Fiz um quadrante há 4 anos atrás, o médico indicou tamoxifeno, mas sentir muito mal, fiquei fraca, c

2 respostas
Fiz um quadrante há 4 anos atrás, o médico indicou tamoxifeno, mas sentir muito mal, fiquei fraca, comecei ficar inchada, aí eles mudaram para Anastazol, tenho 57 anos, no início do tratamento minha vida sexual era normal, mas agora não sinto mais vontade de fazer sexo, e quando faço sinto muita dor, é como se fosse a primeira vez, principalmente quando demoro de fazer, por falta do desejo, vou tomar esse medicamento por 5 anos, sinto a vacina seca, gostaria de saber será por causa do Anastazol?
Dra. Priscila Nunes S. Morosini
Cirurgião oncológico, Oncologista
Curitiba
Olá. O Tamoxifeno e Anastrazol podem causar esses sintomas de falta de libido, falta de lubrificação vaginal entre outros. Mas também são sintomas que podem ter relação com a fase e idade. É uma mistura de tudo. Normalmente orientamos as pacientes alternativas permitidas para melhorar um pouco esses efeitos com orientação alimentar, uso de lubrificantes, entre outras dicas. Algumas terapias mais modernas como laser vaginal e fisioterapia pélvica também podem trazer alívio. Mas sugiro fortemente uma consulta com ginecologista especializada para te orientar e excluir outras causas da dor para relação sexual além de considerar apenas a lubrificação.
Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ivan Piotto
Mastologista, Ginecologista, Oncologista
São Paulo
Boa tarde.
Você estando na menopausa (o mais provável pela idade), podemos optar por uma medicação de outra classe, que não traria os mesmos efeitos do tamoxifeno.
Seria interessante agendar com um mastologista para avaliar a troca (switch), dependendo do tempo que estiver usando.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Tamoxifen
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.