Fiz um hemograma e minha hemoglobina deu 7, minha hemácias 3,47 e deu anemia com discreta microcitose

2 respostas
Fiz um hemograma e minha hemoglobina deu 7, minha hemácias 3,47 e deu anemia com discreta microcitose e moderada anisocitose , mas a minha menstruação tinha acabado um dia antes de fazer o exame e eu tenho um fluxo muito intenso, será que por isso que deu a anemia . Isso é uma anemia profunda??
Dra. Gina Goulart
Homeopata, Hematologista
Brasília
A causa mais comum de anemia em mulher em idade fértil é a anemia por deficiência de ferro por excesso de sangramento menstrual. Procure um hematologista para avaliar seu caso. O ginecologista também deve ser consultado para averiguar a causa de sangramento excessivo, que pode estar associado a miomas ou alterações hormonais.Não se prenda ao termo "anemia profunda", pois cada indivíduo é único, seu corpo pode adaptar-se a níveis baixos de anemia, quando essa progride de forma lenta. O importante é ir ao profissional certo, para que seja bem orientada e tranquilizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Sim, os seus resultados indicam um quadro de anemia importante*e é bem possível que a causa principal esteja relacionada à sua menstruação com fluxo muito intenso. A hemoglobina de 7 g/dL está bem abaixo do normal (os valores de referência para mulheres costumam variar entre 12 e 16 g/dL), o que já caracteriza uma anemia moderada a grave. As hemácias também estão reduzidas, e os achados de microcitose(hemácias pequenas) e anisocitose (variação no tamanho das hemácias) sugerem uma anemia ferropriva, que é a causada por deficiência de ferro – muito comum em mulheres com sangramentos menstruais excessivos.

Mesmo que a menstruação tenha terminado um dia antes do exame, ela pode sim ter contribuído significativamente para esse resultado, especialmente se esse padrão de sangramento for frequente. No entanto, é importante investigar outras possíveis causas de perda de sangue ou má absorção de ferro, além de fazer a reposição adequada o quanto antes.

Esse tipo de anemia precisa de acompanhamento médico para definir o melhor tratamento, que pode incluir uso de ferro por via oral ou intravenosa e, em alguns casos, até avaliação ginecológica para tratar o excesso de sangramento.

Recomendo fortemente que você agende uma consulta com a Dra. Jéssica Primitivo pela plataforma Doctoralia para que ela possa avaliar seu caso de forma detalhada, solicitar exames complementares e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

Especialistas

Tulia Mara Fadel Andrade

Tulia Mara Fadel Andrade

Pediatra

Nova Lima

Mauricio Monteiro

Mauricio Monteiro

Médico clínico geral

São Paulo

Mônica Souza Figueiredo

Mônica Souza Figueiredo

Generalista

Rio Das Ostras

Luíza Ruschel Pitrez

Luíza Ruschel Pitrez

Pediatra

Porto Alegre

Kleber Araujo

Kleber Araujo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo da Vince

Leonardo da Vince

Pediatra

São Luís

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 597 perguntas sobre Anemia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.