Dor abdominal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dor abdominal

Bruna Sigala

Bruna Sigala

Pediatra

Campinas

Fernando Palácio

Fernando Palácio

Pediatra

Natal

Marcela Sili Bastos

Marcela Sili Bastos

Pediatra

Brasília

Helena Allo Villar Walton

Helena Allo Villar Walton

Pediatra

Rio de Janeiro

Veridiana Rolim Soares de Abreu

Veridiana Rolim Soares de Abreu

Pediatra

São Paulo

Thais Freitas

Thais Freitas

Pediatra

Paracambi

Perguntas sobre Dor abdominal

Nossos especialistas responderam a 137 perguntas sobre Dor abdominal

Boa noite!! Ideal seria iniciar o acompanhamento ginecológico o mais cedo possível, inclusive para avaliação dessa dor pélvica e, se indicada, a introdução de algum método anticoncepcional para…

Dr. Alef Kotula
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Cuiabá
Olá, Boa noite! Aqui é o Dr. Alef Kotula.
O uso indevido dos Antibióticos pode ter mascarado seu quadro clínico, esse incomodo deve ser avaliado por um profissional, sugiro que procure…

Dra. Flávia Foganholi
Pediatra, Pneumologista pediátrico
São Paulo
bebe com 34 dias não deve ir a ps por qualquer motivo. é um ambiente extremamente contaminado para uma criança sem proteção vacinal quase nenhuma!!! se não tiver desconforto ou esforço respiratório,…

Especialistas falam sobre Dor Abdominal

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas.

João Paulo Aguiar Ribeiro

Endoscopista

Fortaleza


A dor abdominal é uma das principais queixas em consultas a gastroenterologistas. Muitas são as causas, algumas sem gravidade e de simples resolução, mas outras podem ser graves e merecem atenção. Uma investigação detalhada deve ser realizada, além de exame físico adequado. Devem ser abordados intensidade da dor, frequência, localização, duração, relação com alimentação, diarreia, náusea, vômitos, alterações do peso, presença de sintomas associados, fatores precipitantes e também que aliviam a dor, entre outros. Investigar esse sintoma demanda dedicação e conhecimento científico.

Marlone Cunha

Gastroenterologista, Hepatologista

Campinas


Dores abdominais, na maioria das vezes, são transitórias e melhoram sozinhas. Mas, quando se tornam frequentes, ou vêm acompanhada de algum sinal de alarme, como sangramentos intestinais, perda de peso, febre, vômitos ou alteração do ritmo do intestino, requerem investigação complementar e acompanhamento de perto por um especialista, na caso um Gastro ou Cirurgião do Aparelho Digestivo.

Diogo Stinguel Thomazini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Vitória

Agendar uma visita

Dor abdominal consiste em uma das queixas mais comuns na infância em todo o mundo. Sua etiologia é na maior parte das vezes funcional, porém o diagnóstico nem sempre é simples, de forma que uma anamnese e exame físico minuciosos são indispensáveis. Além da dor funcional, outras causas de dor abdominal crônica em crianças incluem: cólica do lactente, refluxo gastroesofágico, enxaqueca abdominal, síndrome do intestino irritável, infecção urinária de repetição, anemia falciforme, doença celíaca, parasitose, doença inflamatória intestinal, pancreatite, litíase renal e biliar, úlcera péptica e intoxicação por chumbo.

Dor abdominal é um sintoma comum em crianças, levando a uma importante angústia nos familiares, principalmente se esta dor tiver duração prolongada. Nos casos de dores abdominias agudas é fundamental saber se a patologia exige cirurgia ou não. A presença de dores abdominais refratárias ao uso de analgésicos, presença de vômitos com aspecto de bile (amarelo), diminuição de volume urinário e ausência de evacuações por mais de 2 dias, são indícios de patologia mais grave e com necessidade de exames de imagem. Nos casos de dores crônicas a urgência não é tão grande, mas é fundamental uma boa história, pois as causas podem variar desde constipação até doença inflamatória crônica.

Quais profissionais tratam Dor abdominal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.