Fiz uma cirurgia de apendicite há 5 anos. Ultimamente aos fazer abdominais tenho sentido dores no abdomen

3 respostas
Fiz uma cirurgia de apendicite há 5 anos. Ultimamente aos fazer abdominais tenho sentido dores no abdomen no lado da cirurgia, uma espécie de cãibra, uma dor forte que parece que puxa o músculo e preciso ficar uns 30 segundos parado e esticado. O que pode ser isto? Qual médico devo procurar?
Apenas é possível um diagnóstico através de avaliação presencial, com história clínica e exame físico, e, se necessário, avaliação de exames complementares. Contudo, diante de sua história, a hipótese de dor abdominal por encarceramento muscular ou neural é possível. Os tecidos cicatriciais do local da ferida podem estar tracionando estruturas adjacentes como músculos e nervos, diminuindo a mobilidade e funcionamento dos mesmos. Procure um médico para consulta e avaliação para um maior esclarecimento,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ideal é fazer algongamento antes de fazer abdominais porque o sr pode ter câimbra mesmo que resulta do acúmulo de ácido lático no músculo já que começa o exercício e não houve aumento de vascularização suficente para aquela região. De qualquer forma, para o paciente que já foi operado, por qualquer razão, pode haver dores estranhas no abdome, distensão abdominal, diarreia ou constipação que muitas vezes diminuem muito a qualidade de vida do paciente. É por isso que é interessante investigar superproliferação bateriana (SIBO) nesses casos. Basicamente bactérias do intestino grosso superproliferam no intestino delgado e daí o paciente tem hipovitaminoses A, D, E , K, vitamina B12 além de vários sintomas como cansaço que não passa nunca, fica sem energia e pode ter muitos gases e distensão abdominal. A SIBO no Brasil é difícil de investigar porque precisa de teste expirado com hidrogênio e metano. Consulte com um gastro experiente, isso faz a diferença.
Muitos pacientes apresentam dores residuais na parede abdominal após cirurgias de cesariana, hérnias inguinais e apendicite, devido ao encarceramento de pequenos ramos nervosos dentro da cicatriz. Procure um especialista em dor para um exame mais apurado. Nestes casos é possível realizar bloqueios e hidrodissecções destes aprisionamentos de maneira minimamente invasiva com possibilidade de melhoras

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Ally Alahmar Filho

Ally Alahmar Filho

Pediatra

Barretos

Carla Pacheco Lacerda Silva

Carla Pacheco Lacerda Silva

Pediatra

Goiânia

Luiz Cariello

Luiz Cariello

Cirurgião geral

Vila Velha

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 131 perguntas sobre Dor Abdominal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.