Fiz tireoidectomia total em 7/2017 e me ocasionou hemiparesia laringe esquerda, afetando a qualidade

4 respostas
Fiz tireoidectomia total em 7/2017 e me ocasionou hemiparesia laringe esquerda, afetando a qualidade da minha voz (tem hora que é só um sussurro, com o frio piora) e o alcance (cantava, era soprano) da voz; muita falta de ar e ronco após a cirurgia. Quais exames fazer para avaliar condição atual?
Olá! Aconselho procurar o médico otorrinolaringologista em relação a avaliação de voz, por meio de exames específicos solicitados por ele. Quanto ao ronco, também poderá ser solicitado exame específico pelo mesmo médico. O fonoaudiólogo poderá fazer a intervenção necessária nos dois casos. Abraços!

O exame é a videolaringoestroboscopia, realizada por um médico otorrinolaringologista. É necessário investigar as condições das pregas vocais e a forma em que possivelmente paralisou, ocasionando a voz soprosa e a perda da tessitura para os agudos, pela dificuldade de fechamento das pregas vocais e alongamento delas. Este alongamento é feito por músculo, sendo ele muito provavelmente afetado durante a tireoidectomia, ocasionando a perda dos agudos. Procure um fonoaudiólogo especialista em voz para avaliação e o médico otorrinolaringologista. Caso seja do RJ, posso lhe avaliar. Atendo na Saens Pena e Barra.
Procure um bom Otorrinolaringologista que ele mesmo solicitará todos os exames necessários e fará encaminhamentos para outras áreas que você precisar.
Após essa etapa procure uma Fonoaudióloga especialista em Voz para terapia. Ela vai te ajudar muito a melhorar todos esses sintomas que citou. Mesmo em casos onde há lesão de nervos o progresso acontece. Cada paciente no seu tempo, mas é para isso que estudamos, para ajudar pessoas como você, inclusive na questão do ronco que é uma das mais novas áreas de atuação na nossa profissão. Boa sorte.
O exame para avaliar as pregas vocais é o da videolaringoscopia mas este é solicitado pelo otorrinolaringologista. Em relação ao ronco, deve está ocorrendo possivelmente devido a hipotonia da musculatura que foi afetada com a tireoidectomia. Você deverá fazer tratamento de fonoaudiologia para tratar a voz e o ronco.