Existe tempo mínimo para tratamento de ansiedade de desempenho?

13 respostas
Existe tempo mínimo para tratamento de ansiedade de desempenho?
Oi! Psicólogo Adriano Galocha aqui.
Entenda que você é única(o) e a ansiedade vem das suas questões pessoais, portanto, não seria adequado dizer que sim. O que precisa é começar a se tratar e durante o processo, perceber as melhoras. Em diálogo com seu psicólogo vocês encontrarão o tempo adequado para finalizar o processo. Mas pense em sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Fico a sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O tempo do tratamento pode variar de acordo com a linha terapêutica da psicologia, levando-se em conta aquelas que trabalham com um número previamente acordado de sessões. Um exemplo disso é a terapia focal na psicoterapia breve. Porém, na psicologia clínica existem diversas abordagens que não partem do pressuposto de determinar uma duração prévia para a terapia. Se, por exemplo, o objetivo do paciente é investigar as manifestações do seu inconsciente, visando não somente o sintoma (ansiedade), mas também as suas causas profundas concernentes à história de vida, não é possível dizer de antemão o tempo necessário que o trabalho terapêutico exigirá. Esse tempo é subjetivo e o paciente se vê diante de novas e velhas questões para além da queixa inicial. Vale ressaltar ainda que a ansiedade é um sintoma presente em diferentes formas de sofrimento psicológico. Isso também impede uma resposta objetiva a sua pergunta. Por fim, destaco que o desempenho é uma questão premente de nossa sociedade atual, isto é, uma sociedade que exige constante proatividade e alta performance, em um processo que costuma atropelar o indivíduo e trazer frustrações a ele. Tais exigências de desempenho são comuns não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas relações amorosas e sociais. Portanto, trata-se de um quadro complexo que traz variados tipos de sofrimento psicológico. E cada sujeito lida particularmente com tudo isso.
Caríssimo, mais importante que o tempo de tratamento, é sua melhora seu autoconhecimento. Questionar ou limitar os números de sessões é uma preocupação demasiada que não o tranquiliza. A principio, esse transtorno tem que ser descartado através de exames, qualquer questão fisiológica atrelada a essa patologia. Para a psicanálise a ansiedade é uma condição que afeta excessivamente o ser humano, pois seus distúrbios estão associados às reações do organismo diante de situações estimulantes, sendo um estado altamente desgastante e que tira a pessoa do controle de sua própria vida. O psicanalista francês Jacques Lacan diz que, ansiedade é o afeto que não engana. Ou seja, se ela aparece, ali há alguma coisa que precisa ser dita, endereçada. Busque o tratamento terapêutico para ter uma melhora na sua saúde mental, não se preocupe com a quantidade, mais sim a qualidade do tratamento, forte abraço!
A ansiedade é uma reação normal que experimentamos diante da incerteza. Acredito que qualquer pessoa que queira muito realizar algo importante e significativo, irá, em algum momento, sentir ansiedade em relação ao seu próprio desempenho e ao resultado que será obtido. Quanto mais coisas em jogo, maior a ansiedade. O problema é quando a pessoa começa a ter prejuízos na vida por conta da experiência de estar ansiosa. Então para diminuir a ansiedade ela pode evitar situações, ou pode evitar estudar, ou pode evitar assumir determinados riscos, ou pode evitar pessoas, etc. Este é o problema - pois as consequências desta evitação geram mais ansiedade e sofrimento em médio e longo prazos. O que é possível de ser feito, ao meu ver, é ensinar o(a) paciente as habilidades necessárias para que ele(a) aprenda a observar a ansiedade sem que ela assuma o controle da situação, podendo mover-se em direção a uma conquista significativa mesmo sentindo o mal estar natural de um contexto que causa ansiedade (desempenho).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, cada caso é singular, por isso em algumas abordagens da psicoterapia não se apoiam em estimativa de tempo de recuperação. É comum que um quadro de ansiedade esteja ligado a outras situações da vida que implicam na recuperação.
O indicado seria procurar um profissional que lhe inspire confiança para analisar contigo este incômodo na sua vida.
Olá, boa tarde. Não existe tempo pré determinado para tratar nenhum tipo de ansiedade. Cada corpo funciona de um jeito e tem um tempo de tratamento diferente. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Bom dia! Cada caso é um caso, não dá para dizer o tempo. Procure um profissional da área de Psicologia que este te ajudará a entender e como proceder neste caso.
O tratamento psicológico vai levar um tempo variado para cada pessoa, também é necessário entender se não há nenhuma outra questão que também precise de atenção e que acaba sendo envolvida nesse processo de tratamento. Cada pessoa vai levar um tempo para confiar no psicólogo, para entrar de verdade no processo e entrar em contato com as coisas mais complexas e difíceis, vai demorar mais ou menos para conseguir realizar mudanças na própria vida, é um processo 50% do paciente e 50% do psicólogo e por isso cada caso é um caso e não dá para definir um tempo mínimo.
Essa é uma pergunta bastante comum que os pacientes fazem ao iniciar um processo de terapia. A resposta é sempre a mesma: isso depende mais do paciente que do terapeuta. Inicialmente, precisa se estabelecer uma relação de confiança entre terapeuta e paciente para que o paciente se sinta à vontade para falar de si com a profundidade e reflexão necessárias ao tratamento. As intervenções do terapeuta só terão efeito se o paciente estiver preparado para recebê-las e tudo isso faz parte de uma processo que se faz no tempo suportável pelo próprio paciente. O que sim é certo é que precisa ser dado o primeiro passo e confiar que algo vai-se construindo nessa relação que se estabelece e vai amadurecendo.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite! Como todos meus colegas acima relataram, isso depende. A psicologia tem diversas abordagens e cada uma dentro do seu segmento tem uma linha do tempo diferente em relação ao tempo de tratamento.
No entanto, independente das abordagens outros fatores também devem ser levados em conta como a relação paciente e terapeuta, a intensidade e cronicidade da ansiedade, se o individuo vai fazer um trabalho multidisciplinar, como esta a vida desse paciente no momento (muito estressante? está dormindo bem?) entre tantos outros fatores. Um beijo!
O tempo de tratamento será determinado pelo perfil do paciente e abordagem psicológica, mas não dá pra definir o tempo sem o acompanhamento de fato. Me coloco a disposição.
Olá, tudo bem? Falar em tempo mínimo de tratamento é algo complicado por cada caso ser algo singular, na forma como irá se trabalhar, se o paciente irá progredir e manter uma evolução e posteriormente um certo nível de estabilidade com o que foi desenvolvido até ali. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Como os demais colegas disseram: não podemos fazer previsões tendo em vista que cada caso é um caso, em cada caso uma história de vida, várias questões a serem tratadas e por aí vai.

No entanto, posso te dar uma noção de tempo com base na minha experiencia:

Em menos de 6 meses de terapia não vejo os pacientes colhendo resultados substanciais.
Em torno de 2 anos de terapia as pessoa já conseguem se conhecer bem e aprenderam a influenciar bem seus padrões de comportamento (inclusive sobre Ansiedade).

Prepare-se para algo nesse sentido.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.