Existe alguma forma de tratar depressão sem remédios?

11 respostas
Existe alguma forma de tratar depressão sem remédios?
Sim, existe! Mas como o colega acima colocou muito bem, depende da intensidade da depressão. Dito de modo bem simples, varia de acordo com o tamanho do sofrimento que cada pessoa suporta. Se a depressão bloqueia a pessoa para a vida, de modo que ela não consegue trabalhar, estudar, etc, então um tratamento com medicamentos entra no campo de possibilidades, para ajudar a lidar com isso. De qualquer forma, o uso de medicação deve sempre vir combinado com outras ações, como psicoterapia, por exemplo, pois ele não resolverá a questão sozinho.
Espero ter ajudado!

Olá,
Como outros disseram aqui,a depressão tem várias formas e intensidades. Assim, somente um profissional (psiquiatra ou psicólogo)poderá diagnosticar e orientar sobre a indicação de medicamentos.
Mas saiba que os medicamentos que existem hoje são muito eficazes e seguros especialmente quando você alia o tratamento médico, que trata os sintomas e a psicoterapia que trata as causas emocionais.
Boa sorte!
Veja bem, se for um quadro depressivo leve, sim só a psicoterapia vai te ajudar. Agora se você tem um diagnóstico de depressão de moderada a grave, a intervenção medicamentosa se faz necessário com o psiquiatra associada a psicoterapia.
att,
pouco provável, embora deva estar sempre associada à psicoterapia.
Olá,
Dependendo do estagio da depressão, seria possível sim, o tratamento dessa maneira mais leve.
Porém normalmente a pessoa com depressão não teria essa motivação, ou seja, a vontade suficiente para realizar algumas atividades, ela fica apática, perde a força, sente um cansaço excessivo e uma tristeza muito grande.
A terapia é uma importante aliada ao processo de tratamento da depressão em qualquer nível, assim o paciente poderá entender o que a desencadeou, e como lidar com ela agora.
Att,
Isso poderia acontecer, embora não seja recomendável em alguns casos, dependendo da depressão em questão. De todo modo, o acompanhamento concomitante com psicólogo e psiquiatra geralmente é aquele se mostra mais eficaz. Mas de fato, a psicoterapia sempre deve estar presente no tratamento da depressão, visto que, para além do sintoma, ela fará com que o sujeito trabalhe as questões de raiz. Espero ter ajudado.
Sendo a depressão uma doença emocional relacionado a Transtorno do Humor, resultado de um desequilíbrio neuroquímico, e podendo ser do tipo Endógena, que vem de dentro sem nenhuma causa aparente,a genética que recebemos, "não é doença" mas a possibilidade de tê-la e a Tipo Exógena causada por fator estressor, que funciona como uma espécie de gatilho desencadeando mudanças cerebrais, logo neuroquímico por evento situacional real ou imaginário
Sendo assim é preciso uma avaliação para se saber o melhor tratamento do caso. Em todo caso mesmo sendo necessário o tratamento medicamentoso este não é a única solução, o apoio Psicoterápico é de suma importância em todos, caso contrário so continuará mudando a medicação.
Um abraço, Maria Perpétuo
Sim, mas somente no caso da Depressão de grau "leve" . Mas atenção: mesmo quando o nível estiver baixo, esta patologia tem que ser levada a sério, e portanto devidamente tratada e controlada.

Se for do grau leve, a Psicoterapia é suficiente para tratar a enfermidade. Caso contrário o paciente, além do tratamento psicológico precisará também do acompanhamento de um psiquiatra.

Hábitos saudáveis como atividades físicas constantes, evitar uso de bebidas alcoólicas, dentre outros, trazem benefícios independente da pessoa estar doente ou não. Se possível, incorpore-os ao seu dia a dia pois certamente irão te beneficiar durante o tratamento contra a depressão assim como adiar ou mesmo evitar vários tipos de moléstias.
É uma pergunta muito interessante e a resposta é sim, existem vários tratamentos não medicamentosos! Porém, depende da intensidade do quadro depressivo, é isto que vai definir a conduta, se será medicamentosa ou não. O tratamento não medicamentoso mais estudado é a psicoterapia, das diversas linhas (cognitivo-comportamental, psicanálise, psicologia analítica, interpessoal, entre outras também bastante eficientes). Outras coisas que frisamos é a necessidade da realização das atividades físicas regulares, uma alimentação saudável (fugir das famosas dietas malucas).Existem também os tratamentos chamados neuroestimulação (ECT, DBS, EMTC) que são também efetivos. Existem diversas outras linhas também de tratamento, mas várias delas carecem de evidências científicas da eficácia, ou seja, não há provas de que realmente funcionam. O Ideal é conversar com seu(sua) médico(a) ou psicólogo(a) sobre o ideal para o caso em específico. Um abraço! Luiz Dieckmann
Acredito que sim. Dependendo do caso, existem formas de tratar Depressão sem medicamentos. Em minha experiência como generalista, lembro me de ter atendido uma pessoa cuja Depressão se arrastava por anos e, devido à recorrencia de nossas consultas, ficamos amigos, e, naturalmente, fomos aprofundando juntos na investigação das causas de seus incômodos psíquicos. Um dia, em uma de nossas consultas, algum nó se desfez em sua mente e ela se transformou. Eu não poderia dizer que ocorreu uma cura da Depressão, mas sim algo primário, alimentador da Depressão, se dissolveu na conversa. Acredito muito no poder das pequenas coisas, dos detalhes, das sutilezas. Quem se interessa pelas terapeuticas vibracionais, acredita que o sutil dissolve o denso.
Os remédios são muito importantes, mas não são o único caminho. Quanto mais integrativo forem os nossos esforços terapêuticos, mais riqueza de recursos e, portanto, maior a chance de o resultado final ser bom. É como um quebra-cabeça , onde cada pecinha tem sua imporância. Temos muitas interfaces como ser humano. Existem, pelo menos 4 delas: a biológica, a social, energética e a espiritual.
Olá, bom dia. A depressão é uma doença séria que pede um tratamento especializado e muitas vezes um atendimento multidisciplinar. É importante que você busque uma avaliação psicológica para descobrir em qual nível está sua depressão. Se for um nível leve, o tratamento com o psicólogo é o suficiente para a melhora. Se for um nível moderado a alto, é importante a entrada do tratamento multidisciplinar, sendo este o trabalho em equipe do psicólogo com o psiquiatra (que receita os medicamentos).