Gente, ela só queria saber se existe e qual o nome do exame que identifica a serotonina, dopamina e

32 respostas
Gente, ela só queria saber se existe e qual o nome do exame que identifica a serotonina, dopamina e noradrenalina. Tem alguns que já estão entrando em um papo cabeça! Acredito que ela ou ele só quer fazer uma pesquisa antes de ir ao médico e questionar.
Olá! Respondendo diretamente sua pergunta, procure um médico,quem prescreve exames são eles, Psiquiatria. Com certeza pode existir algum, mas a Psicologia não faz prescrição de medicamentos e nem exames.

Olá! O psiquiatra é o responsável por esse tipo de apontamento medicamentoso e laboratorial, mas é sempre bom fazer acompanhamento terapêutico para melhora do dia a dia. Tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá! Para esse tipo de questão, a ferramenta mais apropriada é o site do google. Basta escrever sua pergunta e o próprio sistema de busca identifica a resposta. No caso em específico, o nome do exame que identifica a serotonina, dopamina e noradrenalina. Espero ter ajudado. Abçs.
Entendo que sua pergunta tenha sido feita a respeito não apenas de identificar esses hormônios, mas de tentar avaliar suas concentrações no cérebro de uma pessoa, visto que utilizamos amplamente drogas que inibem sua recaptação buscando alterações no estado psicológico do paciente.

Não, ainda não temos tecnologia para monitorar esses níveis porque não estamos lidando com hormônios lançados em sua circulação em grande quantidade; eles são lançados em fendas sinápticas, um espaço microscópico, em quantidades ínfimas, e serão degradados e reabsorvidos em frações de segundos.

A prescrição desses medicamentos é feita baseada em avaliações comportamentais sobre o paciente e estudos sobre o efeito esperado dessas drogas. Ela não é feita baseada em nenhuma espécie de exame que dose concentrações de neurotransmissores.
Procure um psiquiatra e coloque suas dúvidas.
Olá, mellho é poder procurar um psiquiatra nesse momento para avaliar essas questões e dosagens com exames médicos.
Olá, como vai? Procure por um médico psiquiatra para que o mesmo prescreva o exame. Somente ele poderá avaliar melhor a situação. Boa sorte!
Fica difícil você avaliar estes níveis sem justificar um motivo para tal. Qualquer menção a respeito do que causa alteracoes destes quimicos cerebrais, pode ser um engano, e deixar a pessoa assustada com tantas hipóteses possíveis de diagnóstico.
Sugiro que não se preocupe com o exame dos químicos ou quais estão alterados. Um caminho mais tranquilo é você realizar um psicodiagnostico com psicólogo onde por ali você saberá se precisa tratar alguma coisa em terapia ou com acompanhamento integrado da medicina. Uma boa conversa sobre os resultados definem a trajetória quando a necessidade de tratamento ou não.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Diretamente não existe esse exame. Aliás não se sabe ainda tudo sobre a atuanção dos neurotransmissores e ações específicas no cérebro. É através dos sintomas que o psiquiatra consegue hipotetizar que tipo de neurotransmissor pode estar envolvido. Existe sim um exame para saber qual o remédio mais adequado para o paciente.
Entendo que você está preocupado com algum amigo... e talvez mais importante do que saber sobre estes exames, seja entender qual sintoma está levando a estas pesquisas... conversar sobre estes sintomas pode trazer mais alívio do que saber resultado de exames...
Você pode buscar um endocrinologista ou um psiquiatra. Esses dois profissionais são os que estarão aptos a te auxiliar nessa dúvida.
Gostei que já chegou sabendo o nome dos neurotransmissores! Eu creio que até o momento não existam exames específicos para identificar isso que você está procurando, mas um psiquiatra ou neurologista vai poder te dar uma resposta mais concreta. Quanto a parte psicológica, posso te dizer que quando há alteração desses neurotransmissores, existe uma razão que vem da afetação das Funções Psicológicas Superiores, posso te falar mais detalhadamente por mensagem, mas resumidamente, tão importante quanto identificar a alteração nesses neurotransmissores, é encontrar a razão pela qual eles estão desregulados e isso, geralmente, acontece por uma questão psicológica na afetação daquelas Funções superiores que falei ainda a pouco. Me manda uma mensagem e a gente pode conversar mais pertinho sobre essa questão, okay?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Não existem exames que façam a medida desses hormônios no cérebro, e bem da verdade, não temos nenhum relato científico que assegure que qualquer sofrimento psíquico ocorram por conta da alteração da química cerebral, de todas as hipóteses sugeridas até hoje, nenhuma foi comprovada. Atualmente existem vários grupos científicos ao redor do mundo que contestam essas teorias e que identificam piora dos quadros quando nos atemos somente a este critério bioquímico ou quando usamos medicamentos psiquiátricos para essas questões por longos períodos.
Não existem exames sanguíneos que identificam a depressão. A variação desses hormônios na corrente sanguínea, ou no sistema nervoso não evidenciam a doença, apesar de, um dos tratamentos mais utilizados, seja por inibidores de recaptação de serotonina, o que sabemos até então é que a melhor maneira de se tratar a depressão e transtornos ansiosos é por abordagens multiprofissionais.
Boa tarde! Melhor opção nesse momento é conversar com Psiquiatra para verificar as possibilidades de exames para esses apontamentos. Tenha um ótimo dia!
Não existe esses exames, diga a pessoa que é melhor se consultar com um psiquiatra.
Olá! Não existem exames de imagem ou laboratoriais que quantifiquem a serotonina, dopamina ou noradrenalina. A avaliação é realizada por uma anamnese clínica feita por um psiquiatra ou por um psicólogo. O psicólogo ao constatar a necessidade de medicação, encaminha para o psiquiatra.
O exame que pode ser solicitado para medir os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina é chamado de "dosagem de neurotransmissores". É importante ressaltar que esse exame não é comum e não é rotineiramente realizado, pois geralmente o diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente e na sua história clínica. Caso você esteja preocupado(a) com seus níveis de neurotransmissores, é importante procurar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada.

Olá! A recomendação antes de qualquer exame é buscar ajuda especializada. Nesse caso, recomendo agendamento de consulta com um PSIQUIATRA.
Um abraço
Não existe exames que diagnostiquem assim a depressão, diga a pessoa que é melhor se consultar com um psiquiatra.
Buscar um profissional médico é a melhor indicação.
Falando de forma bem sucinta, porque não sou psiquiatra, dentro do que sei a serotonina e a dopamina são neurotransmissores que tem muitas funções no cérebro fazendo que o organismo funcione de forma adequada. A serotonina é responsável por regular o humor, sono, apetite, desejo sexual, a memória, a felicidade, a depressão, tranquilidade. Sua falta no cérebro é um dos fatores dos sintomas da depressão, ansiedade. A dopamina também tem tem diversas funções no cérebro, tais como o comportamento, atividades motoras, regulação do sono, humor, ansiedade, aprendizagem. Creio que teríamos um grupo de profissionais trabalhando no diagnóstico das comordidades; Psiquiatra, Neurologista acrescido do tratamento psicológico. Me coloco a sua disposição para realizar um consulta de anaminese com a TCC - Terapia cognitiva comportamental. Um abraço.
Olá tudo bem? o melhor profissional para lhe orientar é um médico Psiquiatra.

Um Abraço!

Qualquer coisa estou a disposição.
Olá, sugiro procurar um profissional da neurologia, seguir as orientações e encaminhamentos do mesmo.
Entendo. Existem exames que medem os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina no corpo. Porém, esses exames geralmente são feitos no sangue ou na urina e são utilizados principalmente para detectar condições de saúde física. Estes incluem certos tipos de tumores, distúrbios metabólicos e doenças neurológicas.

No entanto, é importante salientar que os níveis desses neurotransmissores no sangue ou na urina não refletem necessariamente seus níveis no cérebro. Atualmente, não há uma maneira direta de medir os níveis de neurotransmissores no cérebro humano vivo. Portanto, distúrbios de saúde mental como depressão e ansiedade geralmente são diagnosticados com base nos sintomas relatados pelo paciente e na avaliação clínica de um profissional de saúde mental.

Se você tiver mais perguntas sobre isso, ou se estiver experimentando sintomas de um distúrbio de saúde mental, seria uma boa ideia falar com um médico ou outro profissional de saúde mental.
Olá. Em caso de algum sofrimento emocional em função da alteração dos neurotransmissores, é importante saber que o tratamento psicológico leva a pessoa a ressignificar experiências traumáticas, modificando seus sentimentos e assim melhorando a regulação das substancias no cérebro. Lembre-se que sempre que conversamos sobre aquilo que nos angustia, sentimos alivio. Esse alivio se manifesta também pela regulação dos neurotransmissores. Fico a disposição para conversar mais sobre essas questões. Abraços
Olá, o exame específico que mede os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina é chamado de dosagem de neurotransmissores. Essa análise é realizada por meio de uma amostra de sangue ou urina. É uma técnica não muito conhecida ainda, relativamente nova e pode auxiliar no diagnóstico e no monitoramento do tratamento de diversas condições clínicas.
Geralmente é solicitada em casos específicos em que há suspeita de desequilíbrios neuroquímicos ou transtornos relacionados a esses neurotransmissores, ex: depressão, ansiedade ou transtornos do humor.
A solicitação e a interpretação desse exame devem ser realizadas por um profissional de saúde, capacitado. Sugiro fortemente um psiquiatra, principalmente se tu já tiver um, sanar as dúvidas sobre esse exame com ele. Pois com o acompanhamento dele mais esse exame, te ajudarão a traçar um plano de tratamento.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Ola bom dia. Para este caso quem avalia é o Psiquiatra, sugiro que procure um e converse sobre a possibilidade de realizar os exames e suprir todas suas duvidas. um abraço
Boa tarde, como você está? Compreendo sua pergunta. Embora existam exames que possam medir os níveis de serotonina e dopamina no corpo, esses testes não são comumente realizados em pessoas saudáveis e são geralmente usados em situações clínicas específicas. No entanto, é importante salientar que o que realmente importa não é a quantidade dessas substâncias no sangue, mas sim em uma parte específica do cérebro chamada sinapse neuronal. Do ponto de vista clínico, essa medição não tem grande valor. Portanto, a avaliação é feita através de uma entrevista clínica conduzida por um psiquiatra ou psicólogo. Se você tiver mais perguntas ou preocupações, eu encorajo você a consultar um profissional de saúde. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá!! Os profissionais mais indicado para você obter essas informações são médicos psiquiatras, endocrinologistas ou até neurologistas. No entanto, acho válido compreender a razão pela qual esses exames serão solicitados. Se for para compreender a relação desses níveis com sentimentos e/ou comportamentos, sugiro também uma avaliação com um psicólogo para comprender os "efeitos práticos" desses neurotransmissores com determinadas ações, sentimentos e etc., pensando em uma compreensão mais integrativa dessas medidas. Abç
Olá!
Para essa questão, o melhor é procurar por profissionais da medicina, como, psiquiatra, neurologista ou ainda um endocrinologista, eles vão solicitar alguns exames que possam responder a essas dúvidas.
Abç