Fiz uma avaliação neuropsicológica por indícios de TDAH e, durante a anamnese, a neuropsicóloga apon

17 respostas
Fiz uma avaliação neuropsicológica por indícios de TDAH e, durante a anamnese, a neuropsicóloga apontou "características autísticas" que ela chamou de "fenótipo autista". Confesso que fui pega de surpresa mas, após isso, comecei a pesquisar e de fato vi muita semelhança de coisas minhas em outras mulheres adultas autistas. Observei que na minha avaliação ela não chegou a fazer testes mais indicados pra investigação de autismo, só pro TDAH mesmo. Minha psicóloga e psiquiatra também concordaram que pode ser bom ser investigado um pouco mais a fundo, mas confesso que estou meio perdida já que sou um dos casos que "nem parece autista". Ouvi falar no SRS - 2, é um bom teste pra ser feito? Quais profissionais que posso procurar? Gostaria de resolver isso logo pra, caso eu seja, saber direcionar mais meus problemas do dia-a-dia. E, se não for, ter essa certeza de que de fato são só "características" mesmo.
Olá, bom dia. Olha seu relato vem sendo muito comum na Clínica. As pessoas vem recebendo cada vez mais diagnósticos fechados e se colocando em uma caixinha. Acredito que se aprofundar em uma maior investigação é a melhor alternativa. Nós seres humanos somos muito complexos na nossa constituição psíquica, temos áreas cerebrais que por motivos diversos de ordem emocional podem comprometer nossa atenção e dinâmica de relacionamento, sem necessariamente ser um quadro de Autismo. Alguns objetos autísticos podem aparecer em determinados momentos da vida até mesmo como um mecanismo de defesa frente a uma situação de sofrimento Psíquico intolerável. Porém, o ideal são algumas entrevistas para conhecer melhor suas experiências de vida e pouco a pouco ir desvendando seu modo de ser e existir no mundo. Se quiser conversar mais sobre tudo isso terei o maior prazer em ajudar.

Boa tarde, tudo bem? Li o seu relato e gostaria de saber se já procurou um neurologista, em geral, esta especialidade médica é responsável por fechar o diagnóstico de autismo. No mais, seria interessante procurar um profissional da Psicologia e Psicopedagogia para trabalhar as questões relativas ao diagnóstico.
Um abraço,
Daniela Estay.
Ola, procure um psicóloga/a que trabalhe com ABA, que é o tratamento padrão ouro para autismo. Ela podera veerificar se realmente existe esse diagnostico do espectro autista e poderá desenvolver um tratamento que contemple o autismo e as demais comorbidades, como o tdah por exemplo.
Olá. Sabemos como pode ser assustador se deparar com um diagnóstico, se identificar com os sintomas, mas, se eventualmente você estiver dentro do espectro do autismo, saiba que também pode ser libertador entender as razões pelas quais você se sente diferente do resto do mundo. Conhecer a si mesmo, entender suas limitações e descobrir ferramentas para se sentir mais leve e feliz é algo muito importante. Sugiro que você, se achar necessário, busque outras opiniões, busque todo o conhecimento possível, para diminuir suas dúvidas e se sentir mais segura. Acredite que o diagnóstico serve para adequar os tratamentos necessários, para ajudar a diminuir as dificuldades e sofrimentos, para ter uma melhor condiçāo de vida, mas NĀO É O DIAGNÓSTICO QUE A DEFINE!!!!! Importante nāo ter preconceito com relaçāo à sua condiçāo, perceba que você já superou muita coisa e é capaz de superar muito mais. É importantíssimo falar sobre suas angústias e se sentir acolhida e compreendida. Sempre à disposiçāo.
Olá, seu relato demonstra que está no caminho certo para um diagnóstico assertivo que vai trazer mais auto estima, auto conhecimento e qualidade de vida! Seria um privilégio fecharmos juntas esse diagnóstico sugestivo.
Olá! O diagnóstico do TEA (Transtorno do Espetro Autista) é clínico, isso quer dizer que é a partir da análise do relato do paciente sobre si mesmo e sobre sua experiencia interpessoal que é construído o diagnóstico. A psicoterapia é indicada para esse processo.
Olá querida, espero que esteja bem. Acredito que ajuda profissional você já buscou, o importante é isso. Para investigação diagnostica mais aprofundada a avaliação neuropsicológica ajuda muito na clareza do seu perfil cognitivo, no seu caso, você já realizou. Após a avaliação é interessante procurar um psiquiatra a fim de verificar as hipóteses diagnósticas, assim como realizar acompanhamento longitudinal. Espero ter ajudado.
Abraço!
Olá, desejo que você esteja bem. É compreensível sentir-se assim com esse retorno... que bom que você está buscando informações. Você pode procurar um neuropsicólogo. Esse profissional é especialista nesses diagnósticos e faz testes específicos para essas questões. Após, ele te encaminhará para o profissional que possa te auxiliar, caso seja necessário, de acordo com tuas demandas. O tratamento padrão ouro para TDAH é com TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) ou AC (Análise do Comportamento). Tudo de bom para você!
Psicólogos fazem a especialização e fazem avaliação seguida de atendimento.
Neuro psicólogos avaliam mas nem todos seguem atendendo em psicoterapia. Existem especialistas que apenas trabalham com a avaliação. Informe-se de acordo com seu desejo ou seja, seguir tratando com o mesmo ou não.
Minha sugestão é que procure um especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista)
OLa! sugiro que vc busque um especialista em avaliaçoes diagnostica visando o espectro autista TEA
Ola!!
Sugiro que procure um neurologista e um psicólogo ABA ou cognitivo comportamental que trabalhe com autismo. Ambas as abordagens auxiliam nas questões do autismo na fase adulta. Um psicólogo especializado em autismo sabe identificar e fechar o diagnostico.
Me coloco a disposição boa sorte
Olá! Sou Especialista em Neuropsicologia registrado no CRP-12, conforme resolução 23/2022. Trabalho com Avaliação Neuropsicológica de TDAH e TEA e Adultos. Pós em Autismo, Neuropsicologia e Avaliação Psicológica. Você teve acesso a devolutiva da sua avaliação Neuropsicológica? Chegou a esclarecer esta dúvida com ela? Mesmo que a finalidade da sua avaliação Neuropsicológica tenha sido com foco no TDAH, pelo o que eu entendi, ainda assim, conforme DSM TR, é essencial também se realizar diagnóstico diferencial, o qual o TEA é um deles. Ou seja, antes de fechar hipótese de TDAH, é necessário se descartar ou analisar outros transtornos. O diagnóstico diferencial deve ocorrer na avaliação Neuropsicológica. Quanto ao SRS-2, sim, ele é um importante instrumento complementar na avaliação de TEA em Adultos no Brasil. O ideal, é que seja aplicado as versões heterorrelato e autorrelato, pois terá uma avaliação da maneira como você se percebe e como outras lhe percebe também, gerando um score que pode sinalizar ou não hipótese para TEA. No entanto, a avaliação do TEA é totalmente Clínico, ou seja, os testes, escalas e tarefas clínicas, serão apenas complementares. Tente conversar com a Neuropsicóloga que fez sua avaliação e verifique a possibilidade de se realizar um complemento da avaliação, para diagnóstico diferencial de TEA. Se tiver alguma dúvida, por favor, fique à vontade em perguntar.
Olha, o neuropsicólogo é o profissional mais indicado para isso. O SR2 é uma escala de perguntas e respostas simples que a maioria dos psicólogos familiarizados com testes possui. Se eu fosse você conversaria com a neuropsicóloga que fez os seus testes e pediria pra ela investigar melhor o autismo. Pode até pedir para ela aplicar o SR2. É que na verdade se vc está no Fenótipo ampliado essas escalas não serão conclusivas. As escalas de autismo primariamente foram feitas para homens e não para mulheres.O estudo do autismo leve em mulheres é recente. O melhor seria fazer entrevista com os familiares o que também costuma nem sempre dar certo pois os pais nem sempre percebem as características dos filhos. O diagnóstico é feito no expertise do profissional mesmo. Esquece escala pra mulher... A não ser que os sintomas do autismo sejam mais classicos. Espero ter ajudado. Abraço
A identificação de TEA pode se dar de diversas formas, com ou sem testes. Os profissionais da psicologia podem conduzir uma avaliação por psicodiagnóstico, ao longo de sessões de psicoterapia, sem que precisem usar testes para observar os sintomas e sinais da condição neurodivergente. É melhor procurar um especialista em autismo em mulheres adultas, pois a manifestação é diferente em homens e em crianças.
Bom dia! Imagino que estas dúvidas sejam angustiantes e muitas vezes o diagnóstico correto traz alívio para compreensão de comportamentos que você sempre percebeu serem um pouco diferentes do comportamento de pessoas próximas. Atualmente não existe um teste específico para avaliar autismo em adultos, principalmente quando falamos de TEA nível 1 de suporte, que seria o adulto que dificilmente apresenta necessidade de ajuda em tarefas do dia a dia. Existem escalas que podem auxiliar neste diagnóstico e o principal: uma boa avaliação e investigação clínica, e neste caso, independente dos testes aplicados para a avaliação, a clínica é soberana, ou seja, o histórico clínico e o repertório de comportamentos do paciente é fundamental para a conclusão diagnóstica. Espero ter ajudado e que você encontre a resposta para suas dúvidas e isto faça a diferença em sua rotina e processo de autoconhecimento!
Boa tarde, espero que esteja bem. Precisamos primeiramente esclarecer que TDAH e Autismos dividem alguns genes e por isso quem tem um dos transtornos pode ter muitos sinais e sintomas do outro. Mas também podem ocorrer os dois em concomitância. Deste modo é imprescindível buscar avaliação com pessoas especializadas nesse tipo de avaliação, que realizem avaliação séria e não imediata, com conversas, entrevistas, testes e observação, devido a ser um quadro delicado e mais difícil identificar na fase adulta. Me coloco a disposição pois trabalho com avaliação a bastante tempo e posso ajudar. Reforço que é importante não se ater a testes feitos de forma online sem supervisão de um profissional capacitado. qualquer duvida fico a disposição