Existe cura efetiva para zumbido relacionado a DTM, após o tratamento? Ou o zumbido causado por esta

3 respostas
Existe cura efetiva para zumbido relacionado a DTM, após o tratamento? Ou o zumbido causado por esta disfunção é irreversível?
Boa tarde,
convencionou se chamar de DTM ou disfunção têmporo mandibular uma serie de alterações que acomentem a articulação temporo mandibular, ou seja a articulação entre o processo condilar da mandíbula e o osso temporal que faz parte do crânio.
Por se tratarem de diversas afecções diferentes dentro de um grande grupo, cada paciente deve ser visto individualmente, existem sim diversos quadros em que o abordagem adequada das alterações temporo mandibulares, sejam elas através de tratamentos clínicos ou cirúrgicos, é bastante efetiva na erradicação do zumbido.
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado (a) Internauta,

Essa semana mesmo estava conversando com um cirurgião dentista especialista nas disfunções temporomandibulares e chegamos a uma conclusão bem consistente a relação a DTM e ao zumbido. Existem vários tipos de alterações na ATM, algumas podem agravar o zumbido em virtude da realização anatômica do osso mandibular e o seu encaixe no crânio.
No entanto, o zumbido não pode ser considerado um problema na articulação mandibular. Disfunções podem agravar, mas não provocar (ser etiologia única) do zumbido.
Respondendo a sua dúvida se houver agravamento do zumbido por questões de DTM, há inúmeros recursos para tratar a ATM, como inserção de ácido hialurônico no espaço intra articular e novas tecnologias para diagnóstico e tratamento do zumbido, procure se informar com seu médico e cirurgião dentista.
Abraços
Boa tarde! É possível, sim,a cura nestes casos, inclusive quando associa o trabalho do dentista com um fisioterapeuta especializado em zumbido. De 50 pacientes curados do zumbido, 10% foi tratado com fisioterapia, mostra um levantamento feito aqui no Brasil. Boa sorte!

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Maria Christina Chagas

Maria Christina Chagas

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 446 perguntas sobre Zumbido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.