Fiz o tratamento da sífilis antes estava 1/128 caiu para 1/6 preciso repetir o tratamento dnv ? Ou j

2 respostas
Fiz o tratamento da sífilis antes estava 1/128 caiu para 1/6 preciso repetir o tratamento dnv ? Ou já estou curada ?
Olá. O sucesso no tratamento da sífilis ocorre quando a titulação cai 2 vezes ou mais num período de 1 ano para a sifilis primária e 2 anos pra a sífilis tardia. A expectativa seria que seu VDRL caísse de 1/128 para 1/32 ou menos. Acredito que o valor que tenha obtido no exame mais recente seja 1/8. Sendo assim está tratada.
Mas lembre-se que apesar da cura, é possível adquirir sífilis novamente. Por isso preservativo em toda relação é essencial.

Sua pergunta é muito importante para garantir que seu tratamento da sífilis tenha sido eficaz. O sucesso no tratamento da sífilis é geralmente avaliado pela queda dos títulos de VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) após o tratamento. Conforme mencionado, um critério para o sucesso do tratamento é a queda dos títulos em pelo menos duas diluições dentro de um ano para sífilis primária ou dentro de dois anos para sífilis tardia.

No seu caso, você mencionou que os títulos caíram de 1/128 para 1/6. No entanto, uma queda de 1/128 para 1/6 não é uma descrição comum, e provavelmente o valor correto do exame mais recente seja 1/8. Se este for o caso, uma queda de 1/128 para 1/8 representa uma redução significativa e sugere que o tratamento foi bem-sucedido, já que a expectativa é que os títulos caíssem para 1/32 ou menos.

Mesmo com essa queda significativa, é fundamental continuar o acompanhamento com seu médico. Ele poderá confirmar se a redução dos títulos foi adequada e decidir se há necessidade de repetir o tratamento ou se está tudo em ordem. Além disso, seu médico pode recomendar exames adicionais para garantir que não haja recaída ou reinfecção.

É importante lembrar que, apesar de ter sido tratada, a sífilis pode ser contraída novamente. Portanto, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é essencial para prevenir novas infecções. Manter uma comunicação aberta com seus parceiros sexuais e garantir que eles também estejam testados e tratados, se necessário, é uma medida importante de prevenção.

Reforçando, siga sempre as orientações do seu médico e mantenha o acompanhamento regular para garantir sua saúde e bem-estar contínuos. A medicina integrativa pode oferecer suporte adicional através de uma abordagem holística, considerando todos os aspectos da sua saúde, desde o bem-estar emocional até a prevenção de novas infecções.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia