Fiz uma histerossalpinge que indicou que eu deveria retirar a segunda trompa (a outra já foi retirada)

2 respostas
Fiz uma histerossalpinge que indicou que eu deveria retirar a segunda trompa (a outra já foi retirada) ser encaminhada para fertilização in vitro, só que poucos dias antes da cirurgia que retiraria a trompa eu engravidei e 7 semanas depois abortei, devo fazer a cirurgia conforme indica a médica?
Dr. André Hahn Magarinos Torres
Ginecologista
Rio de Janeiro
Lembrando sempre que a IDADE da mulher junto com o tempo que não evita filhos, ou seja, 1 ano para as mulheres abaixo de 35 anos e 6 meses para as com 35 ou mais associada a uma boa pesquisa da reserva ovariana (exames laboratoriais e ultrassonografia com contagem de folículos antrais) deixará a conduta mais nítida. Idade maior que 35 anos, tendemos a indicar a fertilização (FIV) pois em média é a idade onde há uma queda significativa e progressiva da reserva ovariana. Pelo fato da fertilização contornar a maior quantidade de fatores de infertilidade e sabermos que a idade dos óvulos é fator determinante no sucesso do tratamento essa é a conduta mais indicada. Geralmente abortamentos no início da gestação são exatamente pelo fato da natureza fazer uma seleção natural não deixando uma gestação com embriões/fetos portadores de mutações genéticas importantes vá adiante. Muitas das vezes a causa dessas mutações é devido a idade avançada da mulher.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há benefício em retirar a trompa se ela estiver dilatada a ponto de aparecer no ultrasson. Mas como você já retirou uma, se retirar esta só poderá engravidar com Fertilização in-vitro. Você tem condições para a FIV ? Caso você opte por não retirar, tem que estar ciente que corre maior risco de gravidez ectópica tubária , e isto pode ser grave. Você deve passar por um avaliação especializada e decidir em conjunto com o médico.

Especialistas

Luís Marcio Domingues Aranha Filho

Luís Marcio Domingues Aranha Filho

Ginecologista

São Paulo

Isabel Botelho

Isabel Botelho

Ginecologista

São Paulo

Frederico Bravim Vitorino

Frederico Bravim Vitorino

Ginecologista

Vitória

Silvia Helena Caires de Oliveira

Silvia Helena Caires de Oliveira

Ginecologista

Uberlândia

Letícia Lattanzi

Letícia Lattanzi

Ginecologista

Rio de Janeiro

Camila Serra

Camila Serra

Ginecologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 622 perguntas sobre Abortamento Espontâneo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.