Gostaria de saber o que fazer em caso de presenciar uma convulsão NA ÁGUA?

1 respostas
Gostaria de saber o que fazer em caso de presenciar uma convulsão NA ÁGUA?
Presenciar uma convulsão na água pode ser uma situação angustiante, mas é fundamental agir com rapidez e eficiência para garantir a segurança da pessoa afetada. Em primeiro lugar, tente manter a calma, pois isso permitirá que você tome decisões mais precisas. O primeiro passo é contactar imediatamente a emergência, através do número 192 (SAMU) ou pedir que alguém contacte.

Se a pessoa estiver nadando, sua prioridade é chegar até ela e garantir que permaneça na superfície. Pode ser necessária a ajuda de um salva-vidas para retirar a pessoa da água. O ideal é movê-la em direção à borda da piscina ou à margem do rio/lago/mar, se possível, evitando que bata a cabeça em objetos ao redor. Durante a convulsão, proteja a cabeça da pessoa, e nunca coloque objetos ou os dedos na boca dela, para evitar possíveis lesões.

Em terra firme, vire a pessoa de lado para facilitar a drenagem de qualquer líquido na boca. Continue oferecendo apoio e não a deixe sozinha. Mantenha-se por perto até a chegada da ajuda médica. É importante que profissionais da saúde avaliem a pessoa após o episódio para determinar a causa da convulsão e iniciar o tratamento adequado.

Em situações como essa, a segurança é a principal prioridade, e seguir essas orientações básicas pode fazer a diferença na preservação da vida e na minimização de possíveis danos à saúde da pessoa afetada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.