Existe cura para o autismo?

8 respostas
Existe cura para o autismo?
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que necessita de acompanhamento multiprofissional e precoce.
Intervenções terapêuticas adequadas permitem que o paciente obtenha melhor autonomia , independência , inserção social e qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, o autismo não é uma patologia com uma cura específica. É uma forma de estar no mundo que pode melhor adaptar-se às demandas do ambiente de forma a que - nos casos mais leves - chegue a não comprometer a vida do indivíduo.
O autismo não é uma doença para ser curada. O autismo é uma forma de estar no mundo, diferente de outras formas rotuladas como normais. Não se prenda a estes rótulos e dedique-se a escutar os pequenos sinais que o autista lhe proporciona, todo e qualquer forma de expressar-se e tente adaptar-se a esta forma única de comunicação. Sugiro que veja o filme documentário Vida Animada (busque no youtube - Life Animated legendado), pode lhe trazer uma nova visão.
A palavra Cura é definida como: reestabelecimento da saúde e/ou processo terapêutico. Desse modo, podemos dizer que o autismo é uma patologia que com tratamento precoce e acompanhamento multidisciplinar (psiquiatra infantil, neuropediatra, psicóloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, principalmente) adequado o paciente atinge um processo de melhora que aumenta sua independência, melhora a sua relação interpessoal e a sua qualidade de vida, possibilitando um evolução satisfatória.
Essa resposta ao tratamento depende de diversos fatores, mas o principal deles é o início precoce das intervenções terapêuticas.
Atenciosamente,
Nao, autismo é uma atipicidade neurológica, é uma falha no desenvolvimento neurológico global.
Existe melhoras, mas uma vez autista, sempre autista.
O Autismo não tem cura, pois ele não se caracteriza como uma patologia. O autismo é apenas uma forma diferente de ver, entender e estar no mundo, o que precisamos trabalhar é a inclusão com terapias.
O ideal é que o quanto antes se perceba características que possam estar no espectro, comece a investigar. Mesmo sem um diagnóstico fechado é importante oferecer terapias para que a criança possa ter um melhor desenvolvimento. A intervenção precoce ajuda no bom prognóstico. Porém, não se tem garantias que a criança vá sair do espectro autista. O mais relevante, é oferecer ferramentas para que essa criança possa ter autonomia.
Olá! Tudo bem?
No sentido estrito da palavra, não. Mas a depender do grau - visto que o autismo é um espectro - pode-se ter uma remissão muito acentuada de sintomas, principalmente se são utilizadas intervenções precoces baseadas em teorias comportamentais e do desenvolvimento cognitivo. Casos mais graves tendem a precisar de mais tempo de tratamento, com mais intensidade e maiores sintomas residuais. De toda forma, independente do nível de gravidade, há bons resultados com a utilização de tratamentos eficazes.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 298 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.