Gostaria de saber se ansiedade interfere com arritmia ou qualquer outro problema no coração,fiz um e

4 respostas
Gostaria de saber se ansiedade interfere com arritmia ou qualquer outro problema no coração,fiz um eletro e deu alteracao no ramo direito do coração, isso é normal ?
Dra. Adriana Silveira Gatti
Generalista
Belo Horizonte
Boa tarde!
A ansiedade pode se manifestar de diversas formas dentre elas estão os sintomas físicos. Então, o paciente pode apresentar taquicardia, dispneia (falta de ar), dores difusas etc. Mas ela não provoca lesões em órgãos como bloqueio de ramo, se este for o seu caso. Te oriento a procurar ajuda especializada cardiológica para avaliação cardíaca detalhada e um psiquiatra para tratar a ansiedade.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Dra. Adriana S. Gatti.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andréia Soares
Psiquiatra
Belo Horizonte
A ansiedade quando não tratada, pode causar diversos sintomas físicos, como tontura, dormências, falta de ar e palpitação.
mas não causa comorbidades cardiovasculares como lesões cardíacas, então procure a ajuda de especialistas (cardiologista e psiquiatra).
Ansiedade pode fazer seu coração bater mais rápido, e isso pode fazer aparecer alterações cardíacas que antes não apareciam.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, a ansiedade pode interferir diretamente no coração. Durante uma crise de ansiedade ou pânico, é comum haver sintomas como taquicardia (coração acelerado), palpitações, sensação de aperto no peito e até falta de ar. Esses sintomas, embora não sejam causados por uma doença cardíaca em si, podem sim desencadear ou agravar arritmias, especialmente se a pessoa já tem uma predisposição.

Sobre a alteração no ramo direito do coração — provavelmente você está se referindo a um bloqueio de ramo direito detectado no eletrocardiograma. Em muitos casos, essa alteração pode ser benigna e não trazer nenhuma consequência, especialmente se não estiver associada a outros sinais ou sintomas clínicos e se a função do coração estiver preservada. Mas também pode ser um sinal de alerta em algumas situações, como em pessoas com histórico de problemas cardíacos, pressão alta ou uso de determinados medicamentos.

Por isso, é muito importante que esse achado seja avaliado por um cardiologista, que poderá solicitar exames complementares como ecocardiograma ou teste de esforço, se necessário, para entender melhor se essa alteração tem relevância clínica no seu caso.

Se você tiver ansiedade, vale reforçar que ela não é "coisa da sua cabeça", e sim uma condição médica que merece atenção. Tratar a ansiedade corretamente também ajuda a proteger o coração. Se quiser conversar mais sobre isso ou buscar ajuda psiquiátrica, estou à disposição com acolhimento e responsabilidade. Você merece cuidado integral.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3062 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.