Fiz prótese total do. joelho direito mas estou com muito medo da adaptação.Leva muito tempo?

4 respostas
Fiz prótese total do. joelho direito mas estou com muito medo da adaptação.Leva muito tempo?
Em geral a evolução é rápida. Logo nos primeiros dias voce ja anda com ajuda do andador e aos poucos vai ganhando confiança. Apos isso, deve fazer fisioterapia para ganhar novamente massa muscular. O primeiro mês é o mês de mais cuidado

Boa tarde!
A evolução varia de acordo com as condições gerais de cada paciente. Alguns pacientes evoluem rapidamente e outros demoram uma pouco para evoluir. Isso varia de acordo com a idade, grau de artrose, tempo da doença, tecnica cirurgica aplicada, etc...
Algumas condutas pre e pós-operatórias podem ser realizadas para acelerar o processo de reabilitação, como fisioterapia pré-operatória, alimentação adequada, controle do peso, etc...
Confie no seu medico...e siga todas orientações que lhe forem passadas a risca! Um abraço.
A recuperação varia muito de um paciente para outro. Já tive pacientes que com uma semana andavam s3m apoio e outros que levaram mais de 6 meses. A sua motivação pessoal e o apoio de uma equipe de fisioterapia nesse momento irão ditar a velocidade e a qualidade de sua adaptação. Siga firme
Olá, é uma satisfação conversar com você. A evolução de pós-operatório é diferente de paciente para paciente. O treino de marcha (caminhada) é permitido desde o momento em que acabem os efeitos da anestesia dos membros inferiores (ainda na sala de recuperação ou já no quarto). Essa evolução mais rápida é esperada para pacientes mais motivados e que apresentem condições físicas. A evolução frequentemente observada é a caminhada a partir do primeiro dia de pós-operatório. A descarga de peso sobre o joelho operado é conforme a tolerância e conforto do paciente. Alguns médicos orientam a descarga de peso parcial, para o conforto do paciente; porém, o apoio com peso total é permitido, não causando prejuízo aos implantes, aos pontos (externos ou internos) ou à cirurgia como um todo. A progressão e evolução da caminhada é muito variável de paciente para paciente, principalmente em relação à idade. Atenção especial para casos em que o bloqueio de nervo femoral ou outro nervo periférico foi realizado pela equipe de anestesia (pergunte ao seu médico); nessa situação, existe uma probabilidade maior de quedas ao solo. Inicialmente pode-se utilizar um andador. Quando o paciente se sentir confiante e apresentar um padrão estável de marcha, pode-se evoluir para as muletas canadenses (apoio no antebraço). As muletas são utilizadas por um período de 4-6 semanas. A recuperação completa, com padrão de marcha satisfatório e sem auxílio (andador/muleta/bengala) se dá em 12 semanas, geralmente. Exercícios orientados pela equipe de fisioterapia são absolutamente desejáveis, tendo início no mesmo dia da cirurgia e estendendo-se por toda a internação hospitalar. Devem envolver os pés e tornozelos, panturrilha, coxa e glúteos. Nos dois últimos grupos musculares deve-se incluir exercícios isométricos (contração muscular permanente, sem movimentação da articulação). Os exercícios servem, também, para ganho de massa muscular, tendo em vista que o membro operado por vezes apresenta-se atrófico (magro, com pouca musculatura). No momento que a flexão do joelho for adequada, pode-se dar início às atividades com bicicleta. Para a amplitude de movimento (o quanto o joelho movimenta) ser satisfatória, é imprescindível que nos períodos entre exercícios o joelho permaneça em extensão completa (esticado). O acompanhamento com a equipe de fisioterapia, nas primeiras semanas, deve ser mais frequente, de 2-5x por semana. É importante que o fisioterapeuta responsável lhe ensine a realizar exercícios que possam ser feitos sem a presença do profissional. Subir e descer escadas também são movimentos permitidos: para subir os degraus utilize primeiro o membro inferior não operado; já para descer os degraus, utilize primeiro o membro inferior operado. No início, realize toda a força com o membro não operado e gradualmente vá equalizando as forças. Com 30-60 dias de evolução da cirurgia, espera-se que o padrão de movimentação nas escadas esteja próximo do normal. Natação ou hidroginástica também são exercícios permitidos e podem ser iniciados com a completa cicatrização da ferida operatória (geralmente 1 semana após a retirada dos pontos, com 21-30 dias de pós-operatório). Atenção especial deve ser dada ao local no entorno da piscina, geralmente úmido ou molhado, aumentado as chances de queda ao solo. Deve-se evitar atividades físicas com alto impacto e repetitividade, tais como correr ou saltar. A permissão para dirigir depende do joelho operado e do tipo de transmissão do automóvel: carros manuais, aguardar 30 dias de cirurgia para dirigir novamente, independente do joelho operado. Carros automáticos e cirurgia no joelho direito, também aguardar 30 dias para dirigir novamente. Carro automático e cirurgia no joelho esquerdo, conforme tolerância do paciente após a alta hospitalar. Viagens (avião ou carro) são permitidas após a alta hospitalar. Caso seja uma viagem mais longa, sugere-se que seja feita uma caminhada para alongamento 1x/hora para prevenir eventos tromboembólicos (trombose venosa ou embolia pulmonar), com a supervisão de um familiar ou profissional da saúde. O retorno ao trabalho depende da exigência física das suas atividades laborais. Se você trabalha com home office, pode aguardar a retirada de pontos (14-21 dias) para reiniciar o trabalho. Atividades com deslocamento e baixa exigência física devem aguardar 45 dias para o retorno. Já atividades com moderada exigência física é aconselhado um período de 90 dias de repouso. Relações sexuais podem ser realizadas conforme a tolerância e conforto do paciente, independente do momento de pós-operatório. Um grande abraço, Lucas Thudium.
Te convidamos para uma consulta: Consulta ortopedia e traumatologia - R$ 500