Fui diagnosticada com a síndrome da ardência bucal a cerca de 1 ano e 7 meses. Essa doença entra

3 respostas
Fui diagnosticada com a síndrome da ardência bucal a cerca de 1 ano e 7 meses. Essa doença entra em processo de remição? A SÁB tem cura?
Primeiro é necessário saber se a SAB é primária ou secundária. Existem condições que engatilham ou agravam o quadro como por exemplo irritação mecânica, deficiências nutricionais, diabetes, alergias a substâncias contidas em produtos de higiene bucal e alimentos e alguns medicamentos. O tratamento é complexo e em 30% dos casos é possível haver remissão dos sintomas com poucas intervenções. É comum que pacientes com SAB apresentem queixas de boca seca e alteração do paladar. O tratamento mesmo quando não completamente eficaz ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar o agravamento dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um dentista cm especialização em Dor Orofacial.
A SAB tem causas multifatoriais e as condições de origem psicogênicas são as maiores responsáveis pelo desenvolvimento desta síndrome. O tratamento portanto é multidisciplinar, depende de vários profissionais, e busca amenizar os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento costuma ser longo e está sujeito a modificações com o passar dos meses porém, infelizmente, os sintomas nem sempre desaparecem por completo. Uma avaliação da gravidade da ardência bem como dos fatores etiológicos envolvidos será necessária para correto prognóstico.

Especialistas

Fernanda Giudice

Fernanda Giudice

Dentista

São Paulo

Mariana Ventura

Mariana Ventura

Dentista

Niterói

Osias Vieira de Oliveira Filho

Osias Vieira de Oliveira Filho

Dentista

Fortaleza

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Síndrome de Ardência Bucal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.