Gostaria de saber o porquê as pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Int

16 respostas
Gostaria de saber o porquê as pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) são imaturas mentalmente ?
 Bruno Bueno de Castro Setti
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A ideia de “imaturidade mental” em pessoas com deficiência intelectual carrega um certo juízo de valor. Na clínica, é mais útil pensar em modos diferentes de organização psíquica. O desenvolvimento do Eu pode ter ficado limitado por questões neurológicas, mas também por fatores afetivos, ambientais, pelo excesso de tutela ou falta de espaço para experimentar frustração.

O que às vezes chamam de imaturidade pode ser, na verdade, uma outra lógica de funcionamento. Um psiquismo que encontrou os caminhos possíveis pra existir nas condições que teve. A pergunta pode mudar: como essa pessoa simboliza? Como lida com o outro, com a perda, com o corpo? A partir disso, dá pra escutar de verdade, sem reduzir.

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Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (ou Deficiência Intelectual) apresentam um funcionamento intelectual abaixo da média e dificuldades em habilidades adaptativas, como comunicação, socialização e autonomia. Por isso, seu desenvolvimento mental e emocional costuma ocorrer de forma mais lenta, o que pode dar a impressão de "imaturidade". Na verdade, elas estão em um ritmo diferente de aprendizado e precisam de apoio adequado para desenvolver essas habilidades ao longo do tempo.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
O desenvolvimento emocional depende da cognição; tarefas como entender nossos próprios sentimentos e do outro; controlar os impulsos; interpretar o que as pessoas estão sentindo; adiar recompensas, tolerar frustração etc. exigem habilidades cognitivas. Quem tem DI vai apresentar dificuldade e resolver conflitos internos; identificar e nomear as emoções; exercer autocontrole e entender situações sociais. O desenvolvimento intelectual e emocional costumam estar interligados.
Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual apresentam imaturidade mental porque têm limitações nas habilidades cognitivas e adaptativas, como raciocínio, resolução de problemas e compreensão do mundo. Isso faz com que seu desenvolvimento intelectual e emocional seja mais lento ou limitado em relação à média para a idade.
A "imaturidade mental" em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) não é um termo preciso, mas sim uma percepção baseada em dificuldades adaptativas e de aprendizado. Essa condição se manifesta como um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, impactando habilidades de comunicação, autocuidado, vida doméstica, relações sociais, uso de recursos comunitários, autonomia, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança.
Dra. Lucenir R. Vieira
Psicólogo
Goiânia
A percepção de imaturidade em pessoas com deficiência intelectual é uma consequência das limitações no desenvolvimento cognitivo e adaptativo, não de uma imaturidade intrínseca. Compreender as causas e desafios associados à deficiência intelectual é fundamental para promover a inclusão e o respeito a essas pessoas.
Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), também chamado de deficiência intelectual, costumam apresentar um desenvolvimento mental mais lento ou limitado. Isso acontece porque há alterações no funcionamento do cérebro que afetam tanto o raciocínio lógico quanto a capacidade de lidar com situações do dia a dia, o que inclui aspectos emocionais e sociais.
Por isso, muitas vezes, elas demonstram uma "imaturidade" mental, ou seja, reações e comportamentos semelhantes aos de pessoas mais jovens do que a sua idade cronológica. Isso pode ser visto em atitudes mais impulsivas, dificuldade para resolver problemas sozinhas, menor autonomia ou dificuldade em compreender regras sociais mais complexas.
Essa imaturidade não é uma escolha ou preguiça, mas sim uma característica do funcionamento cognitivo e adaptativo dessas pessoas. E com o apoio adequado — como acompanhamento psicológico, educacional e familiar — elas podem desenvolver habilidades e alcançar mais independência dentro de suas possibilidades.
Pessoas com deficiência intelectual não têm o mesmo funcionamento cerebral que as demais.
Cada tipo de deficiência pode afetar áreas específicas do cérebro, o que resulta em diferentes tipos de limitações — que variam de pessoa para pessoa.

Essas limitações podem se manifestar na fala, no comportamento, na aprendizagem, no controle das emoções ou nos chamados sistemas de inibição (como impulsividade, por exemplo).
É importante lembrar que essas dificuldades não definem o valor da pessoa e nem o que ela pode conquistar com os apoios certos.

Respeito, acolhimento e inclusão fazem toda a diferença.
Algumas pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual parecem ter comportamentos mais “infantis” ou “imaturos” por causa de seu desenvolvimento neurológico. O que acontece é que o cérebro dessas pessoas se desenvolve de forma diferente, e isso impacta a maneira como elas aprendem, expressam emoções, tomam decisões e interagem com o mundo à sua volta. Não tem relação com falta de esforço ou vontade. Trata-se de uma condição neurológica reconhecida. De acordo com o DSM-5, esse transtorno envolve duas áreas principais: dificuldades no raciocínio e na aprendizagem, e também nas habilidades adaptativas, que são aquelas necessárias para lidar com as situações do dia a dia de maneira adequada para a idade. Por isso, quando alguém parece agir de forma “imatura”, é mais preciso entender aquilo como uma forma diferente( e legítima), de perceber, sentir e se desenvolver. Com acolhimento, estímulo e apoio constante, muitas dessas habilidades podem ser fortalecidas com o tempo.
Olá, como vai? A ideia de que pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), ou deficiência intelectual, são “imuturas mentalmente” deve ser compreendida com cuidado e nuance. Essa “imaturidade” diz respeito, na verdade, ao desenvolvimento mais lento ou limitado de certas funções cognitivas, emocionais e sociais em comparação com o esperado para a idade cronológica. Ou seja, a pessoa pode apresentar um padrão de funcionamento mais próximo ao de etapas anteriores do desenvolvimento, tanto no modo de pensar quanto de se relacionar com o mundo.

Do ponto de vista das neurociências, isso acontece porque há limitações no funcionamento de áreas cerebrais responsáveis por habilidades como o raciocínio abstrato, a regulação emocional, o planejamento e a tomada de decisões. Essas funções se desenvolvem de forma mais lenta ou com menor complexidade, o que impacta a autonomia e a capacidade de lidar com situações sociais ou emocionais típicas da vida adulta.

Já pela psicanálise, o desenvolvimento psíquico não segue um ritmo apenas biológico — ele é atravessado pelas experiências de linguagem, vínculo e desejo. Muitas vezes, as pessoas com TDI não puderam simbolizar certos aspectos da realidade da mesma forma que outras, o que leva a modos de funcionamento psíquico mais concretos, dependentes ou afetivamente regredidos. Isso não significa ausência de subjetividade, mas sim que o sujeito opera com outra lógica, que precisa ser respeitada e escutada.

Por isso, a chamada “imaturidade mental” não deve ser entendida como um juízo de valor, mas como uma característica do funcionamento global da pessoa, que pode ser apoiada com intervenções adequadas, ambientes afetivos e inclusivos, e reconhecimento da sua forma própria de ser no mundo. Fico à disposição.
Oi! Vou tentar te trazer uma resposta facil. Bem... pessoas com Transtorno do Desenvolvimento intelectual costumam ter um jeito de pensar e sentir que lembra o de alguém mais novo. Isso acontece porque o cérebro delas se desenvolve num ritmo diferente, e elas podem ter mais dificuldade com coisas do dia a dia, como se comunicar, tomar decisões, controlar emoções ou lidar com frustrações.
Por isso, às vezes elas parecem "imaturas", mas na verdade é só o modo como processam o mundo ao redor. Com apoio, carinho e os estímulos certos, elas podem aprender e se desenvolver bastante. Cada uma no seu tempo.

O afeto, a escuta e a construção de vínculos de confiança fazem toda a diferença nesse processo. Quando se sentem compreendidas e respeitadas, essas pessoas ganham mais segurança para crescer, experimentar e se expressar, assim como todos nos!

Ei...

- Alguns estudos têm demonstrado que a falta de estímulos, preconceito, exclusão, afeta muito nas relações sociais das pessoas com esses diagnósticos, concomitante a ideia de uma imaturidade pode ser resultado de um processo longo de pouca interação social. Mas é importante analisar todo o histórico para identificar o que levou a tais resultados.


- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.


Abraços
Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual são vistas como mais “imaturas” porque aprendem mais devagar e em um ritmo diferente. Elas podem demorar mais para desenvolver certos comportamentos, como se comunicar bem, controlar emoções ou resolver problemas. Isso acontece porque precisam de mais tempo e ajuda para aprender com as experiências do dia a dia.
 Larissa da Silva Araújo
Psicólogo
Pires Do Rio
Olá!

Essa é uma dúvida muito comum. Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (ou Deficiência Intelectual) podem apresentar comportamentos considerados "imaturos" porque o desenvolvimento cognitivo, emocional e social ocorre de forma mais lenta do que o esperado para sua faixa etária.

Isso não significa falta de esforço ou desinteresse, mas sim que o funcionamento mental está em outro ritmo, o que afeta a forma como a pessoa compreende o mundo, lida com emoções, toma decisões e se relaciona com os outros.

É importante lembrar que cada pessoa tem um jeito único de ser. O acolhimento, o respeito ao tempo de desenvolvimento e o estímulo adequado fazem toda a diferença para que essas pessoas possam se desenvolver com mais segurança e autonomia.
 Sônia Helena Tlusty Furlanetto
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, como vai! Como psicanalista, é muito difícil patologizar as pessoas, então eu gostaria de lembrar que cada sujeito é individual.
A “imaturidade” observada em pessoas com deficiência intelectual está geralmente ligada a dois fatores principais:
Desenvolvimento cognitivo mais lento:
A deficiência intelectual implica um funcionamento intelectual abaixo da média, o que interfere no amadurecimento do raciocínio, da linguagem, da autorregulação emocional e da capacidade de compreender normas sociais e consequências das próprias ações. Assim, certos comportamentos que chamamos de “infantis” ou “imaturos” são, na verdade, coerentes com o nível de desenvolvimento da pessoa — que pode ser cronologicamente adulta, mas emocional ou cognitivos funcionar como alguém bem mais jovem.
Dificuldades nas funções adaptativas:
A maturidade envolve saber lidar com frustrações, respeitar limites, adiar recompensas, fazer escolhas conscientes e cuidar de si e dos outros. Pessoas com deficiência intelectual podem ter mais dificuldades nesses aspectos, o que se manifesta como impulsividade, dependência, ou comportamentos considerados “infantis”.
Um olhar psicanalítico:
Do ponto de vista psicanalítico, podemos pensar que o psiquismo também se desenvolve em camadas. Em muitos casos, há uma fixação em fases precoces do desenvolvimento, seja na relação com o corpo, com o desejo, com o outro, ou com as leis simbólicas. O que é lido como “imaturidade” pode, então, refletir a dificuldade de simbolização, de elaborar faltas, de construir um Eu mais coeso e de internalizar normas — tudo isso comprometido por limites intelectuais e emocionais.
Importante destacar:
“Imaturidade” não deve ser confundida com falta de valor ou capacidade. Cada sujeito precisa ser lido em sua singularidade, com respeito ao seu tempo psíquico e potencial adaptativo. Em muitos casos, com apoio consistente, afeto e estratégias específicas, a pessoa pode amadurecer significativamente dentro dos seus limites.
Boa tarde! Devido ao transtorno.

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