Fiz um procedimento de canal há um ano e ha unable dois meses percebi que a resina da restauração

4 respostas
Fiz um procedimento de canal há um ano e ha unable dois meses percebi que a resina da restauração do dente afetado está saindo. Atualmente há um buraco na superfície do dente. O que seria o correto a fazer? O dentista responsável pelo tratamento pode me cobrar para reparar o dente?
Olá! Fica um pouco difícil darmos uma opinião sobre o seu caso sem avaliar.
Há diversas condições que podem levar ao insucesso de uma restauração. Até mesmo apertamento dentário (bruxismo).
Aconselho a retornar ao seu dentista que realizou a restauração definitiva para investigar a possível causa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitas vezes restaurações muito grandes podem falhar. Nesse caso, principalmente quando o dente é tratado o canal, está indicado a colocação de uma restauração indireta (prótese). Pode ocorrer falhas também por bruxismo, cárie, infiltração. É necessário investigar a causa da falha e vedar o dente novamente o quanto antes, para que também não ocorra falha do tratamento de canal.
Vários fatores podem causar a falha da restauração.
- tamanho extenso
- técnica inadequada
- apertamento (bruxismo)
- qualidade da resina
- qualidade do Sistema adesivo
- qualidade do fotopolimerizador
- contaminação com Saliva na região durante a restauração
- necessidade prévia de uma coroa total (prótese)
- necessidade de reforço com pino de fibra de vidro
O tratamento de canal e o procedimento restaurador são procedimentos distintos. O tratamento de canal é uma obturação (“vedamento”) do interior da raiz do dente com o intuito de previnir/tratar infecções após uma excelente limpeza e desinfecção do seu interior. Já o procedimento restaurador consiste em “repor” a estrutura do dente que foi perdida (no caso por motivos diferentes, quebra, cárie, defeitos de formação, acesso para o tratamento endodôntico entre outras) ou seja, no planejamento e estipulação de viabilidade financeira do seu plano de tratamento provavelmente o seu dentista especificou se o procedimento incluía a etapa endodôntica e restauradora e os termos que tangem garantias ou respaldos para ambos em caso de insucessos como nesse caso. Quanto ao que seria correto ser feito, de fato é imprescindível que seja feita uma boa restauração do caso com a finalidade de evitar uma recontaminação do canal, cáries secundárias e/ou com a finalidade funcional de devolver a anatomia compatível com suas funções mastigatórias e protetivas. Converse com seu dentista e procure sempre deixar os termos do acordo financeiro e execução clínicas bem claros para evitar dúvidas como essa.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 492 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.