Existe algum tratamento mais eficaz para condromalacia patelar grau 1 ou 2, que não seja diacereína

3 respostas
Existe algum tratamento mais eficaz para condromalacia patelar grau 1 ou 2, que não seja diacereína e fisioterapias? É possível desenvolver a patologia nos dois joelhos?
Ola!
A condromalácia (ou condropatia) graus 1 e 2 são consideradas graus leves da patologia, cuja classificacão vai até grau 4.
No grau 1 há um amolecimento da cartilagem sem o aparecimento de fissurascem sua estrutura. Já o grau 2, aparecem fissuras superficiais, ou seja, chegam até no máximo 50% da espessura da cartilagem.
O tratamento preconizado para graus iniciais baseia-se inicialmente no controle e estabilização da dor, com analgésicos, fisioterapia, acupuntura e outras medidas. Conforme a dor for sendo controleda, é importante focar na perda de peso (isso para quem tem sobrepeso) e no fortalecimento muscular do quadríceps. Isso pode ser conseguido inicialmente na fisioterapia e também na musculaçao com angulaçoes específicas, a depender do exercício (cadeia aberta X cadeia fechada).
Procure sempre um ortopedista especialista em joelho para orientar-lhe.
Boa sorte!

Eu divido o tratamento da condropatia patelar (ou condromalacia) em 3 pilares fundamentais:
1) FORTALECIMENTO MUSCULAR. (Principalmente do quadríceps e do glúteo médio). Pode ser realizado em uma academia através de musculação orientada por um educador físico (importante não flexionar os joelhos mais do que 45º durante as atividades... quando os joelhos são flexionados mais do que 45º estamos aumentando o contato da patela com o fêmur podendo piorar a lesão ao invés de melhorar). o glúteo médio ajuda no alinhamento do eixo do membro!
2) ALONGAMENTO DA MUSCULATURA ISQUIOTIBIAL. (simples: sentado no chão com os joelhos esticados tentar alcançar a ponta dos pés com as mãos e puxá-los para você).
3) PERDA DE PESO. (quanto menor o peso corporal... menor será o trabalho das articulações de carga - coluna, quadril, joelho, tornozelo, etc...).
É interessante iniciar esse trabalho com fisioterapia (O fisioterapeuta é parceiro fundamental na reabilitação e tratamento das doenças ortopédicas!!!!
Sim. Consulte um ortopedista especialista em joelho.