Existe algum caso de crescimento em estatura, de alguns centímetros ao menos, depois de adulto fazen

2 respostas
Existe algum caso de crescimento em estatura, de alguns centímetros ao menos, depois de adulto fazendo uso de gh?
A questão do crescimento em estatura após a idade adulta, especialmente através do uso de hormônio do crescimento (GH), é um tema de grande interesse e também de muitos equívocos. Na medicina integrativa, onde combinamos conhecimentos de endocrinologia, nutrologia e clínica médica, é fundamental abordar essa questão com base em evidências científicas sólidas e uma compreensão holística do paciente.

O hormônio do crescimento tem funções importantes no corpo, incluindo o crescimento ósseo durante a infância e a adolescência. No entanto, uma vez que as placas de crescimento dos ossos longos se fecham após a puberdade, o potencial de crescimento em estatura é significativamente limitado. Em adultos, o GH não induz ao crescimento em altura, pois as placas epifisárias dos ossos já se fundiram.

Existem relatos de uso de GH em adultos para diversos fins, incluindo melhora da composição corporal, aumento da massa muscular e redução da gordura corporal. No entanto, o uso de GH para tentar aumentar a estatura em adultos não é apoiado por evidências científicas robustas e pode acarretar riscos à saúde. O uso indevido de GH pode levar a efeitos colaterais, como resistência à insulina, edema, dores articulares, e aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Na prática da medicina integrativa, o foco está em promover a saúde e o bem-estar geral do paciente, considerando todos os aspectos de sua vida. Isso inclui não apenas o tratamento de condições específicas, mas também a promoção de um estilo de vida saudável, nutrição adequada, atividade física regular e manejo do estresse. Quando se trata de preocupações com a estatura ou o desenvolvimento físico, é importante abordar as expectativas do paciente de maneira realista e oferecer suporte em áreas que possam contribuir para seu bem-estar geral e autoestima.

Para indivíduos que têm preocupações específicas sobre seu crescimento ou desenvolvimento, é crucial uma avaliação médica completa. Isso pode incluir a análise de histórico médico, exames físicos e, se necessário, testes laboratoriais para avaliar os níveis hormonais e outras condições de saúde que possam influenciar o bem-estar físico.

Em resumo, enquanto o desejo de aumentar a estatura após a idade adulta é compreensível, é importante ter expectativas realistas e focar em aspectos da saúde e do bem-estar que podem ser efetivamente melhorados através de abordagens seguras e baseadas em evidências.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

o hormônio de crescimento somente atua aumentando a estatura final durante o periodo da vida em que as epifises de crescimento estão abertas, ou seja, enquanto ainda existe cartilagem de crescimento . Na vida adulta, não existe a possibilidade de aumentar a estatura utilizando o hormônio de crescimento. Nesta fase da vida, este hormônio tem outras funções no organismo, mas é importante ressaltar a utilização do mesmo na idade adulta somente deve ser realizada em casos de deficiência

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!