Síndromes da dor miofascial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndromes da dor miofascial

Fabrício Dias Assis

Fabrício Dias Assis

Especialista em dor

Campinas

Peterson Xavier

Peterson Xavier

Neurocirurgião, Especialista em dor

Suzano

Izabel Carolina Pacheco Rocha Lima

Izabel Carolina Pacheco Rocha Lima

Anestesiologista, Especialista em dor

Ribeirão Preto

André Ozela

André Ozela

Reumatologista

São Paulo

Randy Marcos

Randy Marcos

Fisioterapeuta, Especialista em dor

João Pessoa

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Perguntas sobre Síndromes da dor miofascial

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Síndromes da dor miofascial

Olá, a síndrome miofascial é decorrente de contraturas na musculatura fazendo bandas de tensão muscular que são dolorosas a palpação desses pontos específicos (pontos gatilhos) e a dor também…

Procurar um Ortopedista especialista em Cirurgia do quadril talvez seja o mais indicado no caso dele!!! O exame físico associado ao exame de imagem correto busca o diagnóstico para o tratamento…

Existem algumas opções para tratamento de dor miofascial , que incluem acupuntura , tratamento medicamentoso e bloqueio anestésico local ou botox . Seria necessária uma avaliação clínica para…

Especialistas falam sobre Síndromes Da Dor Miofascial

Dor miofascial é a causa de dor crônica em um número grande de pacientes. Chegam a simular condições mais graves (ex.: neuropatias). O diagnóstico clínico seguido por infiltrações dos pontos-gatilho trazem alívio.

Manoel Pedro Rodrigues Soares Júnior

Anestesiologista

Teixeira de Freitas


A síndrome miofascial é um quadro de dor muscular numa região do corpo, localizado em um músculo ou grupo muscular, que consiste de uma banda tensa, dolorosa, identificável pela palpação e dentro do qual há uma dor relatada espontaneamente ou a pressão digital. As causas são relacionados ao uso excessivo do músculo ou microtraumas repetitivos. a fisiopatologia é desconhecida. A falta de atividade física também facilita o aparecimento deste quadro. No diagnóstico de história clínica, exame físico e testes musculares são fundamentais. O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar. Fisioterapia, farmacoterapia e vários tratamentos comportamentais são utilizados individualmente.

Otávio Augusto Gomes Da Paz

Reumatologista, Especialista em dor, Internista

Belém do Pará


As dores miofasciais são a principal causa de dor crônica no mundo e muito pouco conhecidas entre os próprios médicos. Tipicamente são os casos de pessoas que já passaram por diversos especialistas, já fizeram diversos exames (ressonancia, tomografia, ultra-sonografia, Raio-X) e ninguém descobre a origem da dor. Esses casos frequentemente tem um componente miofascial. De maneira muito resumida e simplista, pode-se entender a dor miofascial como um "nó" no músculo que não permite que ele relaxe (pelo menos parte do músculo). A dor é difícil de descrever; normalmente eu digo que é uma dor cansada, pesada, que não dá tregua. A melhor forma de tratamento é o Agulhamento Seco.

Alexandre Fortes

Médico de família, Terapeuta complementar


Dor Miofascial se caracteriza pela presença de nódulos dolorosos nos músculos. Ocorrem principalmente na região do trapézio, entre os ombros e o pescoço. Entretanto podem estar presentes em qualquer músculo do corpo. Está presente em até 80% dos pacientes de dor crônica. O tratamento deve sempre ser realizado por equipe multidisciplinar pois são necessárias medidas de diferentes profissionais como médicos especialistas em dor, fisioterapeutas e educadores físicos. Profissionais de saúde mental também podem ser necessários. Tratamentos Avançados: - TRT: Target radiofrequency Terapy - ESWT - Extracorporeal ShockWave terapy - Inativação de pontos-gatilho guiados por US.

Carlos Gropen

Especialista em dor, Internista

Brasília


A função principal do músculo no corpo humano é a realização de movimento. O músculo pode ser acometido por diferentes patologias como inflamação (miosites), degeneração (miopatias), dores (mialgias), traumas ( contusão, distensão e rupturas), e cãibras por exemplo. Mas o mais comum dos acometimentos é a dor miofascial. É condição mais frequente de consulta (20% em ortopedia). É causa mais comum de falta ao trabalho o que gera muito sofrimento. Ocorre em pessoas totalmente sadias e sem história prévia de doença. A característica principal é dor localizada em determinado ponto do músculo ( doutor dói aqui). Na coluna lombar também é conhecida como Pseudociatalgia.

Renato Simionatto E Silva

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Quais profissionais tratam Síndromes da dor miofascial?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.