Existe cura efetiva para zumbido relacionado a DTM, após o tratamento? Ou o zumbido causado por esta

3 respostas
Existe cura efetiva para zumbido relacionado a DTM, após o tratamento? Ou o zumbido causado por esta disfunção é irreversível?
Boa tarde,
convencionou se chamar de DTM ou disfunção têmporo mandibular uma serie de alterações que acomentem a articulação temporo mandibular, ou seja a articulação entre o processo condilar da mandíbula e o osso temporal que faz parte do crânio.
Por se tratarem de diversas afecções diferentes dentro de um grande grupo, cada paciente deve ser visto individualmente, existem sim diversos quadros em que o abordagem adequada das alterações temporo mandibulares, sejam elas através de tratamentos clínicos ou cirúrgicos, é bastante efetiva na erradicação do zumbido.
Espero ter ajudado

Prezado (a) Internauta,

Essa semana mesmo estava conversando com um cirurgião dentista especialista nas disfunções temporomandibulares e chegamos a uma conclusão bem consistente a relação a DTM e ao zumbido. Existem vários tipos de alterações na ATM, algumas podem agravar o zumbido em virtude da realização anatômica do osso mandibular e o seu encaixe no crânio.
No entanto, o zumbido não pode ser considerado um problema na articulação mandibular. Disfunções podem agravar, mas não provocar (ser etiologia única) do zumbido.
Respondendo a sua dúvida se houver agravamento do zumbido por questões de DTM, há inúmeros recursos para tratar a ATM, como inserção de ácido hialurônico no espaço intra articular e novas tecnologias para diagnóstico e tratamento do zumbido, procure se informar com seu médico e cirurgião dentista.
Abraços
Boa tarde! É possível, sim,a cura nestes casos, inclusive quando associa o trabalho do dentista com um fisioterapeuta especializado em zumbido. De 50 pacientes curados do zumbido, 10% foi tratado com fisioterapia, mostra um levantamento feito aqui no Brasil. Boa sorte!