Fiz ultrassom da tireoide deu linfonodomegia cervicais é grave ?

3 respostas
Fiz ultrassom da tireoide deu linfonodomegia cervicais é grave ?
Olá. São varias as causas de linfonodomegalia cervical, e não necessariamente causas graves. Existem muitas causas benignas. É inevitável que você passe em consulta com endocrinologista o quanto antes para avaliação das diversas possibilidade para esse achado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Aumento de linfonodos na região cervical podem ser causados por viroses, problemas dentários, algum tipo de infecção, alteração da tireoide e outros problemas de saúde menos comuns. É importante avaliação para esclarecimento.
A descoberta de linfonodomegalia cervical, ou seja, o aumento dos linfonodos (gânglios linfáticos) na região do pescoço, através de um ultrassom da tireoide, pode trazer preocupações, mas é importante entender o contexto e as possíveis causas para uma orientação adequada. Os linfonodos são parte do sistema imunológico e atuam como filtros, ajudando a identificar e combater infecções, inflamações e, em casos raros, câncer.

A presença de linfonodos aumentados na região cervical pode ser decorrente de várias condições, muitas das quais são benignas e temporárias. Infecções comuns, tanto virais quanto bacterianas, podem levar a uma resposta imunológica que resulta no aumento dos linfonodos. Outras condições, como doenças autoimunes e, mais raramente, distúrbios mais graves como câncer, também podem causar linfonodomegalia.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem a um achado como este seria holística e personalizada. Isso significa que, além de considerar os resultados do ultrassom, é importante avaliar os sintomas associados, o histórico médico completo, e possivelmente realizar exames adicionais para entender a causa subjacente do aumento dos linfonodos. O objetivo é não apenas identificar a causa, mas também oferecer um plano de tratamento que considere o bem-estar geral do paciente.

Por exemplo, se a linfonodomegalia cervical for resultado de uma infecção, o tratamento pode envolver medidas para apoiar o sistema imunológico, além de tratamento específico para a infecção. Se houver suspeita de uma condição mais séria, como um distúrbio tireoidiano ou uma doença autoimune, uma investigação mais aprofundada será necessária para determinar o tratamento mais adequado.

É crucial que você discuta esses achados com um profissional de saúde que possa interpretar os resultados do ultrassom no contexto de uma avaliação clínica completa. Este profissional pode recomendar exames adicionais, se necessário, e orientar sobre as melhores estratégias de tratamento. A comunicação aberta com seu médico é fundamental para entender a importância desses achados e para desenvolver um plano de cuidados que atenda às suas necessidades específicas.

Lembre-se, a medicina integrativa busca promover não apenas a cura de doenças, mas também a manutenção da saúde e do bem-estar, considerando todos os aspectos da vida do paciente. Portanto, é importante abordar esse achado dentro de um contexto mais amplo de saúde e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
João Rodrigues

João Rodrigues

Especialista em diagnóstico por imagem

Caruaru

Agendar uma visita
Felipe Lopes

Felipe Lopes

Radiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Ultrassonografia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.