Gostaria de saber se a síndrome da dor miofascial é crônica? Qual o tratamento mais eficaz para os

4 respostas
Gostaria de saber se a síndrome da dor miofascial é crônica? Qual o tratamento mais eficaz para os pontos de gatilho (da síndrome da dor miofascial)? Uma vez desativados os pontos, eles continuam lá, e muitas vezes fortalecer a musculatura os reativa... O que pode realmente ser feito?
A dor, produto final da chamada síndrome miofascial, pode ser aguda ou crÔnica, esta classificação dependerá somente do tempo de existência da dor.
Os tratamentos variam de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente, logo avaliação individual é imprescindível pois a conduta terapêutica deve ser personalizada.
Os pontos desaparecem, mas os músculos continuam lá, podendo gerar novos quadros se não forem tomadas mudanças de hábitos e de tratamento adequados.
Deve-se procurar um reumatologista titular da SBR para uma avaliação global do quadro, determinar os fatores desencadeantes e estabelecer uma estratégia personalizada de tratamento.

SMF deve ser avaliada por um especialista em Dor orofacial e DTM! Os pontos gatilhos devem ser desativados com agulhamento Seco com agulhas de acupuntura e mudanças de hábitos! O resultado é excelente
A síndrome dolorosa miofascial pode ser aguda ou crônica. Na maioria das vezes causada por trauma ou sobrecarga da musculatura, com formação de pontos-gatilho (trigger points). Quando pressionados, reproduzem a dor do paciente, geralmente referida em área distante do ponto, com distribuição característica. O tratamento é variável, de acordo com o tipo, intensidade, localização e impacto na vida do paciente. Pode-se tentar desde o tratamento medicamentoso até a infiltração dos pontos, com indicações individualizadas. Os pontos podem ser desativados e só serão reativados se ocorrer a persistência da causa, que deve ser identificada e tratada a fim de evitar recidivas.
Se o quadro doloroso estiver persistindo por mais de 3 meses pode ser que esteja evoluindo com cronificação sim, o principal para evitar esse tipo de evolução é identificar o mais precoce possível o fator desencadeador e assim conseguir tratar diretamente a causa e não as consequências .