Fiz uma endoscopia e o resultado deu : GASTRITE CRÔNICA INTENSA, NÃO ATRÓFICA, COM ATIVIDADE, AGREGA

1 respostas
Fiz uma endoscopia e o resultado deu : GASTRITE CRÔNICA INTENSA, NÃO ATRÓFICA, COM ATIVIDADE, AGREGADOS LINFOIDES EXUBERANTES E ESBOÇO DE LESÃO LINFOEPITELIAL, EM MUCOSA DE PADRÃO FÚNDICO
Positivo para H Pylori
Estou em Aperfeiçoamento Médico em uma (conhecida) Universidade do Reino Unido. Devido ás exigências intelectuais e de tempo, é difícil responder aqui.
Mas, pelos acima de 3 milhoes de leitores que me honram aqui, faço questao de responder o que me for possível, da melhor maneira que puder.

Sua pergunta me chama a atenção e me deixa um pouco triste

O senhor(a) acha que copiar um laudo de exame colhido na Endoscopia sem qualquer outro dado clínico pode ser interpretado?
Pois lhe digo: um exame isolado é nada. Nao pode ser interpretado.

Primeiro: falamos de (um paciente) de que idade? é uma criança? é um idoso?
É um homem ou uma mulher?
Além disso:

Qual o Histórico Clinico?
Para fazer uma História Clinica de alto nível, um médico estuda desde o 3o ano do Curso Médico.
Uma História Clínica inclui tudo que aconteceu com o paciente, em detalhes. Por exemplo, no caso acima é preciso saber tudo que o paciente apresenta até culminar no pedido de Endoscopia. E saber o resultado desta.
E deve ter, além disso:
- quais as outras doenças que o paciente teve ou tem?
- quais os medicamentos que usa?
- tem alguma alergia?
- já teve internações ou cirurgias?
- qual seu estado emocional e mental?
- qual seu estado nutricional ?
- fuma ou bebe?
- sua familia teve doenças importantes? Em Gastroenterologia é prudente saber o histórico de câncer, especialmente de estômago e intestinos. Há algumas Síndromes que podem acontecer em famílias.

Só com essa (breve) lista de fatores que o bom Médico usa para fazer seu diagnóstico, dá para perceber a complexidade do assunto.
Para CADA paciente esses dados serão TOTALMENTE DIFERENTES.
Todos esses dados são obtidos e analisados em uma CONSULTA DE ALTO NÍVEL.

Assim, não é QUALQUER UM que está qualificado para conduzir uma Consulta Médica de alto nível.
Por isso mesmo acho absurdo quando alguém fala em "consultinha", "receitinha" ou outras sandices. Nao há (nem pode haver) "consultinha" pois não há um "raciociniozinho clinico com um diagnostiquinho e tratamentozinho". Isso é para quem acha que Medicina é fácil, e ainda pior, não leva a sério a arte de diagnosticar e tratar.
Fico ainda mais chocado quando alguém pergunta neste site, de modo grosseiro: "meu médico fez tal coisa, isso procede?""
Como assim, "procede"????
O senhor(a) acha que com poucas linhas na net estará apto a saber se um médico(a) que tem ANOS de treinamento fez o certo?
Acho que quem pergunta usando essas palavras carece de bom senso.
Devemos lembrar que o árduo treinamento médico começa no Vestibular mais disputado, passa por 6 anos de estudos integrais(os últimos 2 anos de Internato onde se fica o tempo todo no Hospital, com atividades intensas e plantões frequentes) e após formado prossegue com a difícil Prova para Residência Médica e depois com 3 a 5 anos da mesma, onde os estudos prosseguem 24 horas por dia (só há algum tempo para dormir). Eu mesmo me lembro de Plantões durante a residência onde para descansar por 1-2 horas durante a madrugada eu era obrigado a me deitar no depósito de material para faxina.
Depois de tudo isso, se quiser aprender mais (e tiver sorte) poderá ser aceito para prosseguir seus estudos no Exterior, o que muitos querem, mas poucos tem a oportunidade.

Concluo: o médico (a) em que o senhor(a) tem confiança é quem pode ajuda-lo. No seu caso ele(a) terá os dados que listei acima. Sem dados adequados e PERSONALIZADOS o senhor(a) não conseguirá ajuda.

Minha experiência com as Consultas:

Levo muito a sério a NECESSIDADE de verificar os parâmetros importantes que levam ao diagnóstico exato e ao tratamento de sucesso.
Após 35 anos de prática, aprendi a importância de fazer um bom diagnóstico.
E não fico só nas palavras: minhas Consultas são demoradas. Uso o tempo que for suficiente para que eu, o paciente e os familiares estejamos seguros de que o melhor será feito.
Se for preciso ficar muito tempo com o paciente, está bem. O importante é ter a melhor qualidade de atendimento possível (por favor, veja abaixo).
Lembro-me de um caso há muito tempo, na Universidade, em que fiquei mais de 2 horas com uma moça com uma doença intestinal que lhe afetava os olhos (ás vezes acontece). E ter ficado tanto tempo salvou sua visão (pois a encaminhei imediatamente ao Oftalmologista).
Se o tempo que dei á paciente para salvar sua visão não for importante, o que será importante?

PARA OS QUE ME PROCURAM, 2 ou 3 PALAVRINHAS
1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue. Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
LOGO ESTAREMOS REFORMULANDO A AGENDA
E tentaremos encontrar tempo para ver todos que quiserem

A ABEA é a entidade que estou ligado há 25 anos e que recebe parte dos Honorários da Clínica e o total das Consultas Online.

2)
Consultas online
A procura por Consultas online continua grande. Sou um entusiasta desse método, seguro e efetivo.
Tenho orgulho de ter pacientes online em 18 dos 27 Estados do Brasil.

TODAVIA

A ABEA Filantropia (entidade que recebe o valor dos Honorários) e eu entendemos que neste momento não é possível fazer Consultas Online com a devida qualidade.
Isso por que minhas atividades fora do Brasil não permitem que eu veja os pacientes quando estou repousado e tranquilo. Não vou atender se estou exausto, pois poderia alterar a qualidade do atendimento.
Nunca admiti atender Online sem ter a MESMA QUALIDADE de meus atendimentos presenciais.
Quem me conhece sabe que dou a mesma qualidade a quem me procura, seja na Clinica, no Sertão, na Universidade ou Online. Todos os pacientes recebem a mesma atenção.
Muitas vezes a Consulta, programada para 15 minutos, chega a 1 hora ou mais.
E é claro que a exaustão física poderia prejudicar essa qualidade.
Não quero e não vou fazer isso.
Quero manter a qualidade.

ASSIM

Decidimos SUSPENDER as Consultas Online, ao menos por ora.

Eu espero que tão logo esteja com menos atividades, possa retomar as Consultas Online