Faço uso de sertralina a 11 dias e me sinto cansada, com muito sono, falta de ar, boca seca, como se

20 respostas
Faço uso de sertralina a 11 dias e me sinto cansada, com muito sono, falta de ar, boca seca, como se minhas crises de ansiedade tivesse ao mentado, enjôo, ânsia, É normal? Deve para de tomar?
Bom dia , a Sertralina é um dos antidepressivos bastante eficazes utilizados atualmente , os efeitos descritos podem ser aqueles de adpataçao e desaparecem nas duas primeiras semanas de uso ou 15 dias , mas se continuando o mais indicado seria buscar seu medico , para ele buscar com vc uma outra opçao medicamentosa, mas nunca abandonar o tratamento simplesmente sem orientaçao , para nao amplificar ou gerar outros sintomas . Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Matheus Rotta
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
É comum medicações alopáticas causarem efeitos colaterais. Os sintomas que você descreveu provavelmente estão associados ao uso dessa medicação. Existem alternativas de tratamento não químico, caso tenha interesse em seguir outra linha terapêutica.
 Thais C. C. C. Galvão
Psicólogo
Santos
Nunca pare de tomar medicação sem o consentimento do seu médico . Isto pode gerar efeitos colaterais desagradáveis. Esta medicação pode causar estes sintomas mas geralmente são interrompidos de 15 a 1 mês. Caso não esteja dando conta dos efeitos procure seu médico para troca de medicamento
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi, como vai? Acredito que ir ao psiquiatra para fazer uma reavaliação possa ser positivo. De qualquer forma, você pode encontrar o alívio dos sintomas na psicoterapia! Que tal caminhar por esta ideia e assim poder encontrar a causa deste sofrimento? Invista em você, na sua saúde!! Bom caminho, abraços.
 Gisela Mottin
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Os sintomas que está sentindo são normais e esperados, uma adaptação do organismo ao novo medicamento. Sugiro esperar mais um pouco até reconsiderar a troca. Espero ter ajudado.
 Bê Araujo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Infelizmente, as primeiras duas semanas tomando psicofármaco são chamadas de "período de adaptação", e podem apresentar piora nos sintomas. Isso acontece porque seu sistema nervoso está aprendendo uma nova maneira de funciona. O esperado é que após esse período a pessoa adapte e passe a sentir os benefícios! Porém, se esses efeitos colaterais não passarem e estiverem te prejudicando no dia a dia, é preciso retornar com um psiquiatra para verificar a possibilidade de testar uma medicação diferente. Lembre-se: jamais faça o "desmame" do remédio por conta própria, conte com a ajuda de um profissional.
 Maicon Quadro de Oliveira
Psicólogo
Novo Hamburgo
É bastante comum no início do tratamento alguns medicamentos acentuarem os sintomas. Seria interessante retomar o contato com o médico(a) psiquiatra para reavaliar, antes de decidir interromper o uso do remédio.
 Natalia Rosa Menezes
Psicólogo
Uberlândia
Tenha em mente que seu organismo está em um momento de adaptação ao medicamento. Nos primeiros dias podem surgir alguns desconfortos, sensações ruins. Caso persistam, converse com seu médico sobre isto. Se necessário ele fara o ajuste da dosagem ou troca da medicação. Mas lembre-se, só ele pode fazer isto.
Olá, os efeitos dos antidepressivos seletivos de recaptação da serotonina nas primeiras semanas podem ser confundidos com os sintomas de ansiedade. É um processo de adaptação do organismo mas logo passa. Caso os sintomas persistam procure seu médico. Cuide-se!
 Natália Machado
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
Reações adversas podem surgir frente ao uso de uma nova medicação, porém é importante entrar em contato com o médico que fez a prescrição, para que ele te oriente sobre possíveis efeitos adversos e analise a possibilidade de mudar o medicamento. Contudo, destaco que interromper a medicação por conta própria não é recomendado.
Boa tarde! Toda medicação deve ser acompanhada de um médico,ele pode te orientar sobre as reações adversas, como também de um possível reajuste na dosagem!
Olá! Esses sintomas que você está relatando são comuns como efeitos colaterais iniciais do uso de sertralina e podem ser temporários enquanto seu corpo se adapta à medicação. É importante que você fale com seu médico para avaliar a intensidade e a duração desses sintomas. Em alguns casos, seu médico pode ajustar a dose ou recomendar uma mudança para outra medicação.

Não interrompa o uso de sertralina sem falar com seu médico, pois isso pode piorar sua condição de ansiedade e até mesmo causar sintomas de abstinência. Se você sentir que os efeitos colaterais são muito graves, você deve falar com seu médico o mais rápido possível para avaliar as opções de tratamento. Abraço!
 Luciano Diniz
Psicólogo
São Paulo
Remédios de uso psiquiátricos sempre devem ser acompanhados de perto pelo psiquiatra. Os efeitos colaterais podem ocorrer mas isso não significa de maneira alguma a interrupção. Veja, em quase tudo que fazemos na vida há remanejamento, um reajuste. Não é diferente com o remédio. A mensuração do custo beneficio do uso dele, a dosagem, seus impactos positivos e negativos é uma das funções do psiquiatra. Desta maneira, o aconselhado é voltar ao psiquiatra e relatar com tem sido.
Olá,
muitas vezes essa medicação realmente tem efeitos colaterais como esses que relatou, principalmente nos 15 primeiros dias. São muito incômodos, mas eles devem passar em alguns dias. Porém, é muito importante que o uso de medicação seja acompanhado por um psiquiatra com bastante proximidade. O ideal é que você tenha contato direto com o psiquiatra para poder relatar os efeitos colaterais e outras questões que possam surgir durante o tratamento.
O tratamento psiquiátrico torna-se mais eficaz com acompanhamento psicólogo, me coloco à disposição caso tenha interesse em iniciar psicoterapia!
Olá! A sertralina pode causar efeitos colaterais, especialmente no início do tratamento. O que você está experimentando pode ser normal, mas é importante monitorar esses sintomas e conversar com seu médico.
Caso os sintomas dessa fase de adaptação do seu organismo persistam por mais de 15 dias, é importante que seja reavaliado pois talvez seja o caso de trocar de substância até você chegar ao efeito desejado.
espero ter ajudado.
Sim, alguns dos sintomas que você está descrevendo, como cansaço, sono excessivo, boca seca, enjoo e ansiedade aumentada, podem ser efeitos colaterais comuns nos primeiros dias ou semanas de uso da sertralina. Durante esse período de adaptação, o corpo pode demorar para se ajustar ao medicamento, o que pode causar esses efeitos desconfortáveis.

Esses sintomas geralmente diminuem com o tempo, à medida que o organismo se adapta à medicação. No entanto, se os efeitos persistirem ou se tornarem insuportáveis, é muito importante consultar seu médico antes de interromper a medicação. O médico pode ajustar a dose ou oferecer alternativas para tornar o tratamento mais tolerável e eficaz.

Nunca é recomendado parar a medicação abruptamente sem orientação médica, pois isso pode piorar os sintomas ou causar outros problemas.
Esses sintomas podem ser efeitos colaterais iniciais do uso da sertralina, especialmente nas primeiras semanas. É comum sentir alguns desconfortos enquanto o corpo se adapta ao medicamento. No entanto, como os sintomas que você descreve estão afetando seu bem-estar, é importante que você entre em contato com o seu médico. Ele poderá avaliar se esses efeitos são temporários ou se é necessário ajustar a medicação. Não pare de tomar o medicamento sem orientação do seu médico.
Dra. Luana Weiss
Psicólogo
Goiânia
seus sintomas são efeitos colaterais comuns nos primeiros dias e até semanas, pois o cérebro está se adaptando a medicação. eles começam a mellhorar após duas semanas a quatro, à medida que o corpo se ajusta. Porém se estiver muito intenso ou insuportáveiss é melhor conversar com um médico
Boa tarde!
É importante repassar isso ao médico que te acompanha, mas principalmente fazer acompanhamento psicológico para auxiliar em alguns sintomas que está sentindo.
A terapia cognitivo-comportamental é de grande eficácia.
Espero ter ajudado. Se precisar, estou a disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3001 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.