Fis um exame de carotidas e a conclusão foi o seguinte.classificaçao de strandness.estenose 16-49%em

3 respostas
Fis um exame de carotidas e a conclusão foi o seguinte.classificaçao de strandness.estenose 16-49%em bulbo carotideo bilateral..classificaçao de Ecst.estenose25-35%em bulbo carotideo direito.estenose 25-35%em bulbo carotideo esquerdo. gostaria de uma orientação?
Independente do critério utilizado para a graduação da estenose - sua lesão é inferior a 50% - o que não é indicativo de cirurgia, mas sim mudança de estilo de vida (atividade física regular, parar de fumar) e uso de medicamentos (antiagregantes e estatinas). Deve ser feito acompanhamento com Doppler de controle solicitado pelo seu vascular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Alterações que determinam estenose inferior a 50% do lúmen do vaso, são relativamente comuns e não apresentam importante redução hemodinâmica . Todavia , convém realizar avaliação periódica com seu médico e realizar acompanhamento evolutivo das placas com estudo dopplerfluxométrico de artérias carótidas e vertebrais com frequência . Sempre que possível, levar o exame anterior para q o médico que for realizar o exame possa fazer a correlação clínica .
Sugiro não se apegar a analisar resultados de exames sem a orientação de um especialista que o acompanhe em consultório. Pode gerar preocupação desnecessária. Mas para entender melhor, quando há placas de gordura nas carotidas, com menos de 50% de obstrução, no geral são de acompanhamento clínico, sem necessidade de cirurgia. Em geral, o controle é feito com medicações, como AAS e estatinas. Mas é importante manter avaliação de rotina, nesse caso anualmente, para checar se houve piora da obstrução.

Especialistas

Helder Vilela

Helder Vilela

Cirurgião vascular, Angiologista

Rio de Janeiro

Achiles Antonio De Souza Lima

Achiles Antonio De Souza Lima

Cirurgião geral, Cirurgião vascular

Maceió

Diego Caetano da Silva Varella

Diego Caetano da Silva Varella

Cirurgião vascular

São Paulo

Mariana Argolo

Mariana Argolo

Cirurgião vascular, Angiologista

Salvador

Renata Bortolin Guerra Tomé

Renata Bortolin Guerra Tomé

Radiologista

Mogi das Cruzes

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 225 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.