seu psique está pedindo ajuda, então, o quanto antes for avaliado melhor!

Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Érika Chagas
Psicóloga
Sim! Tudo que é excesso é prejudicial a saúde e causa muito prejuízo ao organismo. Melhor procurar um psicólogo para saber algumas causas e tentar resolvê-los da melhor maneira. Um abraço e boa sorte!
Excesso de preocupação não resolve, mas a o indivíduo pode acabar sintomatizando. Então, é melhor o individuo não centralizar a preocupação, fazer outras atividades que lhe trazem bem-estar e/ou sinta prazer.
O estresse é sinal de que algo não esta bem em sua vida. Repensar sua profissão talvez, muitas vezes é frustração pelas escolhas, sempre há tempo para mudanças. E concluindo, como dizia Millôr Fernandes "Não há problema tão grande que não caiba no dia seguinte."
Como é a sua rotina? Você se sente estressado com frequência? Se engana quem pensa que estresse é frescura, ele é um problema que deve ser levado a sério! O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. O estresse pode se originar, por exemplo, no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras. Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida. Sendo eles: Ansiedade, crises de pânico, perturbações do sono, impaciência, negatividade, entre outros. Assim como, nosso corpo também sinaliza quando estamos no limite de nossa exaustão, podendo gerar gastrite, dores musculares, irritações na pele, etc. Ninguém é de pedra, precisamos aprender a lidar com nossas emoções se queremos viver uma vida mais saudável e tranquila. Um psicoterapeuta pode te ajudar nisso.
É quase impossível viver uma vida livre de preocupações, mas a nossa atitude para com elas é que vai fazer a diferença. A psicoterapia pode ajudar a avaliar as causas de tanto estresse e como lidar melhor nesses casos.
O estresse com seus sintomas físicos e emocionais pode levar também a outras doenças.
Excessos em geral podem não ser saudáveis, o que não significa que seja uma doença.
Olá , Boa noite . Excesso de preocupação pode ser sinal que algo não esta seguindo seu curso normal, pode sim afetar sua saúde mental . O surgimento de alguns transtornos mentais estão ligados ao stress excessivo. Lhe recomendo procurar ajuda de um Psicólogo. Tal profissional pode lhe ajudar a identificar suas prioridades e a manejar suas necessidades de forma que consiga viver de forma saudável.