Existe queda de plaqueta constantemente por motivos de estresses emocionais?

33 respostas
Existe queda de plaqueta constantemente por motivos de estresses emocionais?
Olá, poderíamos iniciar abordando que a saúde em suas múltiplas facetas apresenta um funcionamento integrado e que a saúde mental não é uma entidade separada de outros aspectos desse funcionamento. Dessa forma, o desequilíbrio emocional causado por situações e vivências estressantes, certamente, pode gerar impactos importantes em outros sistemas da fisiologia corporal, desde a queda do funcionamento do sistema imunológico até sintomas mais periféricos como taquicardia, sudorese, tremores, entre outros.
Penso que é muito importante não dissociar o que sentimos, o que pensamos e as escolhas que fazemos na vida dos nossos adoecimentos e sofrimentos, pois acredito que esse é um caminho para um maior entendimento daquilo que está afetando a nossa saúde em sua totalidade.

Olá, o desequilíbrio emocional afeta a nossa saúde de diversas formas, pois somos um ser integrado, corpo, mente, espirito. desta forma se um lado fica desequilibrado o outro se sobrecarrega. Pensa em uma engrenagem, se uma parte desta engrenagem para de funcionar, as outras vão apresentar problemas posteriormente, ja que sobrecarregou. Não somos uma engrenagem, mas as partes de nosso corpo fazem parte de um todo. Os nossos pensamentos e situações que atravessam o nosso dia a dia, muitas vezes o estresse, ansiedade e outras sintomatologias podem afetar as outras partes de nós. O corpo nos dá avisos. Desta forma seria importante buscar também um psicólogo(a) que possa junto com você entender que caminho sua mente pode estar buscando para dar conta de uma determinada situação. Espero que eu tenha ajudado. Estou a disposição, abçs
Olá! As pesquisas mostram resultados relevantes com relação ao estresse e o sistema imunológico. Contudo, se tratando de estresse prolongado, pode haver prejuízos significativos no funcionamento deste sistema. Cada caso deve ser compreendido individualmente. Sugiro a avaliação de um psicólogo e um médico. É importante que o profissional de psicologia compreenda o estágio de estresse que o paciente se encontra, bem como elaborar um tratamento dentro da análise da subjetividade individual do paciente.
Boa noite, a fragilidade emocional pode fragilizar e baixar a imunidade, com isso seria muito importante identificar as questões emocionais para que você possa ter uma melhora constante. Tanto emocionalmente quanto fisicamente. Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá! É possível ser que sintomas físicos e biológicos se manifestem quando nossa saúde mental está nos afetando. Entenda que o corpo existe como um só, apesar de muitos fazerem uma distinção entre o que acontece na mente e entre o que acontece no corpo, se nós não cuidamos da nossa saúde mental, tendemos a manifestar diversos sintomas físicos e biológicos que também afetarão nosso dia a dia. Qualquer coisa, sou psicólogo e fico a disposição caso se interesse. Abraços! Esteja bem! :)
O estresse emocional pode afetar a saúde física, incluindo a redução temporária das plaquetas no sangue. O estresse crônico pode impactar o sistema imunológico e a produção de células sanguíneas, incluindo as plaquetas.

Quando alguém enfrenta estresse intenso e persistente, o corpo pode liberar hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar a medula óssea, onde as plaquetas são produzidas. Isso pode resultar em uma diminuição temporária no número de plaquetas no sangue, aumentando o risco de sangramento e hematomas.

É fundamental destacar que essa queda temporária nas plaquetas geralmente não é grave e pode ser revertida quando o estresse é adequadamente gerenciado e reduzido. No entanto, outros fatores e condições médicas também podem influenciar os níveis de plaquetas.

Se você suspeita que o estresse esteja impactando sua saúde física, é importante buscar orientação médica. Um médico pode realizar exames para avaliar seus níveis de plaquetas e determinar se são necessárias intervenções adicionais. Além disso, é aconselhável procurar maneiras eficazes de gerenciar o estresse, como aconselhamento psicológico, meditação, exercícios e técnicas de relaxamento, para promover sua saúde emocional e física. Lembre-se de que seu bem-estar é importante. Estou disponível disponíveis para ajudá-lo.
Olá, o estresse emocional pode afetar o corpo de várias maneiras, incluindo a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que pode influenciar a produção e a função das células sanguíneas, incluindo as plaquetas. Além disso, o estresse pode levar a mudanças nos hábitos de vida, como má alimentação e falta de sono, que também podem afetar a saúde das plaquetas.
Olá. Apesar das questões psíquicas interferirem no corpo biológico, é importante também investigar essas alterações plaquetárias com um hematologista para descartar qualquer doença de etiologia orgânica, principalmente se for uma alteração significativa nos números em exames clínicos laboratoriais.
Olá!
Sim. É possível que sintomas físicos e biológicos se manifestem quando nossa saúde mental está afetada.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá. Embora as doenças psíquicas possam ter efeitos que incluem alterações nos níveis sanguíneos, é importante destacar que as causas mais comuns de alteração no número de plaquetas, estão relacionadas a problemas médicos como doenças imunes, da medula e medicamentos. É importante consultar um médico para avaliação e diagnóstico adequados. Sempre à disposição.
Olá! Nossas questões emocionais podem sim nos trazer sintomas físicos e por vezes adoecer nosso corpo físico, mas a queda de plaqueta não deve ser um achado a ser descartado. Busque um médico para fazer uma checagem e avaliar, pois mesmo que tenha relação com questões emocionais existe um sinal físico importante que demonstra que essa parte também está precisando de cuidados nesse momento.
Sim. Isso pode ocorrer. O stress emocional pode afetar a saúde do corpo de maneira intensa.
Olá, como você está? Que questionamento importante!
O estresse emocional pode afetar temporariamente os níveis de placas no sangue, resultando em uma redução temporária. Isso ocorre porque o estresse pode liberar hormônios que afetam a coagulação sanguínea, causando uma diminuição das plaquetas. No entanto, isso geralmente é uma resposta temporária e não leva a uma condição médica crônica de queda de placas.

Se você tem quedas constantes nas contagens de placas, é importante procurar aconselhamento médico. Pode haver várias causas para níveis baixos de plaquetas, incluindo condições médicas subjacentes, e o estresse emocional. O emocional pode ser um fator contribuinte, mas não é uma causa única. O diagnóstico preciso e o tratamento adequado devem ser específicos para um profissional de saúde após uma avaliação completa. @kelly_psicologa
Sim, o pensamento age diretamente no comportamento, que por sua vez está conectado com o seu corpo. O autocontrole das emoções é fundamental, os processos de aprendizagem são construído desde os primórdios com muita rigidez, certo ou errado, sucesso ou fracasso, sabedoria ou burrice, o meu ponto de vista ou tudo errado ou seja a catastrofização da realidade, ativa o nosso corpo para defesa como hormônios , contrações musculares e mecanismos de defesa. Tendenciamos a ficar com o pior dos mundos e muitas vezes a percepção é antecipada, equivocada ou ampliada. A flexibilidade de pensamento, a reflexão profunda e o autoconhecimento. Permite sair do pensamento automático e assumir maior maturidade e fluidez da emoção e razão, para escolher a melhor opção de percepção e ótica dos cenários postos. A terapia trabalha o corpo, alma e a razão !
O estresse pode ser prejudicial, principalmente se acontece a longo prazo, impactando também fisicamente devido a liberação de cortisol. Então é sim possível o impacto no rebaixamento de plaquetas sanguíneas. Oriento que busque um acompanhamento médico, caso ainda não esteja. Concomitantemente busque também a avaliação de uma psicóloga para seguir com o cuidado as questões psicoemocionais.
Conte comigo para mais esclarecimentos de dúvidas!
Olá, como tem passado?
O corpo humano não funciona de maneira isolada ou individual, seu funcionamento é complexo, dinâmico e integrado, por isso é mais comum do que se pensa situações de estresse emocional impactar certos órgãos como o estômago, a pele, o sistema imunológico e outros também, por isso algumas evidências mostram que sim pode haver impacto no funcionamento do sistema imunológico.
Por isso, caso queira e sinta que precisa, busque um médico, como um clínico geral para avaliar possibilidades fisiológicas e busque uma terapia para poder te ajudar em questões psicológicas que podem estar associadas a esse estresse intenso.
Espero ter ajudado, até a próxima.
O estresse emocional pode ter um impacto temporário nos níveis de plaquetas no sangue, mas geralmente não leva a quedas constantes de plaquetas. Em situações de estresse agudo, o corpo pode liberar hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que podem afetar a coagulação do sangue. Isso pode levar a uma diminuição temporária das plaquetas no sangue. No entanto, essa redução geralmente é passageira e os níveis de plaquetas tendem a voltar ao normal quando o estresse emocional diminui. Se há quedas constantes nos níveis de plaquetas, é importante procurar orientação médica para determinar a causa subjacente e receber o tratamento apropriado. Consultar um médico é fundamental para uma avaliação adequada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Sim, o estresse emocional pode influenciar os níveis de plaquetas no sangue, especialmente em situações de estresse crônico. O estresse emocional prolongado pode desencadear uma série de respostas fisiológicas no corpo, incluindo a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que podem afetar a produção e a função das plaquetas. Isso pode levar a uma diminuição temporária nos níveis de plaquetas no sangue.
No entanto, é importante notar que essa diminuição geralmente é temporária e reversível. Em casos de estresse crônico severo, pode ocorrer um impacto na saúde em geral, incluindo o sistema sanguíneo. Se você suspeitar que o estresse emocional está afetando sua saúde, é aconselhável buscar orientação médica para avaliar a situação e discutir as melhores maneiras de lidar com o estresse e suas repercussões na saúde.
Ola, boa noite. Sim, é possível que aconteça. O stress emocional pode afetar nosso sistema imunológico como um todo. Cuide de você, da sua saúde física, emocional, social e espiritual, isto ajuda a diminuir o estresse. Além da terapia que te auxiliará. Fico a disposição para conhecer meu trabalho. Um abraço
Olá , boa tarde,
Sim, o que a boca cala o corpo fala, provavelmente você esta somatizando , entenda mente, corpo e alma estão integrados então todos tem que esta em harmonia.

Olá!! Tudo bem?
É importante compreender que uma pessoa emocionalmente estressada sente dificuldade em lidar com problemas conflituosos e suportar as pressões cotidianas. Quando a pessoa estressada entra nessa "montanha-russa emocional", o corpo libera hormônios (cortisol e adrenalina) de forma descontrolada, afetando não apenas as células de defesa como todas as funções orgânicas do corpo. Uma pessoa estressada entra em um ciclo vicioso de desequilíbrio, ficando cada vez mais adaptada a esse estado — que passa a ser seu estado natural.
Quando o indivíduo se sente ameaçado de alguma forma, seu cérebro automaticamente produz hormônios estressores mencionados acima, que fazem a pressão arterial subir, os músculos contraírem, a frequência cardíaca aumentar e a respiração acelerar, diminuindo a atividade e a eficiência do sistema imunológico, resultando em vários problemas, como a baixa de plaquetas, por exemplo. Com o tempo, as defesas do organismo deixam de responder rapidamente às ameaças.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 120
A queda de plaquetas, também conhecida como trombocitopenia, pode ter várias causas, e o estresse emocional é um fator que pode contribuir para algumas condições que levam a essa queda, mas geralmente não é a única causa. As plaquetas desempenham um papel crucial na coagulação sanguínea, e uma redução no número de plaquetas pode levar a problemas de coagulação.

O estresse emocional pode afetar o sistema imunológico e desencadear reações inflamatórias no corpo. Algumas condições autoimunes, como a púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), ocorrem quando o sistema imunológico ataca erroneamente as plaquetas, levando a uma diminuição de sua quantidade.

É importante destacar que a queda de plaquetas devido ao estresse emocional geralmente está associada a condições específicas, e não é uma ocorrência comum. Outras causas mais comuns de trombocitopenia incluem infecções virais, certos medicamentos, doenças autoimunes, problemas na medula óssea e outras condições médicas.

Se você estiver enfrentando queda constante de plaquetas ou estiver preocupado com sua saúde, é crucial procurar a orientação de um profissional de saúde. Um hematologista ou um médico especializado em distúrbios sanguíneos pode ajudar a identificar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento apropriado.
O estresse emocional crônico pode afetar o corpo de várias maneiras, incluindo o sistema imunológico e a produção de células sanguíneas. Embora não seja comum que o estresse emocional cause uma queda constante nas plaquetas, ele pode contribuir indiretamente para alguns problemas de saúde que afetam a contagem de plaquetas.

O estresse crônico pode desencadear uma série de reações no corpo, incluindo a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Essas reações podem afetar negativamente o sistema imunológico e levar a distúrbios relacionados ao sangue, embora a relação exata entre o estresse e a contagem de plaquetas não seja totalmente compreendida.

Em alguns casos, o estresse emocional crônico pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como a síndrome de plaquetas pegajosas ou outras condições que afetam as plaquetas, mas isso é raro.

Se você está preocupado com a contagem de plaquetas no sangue, é importante consultar um médico para uma avaliação completa. Uma queda significativa nas plaquetas (trombocitopenia) pode ter várias causas, incluindo problemas médicos subjacentes, medicamentos, doenças autoimunes, infecções e muito mais. Um médico pode realizar exames e avaliações para determinar a causa subjacente e recomendar o tratamento adequado, se necessário.
O estresse emocional, como a ansiedade e o estresse crônico, pode desencadear respostas fisiológicas no corpo que, em alguns casos, podem ter impacto na contagem de plaquetas. As plaquetas são células sanguíneas responsáveis pela coagulação e prevenção de sangramentos excessivos. Situações de estresse prolongado podem influenciar o sistema imunológico e o funcionamento do sistema hematológico.

No entanto, é importante notar que a relação entre estresse emocional e queda de plaquetas não é direta ou universal. O estresse pode afetar o corpo de diferentes maneiras em pessoas diferentes. Em algumas situações, o estresse pode contribuir para a ativação do sistema imunológico, levando a reações inflamatórias que, por sua vez, podem influenciar a produção e a destruição de plaquetas.

Se você está preocupado com sua contagem de plaquetas ou se experimentou uma queda significativa, é fundamental procurar orientação médica. Um exame de sangue, como um hemograma completo, pode ser realizado para avaliar a contagem de plaquetas e outros componentes sanguíneos.

Lembre-se de que vários fatores, incluindo condições médicas subjacentes, medicamentos, infecções e distúrbios hematológicos, podem afetar a contagem de plaquetas. Portanto, uma avaliação médica adequada é essencial para determinar a causa específica e fornecer o tratamento apropriado, se necessário. Se você estiver enfrentando estresse emocional significativo, também pode ser benéfico procurar apoio psicológico para gerenciar o estresse e suas implicações na saúde.
Bom dia! Trabalho com a abordagem sistêmica e, desse ponto de vista, compreendo o ser humano de forma integral. O que acontece em uma área da vida afeta a outro. O desequilíbrio em uma área da vida afeta a outra. Portanto, pode ter influência sim, mas para compreender isso melhor, é necessário acompanhamento profissional. As doenças podem ser mensageiras de algo que precisa ser ajustado. Estou à disposição!
O estresse emocional pode levar a mudanças temporárias nos níveis de plaquetas no sangue, mas quedas significativas e constantes geralmente não são atribuídas apenas ao estresse emocional. Se você está preocupado com seus níveis de plaquetas, é importante procurar orientação médica para uma avaliação mais precisa. Quanto ao estresse emocional, estou a disposição para te ajudar!
Com muita certeza! A Ciência ainda precisa avançar muito nos estudos que provam a relação entre estresse e doenças físicas, mas, já sabemos que o sistema imunológico é afetado sempre que uma mente estressada permite por exemplo que a respiração se torne ansiosa (quando você respira de forma rápida e não diafragmática) ou que haja alteração na produção ou liberação de hormônios. Doenças como artrose, hipertensão, diabetes e câncer têm em comum a inflamação crônica, que é decorrente de um estilo de vida desequilibrado. O equilíbrio em nossa saúde está na busca de alimentação saudável, sono de qualidade e prática de exercícios regulares, e tudo isso é fruto de uma mente que administra bem o estresse oxidativo das células, no nível fisiológico e também o estresse mental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
A relação entre o estresse emocional e a diminuição das plaquetas no sangue pode ocorrer, mas geralmente é mais complexa do que uma causa única. O estresse crônico pode influenciar o sistema imunológico e hematológico, afetando a produção e a função das células sanguíneas, incluindo as plaquetas.

A trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) pode ter diversas causas, incluindo condições médicas, efeitos colaterais de medicamentos, distúrbios autoimunes e fatores genéticos. O estresse emocional pode desempenhar um papel como um contribuinte, mas é importante considerar outros aspectos da saúde e buscar a orientação de um profissional de saúde, como um hematologista ou médico, para uma avaliação completa.

Se você está enfrentando problemas de saúde, incluindo baixa contagem de plaquetas, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, se o estresse emocional estiver afetando sua qualidade de vida, a consulta com um psicólogo ou terapeuta também pode ser benéfica para lidar com as questões emocionais.
Sim, existe a possibilidade de queda de plaquetas momentânea por motivos de estresse emocional. O estresse agudo pode levar à liberação de hormônios como o cortisol, que pode influenciar na produção de plaquetas no corpo.

Mas é importante lembrar que a queda de plaquetas geralmente é leve, passageira, sendo mais perceptível na presença daquilo que gera o estresse. Quando se está relaxado, elas devem retornar ao nível normal.
Se você não sofre com estresse crônico, que é geralmente relacionado ao trabalho, relacionamento, finanças, e está apresentando queda de plaquetas, sugiro buscar auxílio médico. Um abraço!
O estresse emocional pode causar queda temporária nas plaquetas, essenciais para a coagulação sanguínea. O estresse crônico pode desencadear a liberação excessiva de hormônios do estresse e mediadores inflamatórios, afetando a produção e função das plaquetas. No entanto, outras condições médicas também podem diminuir os níveis de plaquetas, como doenças autoimunes, infecções virais e certos medicamentos. É essencial consultar um médico se houver uma queda significativa nas plaquetas para uma avaliação adequada.
Olá, tudo bem? O esgotamento mental se mostra quando a pessoa atinge o limite de suas emoções. Esse processo de exposição a situações constantes de tensão, pode levar o indivíduo a doenças psicossomáticas, depressão, transtorno de ansiedade e outros.... A terapia pode ser uma grande aliada no controle desse estresse. Seria interessante você buscar ajuda de um profissional.
A fragilidade emocional pode comprometer a imunidade, tornando fundamental a identificação das questões emocionais para uma melhora contínua, tanto emocional quanto física. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Olá, tudo bem? Fatores emocionais podem causa ou ser sintomas de doenças fisicas. Dessa forma, pessoas com altos índices de estresses e ansiedade podem influenciar no agravamentos dessas doenças. Sempre é importante realizar a check-up para verificação da sua saúde física e o acompanhamento psicólogico sempre que sentir que desequilibrio emocional.