Fiz colonoscopia há 4 anos com recomendação médica por ter histórico de câncer na família (irmã). El

4 respostas
Fiz colonoscopia há 4 anos com recomendação médica por ter histórico de câncer na família (irmã). Ela está curada. De quanto e quanto tempo tenho que realizar novamente o exame?
Várias informações são pertinentes saber para recomendação. A começar pelas idades, hábitos e modo de vida.

As colonoscopias como um todo estão sendo iniciadas aos 45 anos de idade e feitas num regime de 5 anos entre cada uma delas.

Com relato familiar a busca ativa aumenta. Se cuide e arrume um médico que se torne seu médico e sobretudo um amigo onde você possa confiar.

Cuide-se!!! Caso tenha mais perguntas, estou a disposição para esclarecê-las!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Excelente pergunta. Mas para respondê-la precisa-se ter mais informações, como número de pólipos e características dos pólipos retirados. Procure um oncologista ou coloproctologista, ele saberá te dizer quando repetir. Infelizmente muitas pessoas recusam a colonoscopia por ser desconfortável, mas não há exame melhor para rastreamento do câncer colorretal. Quanto ao histórico familiar, por favor, não deixe de passar em um geneticista. Testes genéticos podem vir a ser indicados.
A periodicidade do exame depende do resultado do exame anterior e da idade do paciente. Com certeza com histórico familiar deve ser realizado em conjunto com outros exames (marcadores tumorais) para, se houver a doença , a mesma ser tratada antes de ocasionar sintomas, e assim obtenção da cura da doença.
Bom dia. A colonoscopia está indicado em todos os familiares de que teve câncer de intestino ( avós, pais, tios, primos, filhos e netos). Começa com 40 anos se o familiar que teve o câncer colorretal apresentou a doença com mais de 50 anos, caso o diagnóstico de câncer for no paciente com menos de 50 anos, começa o rastreamento nos familiares com 10 anos a menos. A frequência para repetir a colonoscopia é até a cada 5 anos se a última colonoscopia foi normal e você não estiver nenhum sintoma como sangramento retal, muco nas fezes, emagrecimento ou alterações no hábito intestinal. Caso tenha estes sintomas ou tenha realizado polipectomia pode ser realizado anualmente ou até semestrais dependendo do caso.

Especialistas

Sérgio Cunha

Sérgio Cunha

Cirurgião geral, Coloproctologista

Guará

Agendar uma visita
Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Paulo de Azeredo Passos Candelaria

Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Marcos Hyppolito

Marcos Hyppolito

Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 575 perguntas sobre Colonoscopia do Cólon
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.