Fui diagnósticado com depressão há 1 ano e 6 meses. Tomo paroxetina três vezes ao dia, não choro

14 respostas
Fui diagnósticado com depressão há 1 ano e 6 meses. Tomo paroxetina três vezes ao dia, não choro mais e não me sinto triste. Mas no lugar da tristeza entrou a indiferença, nada me deixa triste, minha avó morreu recentemente e eu não senti nada, é normal?
Olá. Necessário que você complemente o tratamento medicamentoso com a terapia. Os remédios agem nos sintomas, mas a terapia pode ajudar você a transformar os sentimentos e pensamentos lhe permitindo um melhor controle sobre eles. Ela pode ajuda-lo a compreender estes sentimentos que lhe incomodam e transforma-los. Tente e seja feliz.

É muito importante que além da medicação você faça psicoterapia. Não adianta nada cuidar biologicamente da sua depressão, se não puder ter um momento para falar sobre suas dores, angústias e aflições. O fato de não sofrer lhe gera culpa, por que isso? Há muito o que refletir ai. Busque um bom Psicólogo.
Tristeza é uma emoção importante, porém na depressão há um aumento dessa tristeza que impede a compreensão do todo. A indiferença ela atua devido a diminuição química de sua tristeza, mas com psicoterapia você se permite ter autoconhecimento e com o tempo entende suas emoções. A partir daí as medicações são ajustadas e muitos para de tomar, isso com acompanhamento médico.
Olá. Você está sob o efeito do medicamento, e por isso ele mexe com a química do seu organismo.
Precisa agora começar a falar sobre o que te levou a desenvolver os sintomas da depressão.
É oportuno que procure uma psicoterapia.
Depois que desenvolver o processo será mais acessível o sentimento é manifestação dele.
Como os colegas disseram muito importante quanto ao tratamento psiquiátrico é o tratamento psicológico para ajudar a lidar com as questões emocionais e principalmente resignificar sentimentos e vivências e transformar formas de lidar com o mundo é o meio que possam estar corroborando com seu quadro atual.
Indico que procure um Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica recomendo com abordagem Gestalt terapia.
Abraços espero ter ajudado!!!
Olá,
a paroxetina é uma medicação eficaz e aprovada para o tratamento de quadros depressivos. Ela possui um mecanismo de ação que promove aumento de uma substância chamada serotonina.
Os antidepresivos serotoninérgicos podem gerar, como efeito colateral, uma certa "indiferença" afetiva, como se o humor estivesse "anestesiado".
É importante conversar sobre esse sintoma com seu médico psiquiatra de confiança. Existem algumas estratégias que podem auxiliar nesse sintomas, como redução de dose, associação ou mudança de medicação.
Um abraço.
é preciso compreender que o Transtorno Depressivo é composto de muitos sintomas, sentimentos, pensamentos que produz uma ação ineficaz no dia a dia. Aprender sobre o transtorno se faz necessário para que a pessoa acometida diferencie o que é do transtorno , o que é novo ou velho em si, é de extrema importância a associação do tratamento psiquiátrico com o de um psicologo, para que seja desmistificado o quadro sintomatológico e tratado os sintomas como devem ser, e com isso gerar ações mais eficazes no seu funcionar no mundo, bem como o enfrentamento de soluções de problemas. Uma avaliação minuciosa do caso clinico é o que faz a diferença para o paciente e para todos os profissionais envolvidos.
Muito obrigada pelo contato, Gratidão.
É absolutamente normal sentir-se indiferente quando falece uma pessoa próxima. Assim como também é normal sofrer demasiadamente. E cada pessoa encontra sua forma pessoal de se relacionar com a notícia.
A indiferença pode sinalizar a dificuldade que a pessoa tem em entrar em contato com o evento, pode ser um mecanismo de defesa, ou, no seu caso, um mascaramento da dor causada pelo efeito da medicação.
A terapia ajudará você a processar e elaborar os pensamento e sentimentos, assim como também será de grande auxilio para discernir pensamentos funcionais e disfuncionais. Você notará que, conforme desenvolve a compreensão na terapia, vai diminuindo a dose do medicamento,
Um abraço,
Léa
Olá,
É importante nos desvincularmos do senso comum, que liga os estados depressivos necessariamente à tristeza. Na depressão nem sempre o sujeito encontra-se entristecido, e em muitos casos a "indiferença" é uma constante nos estados afetivos. Além disso, algumas pessoas tem essa reação ao uso de antidepressivos, sentem esse humor "aplainado", sem variação.
Como você já se trata a bastante tempo com medicação, seria muito interessante aliar, também, a psicoterapia para abrir outras possibilidades terapêuticas. E não se esqueça de sempre relatar tudo isso ao seu médico.
Abraços,
Olá. Sugiro que esqueça o que foi diagnosticado e busque, com ajuda de um psicoterapeuta, reapresentar suas queixas objetivando reavaliar seus contextos e vida, entender a estrutura do do seu dia-a- dia e estabelecimento de objetivos de vida, contando com os seus recursos internos disponíveis.
O importante é não se entender ou se considerar identificada com o rótulo. O futuro pode ser construível com atitudes e ações saudáveis hoje. Se necessário, com ajuda medicamentosa.
Penso ser importante olhar para sua situação além da classificação de normalidade ou não. Um comportamento pode ser classificado como patológico, mas suas condições e qualidade de vida, o modo como sente suas emoções, lhe são próprios e vão além de um padrão. Talvez algo lhe esteja chamando a atenção em você mesmo, mas isso ainda não se tornou conhecido. Você relatou uma situação que não parece lhe agradar. Um processo de psicoterapia pode te ajudar, pois não é restrito ao tratamento de sintomas, uma vez que também trabalha com a exploração, o conhecimento, a consciência de emoções, sensações, desejos e impulsos que estavam impedidos de aparecer. Mais importante que ser normal ou não, você parece dizer que não está satisfeito com o modo como vive suas emoções e um psicólogo(a) pode te ajudar!
Olá, a depressão exacerba a tristeza e não apenas isso, acontece igualmente os pensamentos que se tornam mais negativos e pessimistas, mas como você está sendo medicado não está "sentindo" algumas emoções, o que é possível com o uso de algumas medicações, por isso a "indiferença". Como já foi colocado pelos colegas acima, a medicação atua nos sintomas, mas não promove novas aprendizagens, o que é essencial para que você saia do quadro depressivo e esteja atento aos fatores que podem vir a desencadeá-la no futuro (prevenção de recaídas). Minha recomendação é que busque terapia com um psicólogo que tenha experiência com o manejo da depressão. Um abraço e boa sorte.
Olá.
Parece que precisa ser reavaliado seu quadro pelo psiquiatra e pelo psicólogo. Se ainda não faz psicoterapia, sugiro que inicie para complementar a melhora de saúde psíquica.
Essa indiferença provavelmente é um efeito colateral da medicação que está usando. Converse com seu médico, talvez a diminuição da Paroxetina resolva esse problema.