Gostaria de saber se a síndrome da dor miofascial é crônica? Qual o tratamento mais eficaz para os
7
respostas
Gostaria de saber se a síndrome da dor miofascial é crônica? Qual o tratamento mais eficaz para os pontos de gatilho (da síndrome da dor miofascial)? Uma vez desativados os pontos, eles continuam lá, e muitas vezes fortalecer a musculatura os reativa... O que pode realmente ser feito?
A dor, produto final da chamada síndrome miofascial, pode ser aguda ou crÔnica, esta classificação dependerá somente do tempo de existência da dor.
Os tratamentos variam de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente, logo avaliação individual é imprescindível pois a conduta terapêutica deve ser personalizada.
Os pontos desaparecem, mas os músculos continuam lá, podendo gerar novos quadros se não forem tomadas mudanças de hábitos e de tratamento adequados.
Deve-se procurar um reumatologista titular da SBR para uma avaliação global do quadro, determinar os fatores desencadeantes e estabelecer uma estratégia personalizada de tratamento.
Os tratamentos variam de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente, logo avaliação individual é imprescindível pois a conduta terapêutica deve ser personalizada.
Os pontos desaparecem, mas os músculos continuam lá, podendo gerar novos quadros se não forem tomadas mudanças de hábitos e de tratamento adequados.
Deve-se procurar um reumatologista titular da SBR para uma avaliação global do quadro, determinar os fatores desencadeantes e estabelecer uma estratégia personalizada de tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
SMF deve ser avaliada por um especialista em Dor orofacial e DTM! Os pontos gatilhos devem ser desativados com agulhamento Seco com agulhas de acupuntura e mudanças de hábitos! O resultado é excelente
A síndrome dolorosa miofascial pode ser aguda ou crônica. Na maioria das vezes causada por trauma ou sobrecarga da musculatura, com formação de pontos-gatilho (trigger points). Quando pressionados, reproduzem a dor do paciente, geralmente referida em área distante do ponto, com distribuição característica. O tratamento é variável, de acordo com o tipo, intensidade, localização e impacto na vida do paciente. Pode-se tentar desde o tratamento medicamentoso até a infiltração dos pontos, com indicações individualizadas. Os pontos podem ser desativados e só serão reativados se ocorrer a persistência da causa, que deve ser identificada e tratada a fim de evitar recidivas.
Se o quadro doloroso estiver persistindo por mais de 3 meses pode ser que esteja evoluindo com cronificação sim, o principal para evitar esse tipo de evolução é identificar o mais precoce possível o fator desencadeador e assim conseguir tratar diretamente a causa e não as consequências .
A neuromodulação pode ajudar muito nas dores miofasciais. Um médico capacitado nessa modalidade de tratamento pode ajudar muito para resolver o quadro doloroso
A acupuntura pode ser uma excelente alternativa para você! Com ela, conseguimos inativar os pontos gatilho, melhorar a dor crônica e resolver as contraturas. Além disso, ela melhora a qualidade do sono e alivia o estresse, fatores que desencadeiam os sintomas na Síndrome de Dor Miofascial.
A síndrome da dor miofascial pode se tornar crônica se não for tratada corretamente. O tratamento mais eficaz combina intervenções locais (como infiltrações ou dry needling) com reeducação postural, fortalecimento orientado e controle do estresse. Desativar o ponto ajuda — mas não basta: é preciso entender e tratar a causa. Aqui na nossa clínica, utilizamos uma abordagem biopsicossocial integrada para tratar corpo e mente como um todo — e não apenas ‘apagar a dor’. Esse é o caminho para o controle real da dor miofascial. Fico a disposição na clínica TIDOR em
São Bernardo do Campo! Podemos te ajudar !!
São Bernardo do Campo! Podemos te ajudar !!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, sinto muita dor no trapézio superior Oq fazer?
- Sofro de dor na região da nuca há 3 anos,com nódulos no pescoço,q irradia p parte de trás da cabeça.Fui diagnosticada com fibromialgia, mas qnto mais leio menos me identifico.Estou pensando na SDM.Qual é o especialista indicado para possível diagnóstico e tratamento?É comum o erro de diagnóstico?
- Tenho dor miofascial há 4 anos e tenho tido muita dificuldade em encontrar um especialista para indicar uma terapia de neutralização dos TGs. O que os Srs indicaram??? Tenho dores 24 horas e não aguento mais viver assim....
- Sinto muita dor do lado direito nas costas, cervical, cabeça, atrás dos olhos e têmpora, principalmente quando deito. Pode ser Síndrome Dolorosa Miofascial? Qual médico devo procurar?
- Qual a especialidade médica mais adequada para tratar pacientes com dores miofasciais no pescoço, trapézio, escapula e glúteo?
- Tenho dores fortes desde o início da primeira vértebra (ainda dentro da cabeça) até metade das costas do lado esquerdo. O neurologista que identificou ser Miofascial. Mas já passei por fisiatra e ortopedista. Já fiz várias tentativas e as dores não passam: quiropraxia, acumpultura, auriculoterapia. O…
- Tenho muitas dores no pescoço e região das costas.Tenho essa região com muita tensão como se as costas não fosse suportar o peso do pescoço.Fiz tratamento para oclusão com uso de aparelhos. Pode ser dor miofascial?
- Sinto dor no ombro, e essa dor sobe no pescoço e vai até o olho, é uma dor pulsada, latejante, sempre de um lado só, nunca os dois lados.
- A dor miofascial tambem pode causar dores na vertebra da coluna? Tenho bastante contraturas no lado esquerdo e as vertebras da toracica doem quando encosto (na ressonancia nao mostra nenhuma alteraçao)
- Meu marido sofre com dores na região da bacia que irradia para os músculos escritas e da coxa esquerda, já fizemos uma ressonância magnética e não indicou nada anormal. Que especialista podemos procurar
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Síndromes Da Dor Miofascial
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.