Gostaria de saber o que significa terapia cognitiva comportamental .

13 respostas
Gostaria de saber o que significa terapia cognitiva comportamental .
Dentro da Psicologia existem várias abordagens diferentes, ou seja, teorias e métodos diferentes de trabalhar, sendo psicólogo.
Cada teoria aborda o ser humano a partir de leituras diferentes, ainda que todas tenham mais ou menos o mesmo objetivo.
Isso significa que o psicólogo estuda sobre as abordagens diferentes durante sua formação, e aí escolhe a maneira de trabalhar com qual a mais se identifica e segue esta linha nos seus atendimentos.
A Psicanálise é uma delas, o Existencialismo Fenomenológico, a Gestalt, Humanismo... e existem as abordagens comportamentais, como é o caso da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental).
Por isso você vai encontrar psicólogos que detalham sua linha de abordagem. Porque nem todos os psicólogos atendem da mesma maneira.
Então a TCC não é uma "técnica", por exemplo. Ela é uma teoria, um método e uma forma de trabalhar dentro da psicologia, que tem como base o entendimento do sistema de crenças e comportamentos do ser humano. A partir dai o terapeuta vai trabalhar com o paciente a compreensão desses fatores e utilizar técnicas próprias para a mudança/flexibilização destes comportamentos/crenças.
Não sigo esta abordagem, mas espero ter esclarecido um pouco sobre o que significa uma abordagem dentro da Psicologia.

Olá, boa tarde. A terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma das linhas dentro da Psicologia. Nessa linha/abordagem, existe uma sistematização muito grande de conceitos e técnicas, recursos que o psicólogo pode usar para ajudar a pessoa em diferentes situações, sofrimentos e dificuldades. Existe uma abertura dessa linha em pesquisar e incorporar técnicas e conceitos de outras linhas, que contribuam com o processo.

Ao contrário do que se divulga em alguns lugares, não é uma forma menos profunda ou abrangente de terapia do que outras linhas da psicologia. Tudo depende do que a pessoa decide trabalhar com o terapeuta. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
A Terapia Cognitiva Comportamental, ou TCC, é uma abordagem psicológica clínica. Ela trabalha com pensamentos, emoções e comportamentos, entendendo que esses três aspectos podem estar relacionados, mas com algumas disfunções entre eles. A terapia será focada na demanda do paciente e no que precisa ser alterado na vivência dele, para que atinja seus objetivos. Existem outras abordagens teóricas, como a psicanálise e a psicologia humanista, dentre outras. Elas variam na forma como entendem o ser humano e quais os objetivos clínicos. Independente da linha, o mais importante é que seu terapeuta tenha uma formação com embasamento científico e com tradições de conhecimento consolidadas (como a psicanálise) e que você se sinta à vontade para falar de suas questões. Boa sorte na sua caminhada!
Olá! Então a Terapia Cognitiva Compotamental é utilizado para tratar diversos transtornos mentais de maneira eficiente, por meio da identificação de padrões de comportamento, pensamento, hábitos e crenças em pacientes. Também funciona no tratamento de transtornos psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão, fobias, traumas.
Espero ter ajudado, assim eu explico para meus pacientes é mais comportamental oque o paciente me traz a gente vai estudando uma forma para poder ajudar na melhor condição, um exemplo trauma de dormir com a luz apagada, vai ser usado tecnicas onde o paciente vai perdendo o medo, vai elaborando esse medo.
Um abraço Psicóloga Janaine Gonçalves
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá! TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma abordagem colaborativa e bem específica no tratamento de diversos transtornos. Ela ajuda o cliente/paciente compreender que seu jeito de pensar, sentir e agir estão se comunicando o tempo todo. Um comportamento pode ser resultado de um pensamento que pode ter desencadeado uma emoção, e muitas vezes de forma catastrófica e disfuncional . Quando modifica-se um desses é possível ver a mudança nos demais. Expliquei o conceito simples da TCC. Porém ela é muito mais ampla, tem a flexibilidade de unir técnicas de outras abordagens para melhor atender o paciente na sua singularidade. Estamos na 4ª geração de conhecimentos em TCC. Essa abordagem tem sido muito indicada por proporcionar um resultado eficaz e consistente em um tempo menor no processo terapêutico.
Se quiser maiores informações e precisar de atendimento estarei disponível.
Olá! A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

A Terapia Cognitiva foi fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. Beck propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos.

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.
Abraço!
Olá, boa tarde. Assim como os colegas colocaram, dentro da psicologia existem diversas abordagens, linhas teóricas e a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma delas. Esta é uma abordagem baseada em evidências científicas. Na TCC entendemos que a maneira como interpretamos uma situação, ou seja, o que pensamos influencia nosso estado de humor e nosso comportamento. A TCC é eficaz no tratamento de diversos transtornos e queixas. Caso tenha ainda alguma outra curiosidade pode entrar em contato. Espero ter ajudado. Um abraço
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia, que trabalha principalmente com a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Nosso humor é influenciado pelos nossos pensamentos, ou seja, pela interpretação que fazemos das situações, e isso influencia também o nosso comportamento. Essa abordagem é colaborativa entre psicólogo e paciente e é muito eficaz para o tratamento de diversos transtornos. Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato.
É o atendimento psicoterápico que analisa as reações da pessoa quanto a qualidade do seu pensamento e comportamento frente aos estímulos. Trata-se de uma das linhas que podem integrar-se com outras em um trabalho terapêutico. Um abraço!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A abordagem cognitivo comportamental é uma forma de trabalho composta por teorias e técnicas que mantém um foco maior naquilo que é vivenciado no momento presente. Trabalha a mudança de crenças e aquisições de habilidades voltadas para a situação problema apresentada. Tem o intuído de preparar o cliente para resolver com autonomia os desafios do dia a dia e por ser uma abordagem focada e semi direcionada apresenta resultados mais brevemente que outras abordagens.
Sugiro você agendar uma consulta de psicoterapia nessa abordagem para vivenciar na prática o tratamento. Você pode consultar o número do CRP do seu psicológo(a) na página do conselho federal de psicologia, para ver se o CRP está ativo.
Olá, tudo bem? A terapia cognitivo comportamental (TCC), é uma linha teórica de segunda geração da comportamental, que vem ganhando espaço no cenário nacional e mundial. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia que trata problemas psicológicos por meio de uma abordagem prática e orientada a objetivos. Ela se baseia na ideia de que pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados, e que mudar pensamentos negativos ou irracionais pode alterar os comportamentos e as emoções para melhor.

1. Foco em pensamentos: A TCC ajuda a identificar e desafiar padrões de pensamento negativos ou distorcidos que contribuem para problemas emocionais e comportamentais.

2. Comportamento orientado: Também trabalha na mudança de comportamentos disfuncionais, encorajando a prática de novas habilidades em situações do mundo real por meio de tarefas comportamentais.

3. Estrutura e Diretividade: As sessões de TCC são geralmente estruturadas, e o terapeuta trabalha ativamente com o paciente para alcançar metas específicas, o que faz dela uma terapia relativamente breve, geralmente limitada a 10-20 sessões, dependendo do caso.

4. Foco no presente: Enquanto algumas formas de terapia exploram a história de vida do paciente para entender problemas atuais, a TCC foca mais nos problemas presentes e em soluções práticas.

5. Colaboração e participação ativa: A TCC é colaborativa; o terapeuta e o paciente trabalham juntos para entender os problemas e desenvolver estratégias. Os pacientes são frequentemente encorajados a participar ativamente no processo, por exemplo, por meio de tarefas de casa.

A TCC é eficaz para uma variedade de problemas, incluindo, mas não se limitando a, depressão, ansiedade, transtornos de pânico, fobias, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtornos alimentares, problemas de dependência e muitos outros problemas de saúde mental.

Durante a terapia, o paciente é ajudado a identificar pensamentos específicos que são problemáticos (cognições) e a aprender a substituí-los por pensamentos mais realistas e menos distorcidos, ao mesmo tempo em que adota comportamentos mais funcionais. Isso é frequentemente feito através de técnicas como a reestruturação cognitiva, resolução de problemas, relaxamento e exposição graduada, entre outras.

A TCC é amplamente apoiada por evidências científicas como uma das formas mais eficazes de tratamento para uma ampla gama de problemas psicológicos. É uma abordagem prática que pode oferecer ferramentas e estratégias que os pacientes podem usar a longo prazo, ajudando-os a se tornarem mais independentes em seu manejo da saúde mental.

Espero ter auxiliado!
Um forte abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!