Existe tratamento para transtornos de personalidade? Porque alguns médicos não atendem paciente com

4 respostas
Existe tratamento para transtornos de personalidade? Porque alguns médicos não atendem paciente com estes problemas e encaminham a outros?
Transtornos de personalidade são conjuntos de traços comportamentais que tendem a ocorrer conjuntamente e permanecer ao longo da vida, de modo mais ou menos estável, por definição. Assim, por enquanto, não é possível mudar a personalidade das pessoas (para o bem ou para o mal) e o que se pode fazer é ajudar os pacientes com este tipo de transtornos a se adaptarem melhor à vida, dado que eles também frequentemente sofrem em função de seus comportamentos. Muitas vezes, também, é importante a família se tratar, de modo que possam conseguir lidar melhor com seus parentes afetados e, com isto, melhorar sua própria qualidade de vida. Existem muitos tipos de transtornos de personalidade, provavelmente com causas muito diferentes umas das outras. Finalmente, deve-se ter muito cuidado em fazer este diagnóstico, com coleta muito cuidadosa dos dados de história de vida e dos comportamentos atuais, justamente por se tratar de um diagnóstico tão grave. Pelo fato de não haver tratamento específico, de o tratamento psicoterápico ser demorado e, muitas vezes, frustrante (se o médico não tiver maturidade suficiente para lidar com a demora do tratamento e a possível resistência a ele), há psiquiatras que não aceitam tratar de pessoas com transtornos de personalidade mais graves. Também há médicos que simplesmente não sabem abordar estes transtornos, se não tiverem experiência com psicoterapia, por exemplo.

Os tratamentos para transtornos de personalidade pedem acompanhamento psiquiátrico para protocolos medicamentosos e psicoterapia para dar suporte às demandas psico/emocionais difíceis de enfrentamento por parte dos pacientes e ou familiares. Estes acompanhamentos profissionais devem ser mantidos ao longo da vida do paciente, conforme orientação do médico(a) psiquiatra e psicologo(a).
O primeiro passo é querer o tratamento. Depois, buscar profissionais habilitados que neste caso é o psiquiatra e o psicólogo.
O psiquiatra vai medicar, já o psicólogo vai tratar sua história de vida, fazer olhar, sentir, analisar suas relações objetais de amor, seus medos,traumas, o que te faz ter este desajuste. Vai analisar postura, comportamento, formas de se posicionar diante dos problemas, das pessoas, e da vida. É um tratamento longo e requer foco, dedicação, empenho para obtenção do equilibrio. É como refazer e reconstruir a sua estruturação mental e emocional.
Olá! Existe tratamento para os transtornos de personalidade e inclusive bastante eficientes. O tratamento indicado para os transtornos personalidade é a psicoterapia e a abordagem que apresenta mais eficácia é a Terapia do Esquema. Essa abordagem foi criada especificamente para tratar os transtornos de personalidade. Em específico, o Transtorno de Personalidade Borderline, a Terapia Dialética Comportamental também apresenta eficácia. Em relação a medicação, ela é utilizada para tratar as comorbidades como transtornos de ansiedade e depressão, mas a medicação não trata o transtorno de personalidade, como citado acima, o que trata transtorno de personalidade é psicoterapia.