Gostaria de saber como a psicologia pode ajudar uma pessoa no tratamento da epilepsia?

7 respostas
Gostaria de saber como a psicologia pode ajudar uma pessoa no tratamento da epilepsia?
Complementando o que a colega falou a acima, em alguns casos a epilepsia também pode afetar algumas funções cognitivas importantes como: atenção, memória, funções executivas entre outras. Neste sentido a psicologia possui ferramentas para elaborar programas de intervenções especificas para essas áreas alteradas. Um abraço.

Uma doença como epilepsia é geradora de sofrimento e angústia. É importante trabalhar o controle do stress, aceitação da doença, identificar sinais de crise.
O paciente vive na eminencia de uma crise o que não contribui para a qualidade de vida.
No tratamento de uma pessoa com crise convulsiva, devemos verificar como ela ocorre, em quais ambientes ocorre, se está no momento passando por stress ou algum fato novo ou perda de alguem ou por exemplo de emprego, devemos dar apoio para que a pessoa possa de expressar e achar melhores modos para se lidar com a epilepsia, contando também com o trabalho de um neurologista.
Olá, Existem vários graus de epilepsia. Lembrando que uma crise convulsiva ocasional não significa epilepsia. Nos casos mais leves, o tratamento psicológico poderá ajudar o paciente a gerenciar os inúmeros "efeitos-colaterais" causados pela doença, como sentimento de inadequação social e até mesmo fobia social, uma vez que o paciente eventualmente evita sair à rua com o receio de novas crises. Existe ainda a atuação do Neuropsicólogo na avaliação da parte cognitiva do paciente, uma vez que crises recorrentes podem causar déficits cognitivos se não tratados. Por fim, existem casos de epilepsia que são tratados cirurgicamente, e para esses casos, o Neuropsicólogo integra uma equipe multidisciplinar para determinarem a lateralidade do paciente (lado do cérebro onde estão localizadas determinadas funções, como a Liguagem), para que essa mantenha-se intacta após a cirurgia.
Espero ter contribuído. Abc!!
A epilepsia é uma doença neurológica, em que o paciente pode sentir um medo repentino, um desconforto no estômago, pode perder a consciência, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e apresentar defeito de memória, há outros tipos de epilepsia, em que, em que o paciente perde a consciência e cai, ficando com o corpo rígido.
É fundamental do Psicólogo, auxiliando o paciente na aceitação, discutindo os medos, a ansiedade e confusões a respeito da epilepsia, é uma oportunidade para discutir ideias, mágoas e desconfortos relacionados. Normalmente pacientes com epilepsia apresentam isolamento social, dificuldade nos relacionamentos sócias, no trabalho, na escola, no laser e até nas atividades da vida diária, essa doença afeta o bem-estar biopsicossocial, ou seja, afeta a vida do paciente como um todo.
Sugiro que busque um Psicologo o quanto antes.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Na realidade o auxilio psicológico encontra-se fortalecimento emocional da pessoa para saber lidar com a doença, com a sociedade que por vezes pode não compreender a situação. Enfim, caso a pessoa sinta angustia, tristeza ou quaisquer outros sentimentos negativos em relação a doença, que a faça sofrer e não ter recursos para se adaptar a situação, uma terapia de apoio pode auxiliar e muito neste processo.
Auxiliar o paciente em questão a ter um controle maior de si mesmo frente às situações cotidianas e as situações que geram estresse, mantendo assim o sistema nervoso em um volume de excitações menor, as excitações provocadas no sistema nervoso são refletidas em impulsos elétricos e refletidas no nosso corpo como um todo. um paciente devidamente diagnosticado, medicado e com plena compreensão dos mecanismos de gatilho da doença, pode ter uma vida mais saudável, somado ao acompanhamento psicológico.