Fiz biópsia por mamotomia deu carcinoma in sito com ausência de microinvasao das microcalcificacoes

4 respostas
Fiz biópsia por mamotomia deu carcinoma in sito com ausência de microinvasao das microcalcificacoes agrupadas que são pequenas menos de 1 cm. Qual tratamento adequado para preservação da mama?
Dr. Rogério Fenile
Mastologista
São Paulo
Olá. Diante de uma biópsia resultando em carcinoma in situ em microcalcificações, o primeiro passo para responder sua pergunta é avaliar a extensão da doença na mama. Deve ser feita mamografia e eventualmente Ressonância Magnética das mamas. Somente com esses dados seu médico poderá decidir entre a cirurgia conservadora e radical no seu caso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São muitas as variáveis que determina qual o seu melhor tratamento com o câncer, deve ter um exame de imunohistoquímica para avaliação além da complementação com outros exames complementares. O ideal é buscar um oncologista e um mastologista para avaliação do melhor tipo de tratamento para você.
Dr. André Girardi Vieira
Mastologista
Taubaté
Olá. Na verdade, o carcinoma in situ, o primeiro nível de uma doença oncológica de mama. É uma lesão precursora que se não tratada vai desencadear um tumor mais grave. Ocorre que 60% dos casos como o seu, são multi centricos, isto é, tem outros focos de doença distante do primeiro. Assim, um tratamento conservador, quadrantectomia, não é errado se a sua mama permite o rastreamento posterior adequado. A mastectomia radical tem indicação se pensarmos em não fazer radioterapia ou ainda, prevenirmos doença futura. Com certeza um mastologista bem formado confirmará essas informações. Deus abençoe.
Muitos fatores são levados em conta na hora de indicar uma cirurgia de mama. Além do tipo e tamanho do tumor (no seu caso, a extensão das microcalcificações), observa-se a localização, relação com a pele, tamanho e formato da mama e da aréola da paciente, entre outros. Em linhas gerais, tumores pequenos, incluindo in situ, ou que ocupem um pequeno percentual do volume mamário podem ser tratados com cirurgia conservadora (setorectomia), devendo-se sempre obter margens livres de tumor. Em seguida faz-se radioterapia. No caso dos Carcinomas in situ iniciais, muitas vezes a biopsia do linfonodo sentinela (avaliação das ínguas da axila) não é necessária.

Especialistas

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Rodolfo Dinalli

Rodolfo Dinalli

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Araçatuba

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 244 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.