Fui diagnosticado com Fistula anal, e meu médico sugeriu a cirurgia. No entanto após ler sobre o assunto
3
respostas
Fui diagnosticado com Fistula anal, e meu médico sugeriu a cirurgia. No entanto após ler sobre o assunto tenho receio sobre a incontinencia fecal. Quais os riscos sobre isso? E o que ocorre se nao fizer a cirurgia? Ja que a fistula não me incomoda (Não tenho dor, só a secreção mesmo).
O risco de incontinência existe, mas é bem baixo, especialmente se a cirurgia for bem planejada. Em geral, tentamos preservar o máximo de musculatura possível. Existem casos muito raros de câncer que se desenvolvem em local de fístula, mas não é a evolução comum. Normalmente a fístula mantém uma inflamação local que causa desconforto e secreção e pode ocorrer de formar coleções (abscessos) que são urgência médica. Nesse caso seria necessário drenagem de urgência e é imprevisível quando vão ocorrer. O ideal seria fazer o tratamento proposto pelo seu médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O risco de incontinência existe , porém não é uma complicação comum. É fundamental uma avaliação cuidadosa do trajeto da fistula através da ressonância nuclear magnética e/ou ultrassom endoanal. E assim planejar se a cirurgia será realizada em 1 etapa ou em 2 ou mais cirurgias. Além disso deve-se avaliar o funcionamento da musculatura anal através da manometria anorretal, e já saber se existe algum grau de fraqueza dos esfíncteres anais. O ideal é fazer a cirurgia, porque o processo inflamatório pode comprometer mais e mais a região.
A cirurgia é o tratamento mais indicado nesses casos, pelo risco de infecções recorrentes e potencialmente graves, ou que aumentem os trajetos da fístula e agrave o problema. O risco de incontinência é baixo, mas varia conforma a complexidade da fístula, condições do paciente e estratégia cirúrgica utilizada.
Especialistas
Juliana Bezerra Farias
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Boa noite Fiz uma cirurgia de fistulectomia em 6 dias, o (seton) que o médico amarrou caiu é normal? Não sangrou e nem senti dor.
- Fiz a cirurgia de fístula anal a 4 dias e a dor e horrível ,e só consigo fazer cocô de cócoras e só fiz uma vez pois estava sangrando muito e deu duas bolhas e normal?
- Fiz a cirurgia de fístula perianal a 3 meses e ainda tá saindo um secreção purulenta o que pode está acontecendo? não sinto mais dor não incomoda mais, só essa secreção que saí em quantidade maior logo após a defecar, depois fica saindo bem pouquinho quase não dar pra ver.
- Fiz cirurgia de fístula e estou com fio ceton a mais de um mês. Posso fazer sexo anal com esse fio em mim?
- To com 17 dias d operado de uma fístula com QNTO tempo posso retornar minhas atividades normais, tipo jogar bola, dirigir, pilotar moto, beber, etc ?
- Meu marido operou uma fístula e agora, após 14 dias, encontrou um pouco de sangue no banho de assento. É normal?
- Fiz uma cirurgia de retirada de um clanuloma na cesária,estou com uma semana de operação e está saindo muinta secreção tipo um líquido meio avermelhado não chega ser igual sangue, isso é normal?
- Fiz cirurgia de fistula perianal ha cinco dias e colocaram um dreno sedenho só que hoje quando fui tomar banho ele caiu o que pode acontecer
- Quanto tempo em média leva a cura de uma fistulectomia? Quanto tempo depois posso voltar a trabalhar/viajar?
- fiz uma cirurgia de fistula no dia 16/12 a quase 2 meses porem fio colocado um sedenho que caiu com 20 dias dês de então sinto dor ao evacuar e a região fica inchada ....o medico disse que pode ter voltado a fistula isso é possível? ele disse que se não tivesse melhora nos próximos dias seria necessário…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 459 perguntas sobre Fistulectomia anal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.