Síndromes da dor miofascial - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - síndromes da dor miofascial
Perguntas sobre Síndromes da dor miofascial
Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Síndromes da dor miofascial
Dr. Robson Prudêncio Silva Lima
Especialista em dor, Neurocirurgião, Neurologista
São José dos Campos
Especialistas falam sobre Síndromes Da Dor Miofascial
Dor miofascial é a causa de dor crônica em um número grande de pacientes. Chegam a simular condições mais graves (ex.: neuropatias). O diagnóstico clínico seguido por infiltrações dos pontos-gatilho trazem alívio.
A síndrome miofascial é um quadro de dor muscular numa região do corpo, localizado em um músculo ou grupo muscular, que consiste de uma banda tensa, dolorosa, identificável pela palpação e dentro do qual há uma dor relatada espontaneamente ou a pressão digital.
As causas são relacionados ao uso excessivo do músculo ou microtraumas repetitivos. a fisiopatologia é desconhecida. A falta de atividade física também facilita o aparecimento deste quadro.
No diagnóstico de história clínica, exame físico e testes musculares são fundamentais.
O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar. Fisioterapia, farmacoterapia e vários tratamentos comportamentais são utilizados individualmente.
As dores miofasciais são a principal causa de dor crônica no mundo e muito pouco conhecidas entre os próprios médicos. Tipicamente são os casos de pessoas que já passaram por diversos especialistas, já fizeram diversos exames (ressonancia, tomografia, ultra-sonografia, Raio-X) e ninguém descobre a origem da dor. Esses casos frequentemente tem um componente miofascial.
De maneira muito resumida e simplista, pode-se entender a dor miofascial como um "nó" no músculo que não permite que ele relaxe (pelo menos parte do músculo). A dor é difícil de descrever; normalmente eu digo que é uma dor cansada, pesada, que não dá tregua. A melhor forma de tratamento é o Agulhamento Seco.
Alexandre Fortes
Médico de família, Terapeuta complementar
Dor Miofascial se caracteriza pela presença de nódulos dolorosos nos músculos. Ocorrem principalmente na região do trapézio, entre os ombros e o pescoço. Entretanto podem estar presentes em qualquer músculo do corpo.
Está presente em até 80% dos pacientes de dor crônica.
O tratamento deve sempre ser realizado por equipe multidisciplinar pois são necessárias medidas de diferentes profissionais como médicos especialistas em dor, fisioterapeutas e educadores físicos.
Profissionais de saúde mental também podem ser necessários.
Tratamentos Avançados:
- TRT: Target radiofrequency Terapy
- ESWT - Extracorporeal ShockWave terapy
- Inativação de pontos-gatilho guiados por US.
A função principal do músculo no corpo humano é a realização de movimento. O músculo pode ser acometido por diferentes patologias como inflamação (miosites), degeneração (miopatias), dores (mialgias), traumas ( contusão, distensão e rupturas), e cãibras por exemplo. Mas o mais comum dos acometimentos é a dor miofascial.
É condição mais frequente de consulta (20% em ortopedia).
É causa mais comum de falta ao trabalho o que gera muito sofrimento.
Ocorre em pessoas totalmente sadias e sem história prévia de doença.
A característica principal é dor localizada em determinado ponto do músculo ( doutor dói aqui).
Na coluna lombar também é conhecida como Pseudociatalgia.
Quais profissionais tratam Síndromes da dor miofascial?
Síndromes Da Dor Miofascial por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.