Foi orientado para um adulto (29 anos) com suspeita de TEA leve passar por uma avaliação neuropsicológica,
5
respostas
Foi orientado para um adulto (29 anos) com suspeita de TEA leve passar por uma avaliação neuropsicológica, qual a função dessa avaliação? Obrigada
A avaliação neuropsicológica possibilitará que àquele que solicitou chegue a conclusões a respeito do seu comportamento e funcionamento. Ela trará informações a respeito das suas dificuldades e potencialidades, assim será possível começar uma intervenção chamada "reabilitação neuropsicológica". A avaliação neuropsicologica irá dar informações a respeito da relação cérebro (funções cognitivas e aspectos emocionais) e comportamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Avaliação neuropsicológica busca investigar, através de testes,baterias e escalas; que são próprios do uso de psicologia, funções cognitivas que estão preservadas e as comprometidas. A partir daí são estabelecidas quais as intervenções necessária. Abç!
Uma avaliação neuropsicológica é uma investigação das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa. Assim é possível entender de uma forma aprofundada como o cérebro da pessoa está funcionando.
Avaliação neuropsicológica é tudo o que foi dito acima e, além disso, você disse "suspeita de autismo" e, nesse caso, a avaliação auxiliará o profissional que solicitou, a confirmar ou não essa hipótese diagnóstica. Esse tipo de avaliação é feita por neuropsicólogo e, para tanto, usa testes psicológicos e neuropsicológicos, auxiliando no diagnóstico diferencial, além de servir como bússola para o tratamento posterior. Quaisquer dúvidas, estou à disposição
A Avaliação Neuropsicológica realiza um mapeamento das funções cognitivas, (atenção, memória, linguagem, funções executivas, etc...), emocionais e outras que sejam necessárias a cada caso. Ao identificar seu funcionamento e sua relação com o comportamento e sintomas apresentados, é possível realizar com mais acerto o diagnóstico, o diagnóstico diferencial, comorbidades, melhor conduta medicamentosa e de tratamentos auxiliares que possam beneficiar o paciente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É mais difícil para um autista realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Quais são as estratégias eficazes para pessoas autistas que precisam fazer multitarefas?
- A dificuldade na multitarefa e memória de trabalho é a mesma em crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é a disfunção executiva e como ela afeta a memória de trabalho e a multitarefa?
- O mutismo seletivo em autistas pode ser uma forma de defesa?
- Qual o papel da memória de trabalho na multitarefa no autismo?
- Como a visão de túnel se manifesta no dia a dia? .
- Como indivíduos com autismo entendem suas emoções? O processo deles é semelhante ao de indivíduos neurotípicos?
- A "confusão mental" é um sintoma da desregulação emocional?
- Os psiquiatras/neuro pedem avaliação neuropsicológica no caso de TEA? Eu aprendi que o laudo só pode ser validado por um psiquiatra ou neurologista... então não compensa mais passar somente com um psiquiatra/neuro do que fazer a avaliação neuropsi? Ou esses profissionais pedem o laudo da avaliação neuropsi…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.