Gostaria de saber se caso o homeschooling funciona de forma melhor do que a escola em si ou se caso

14 respostas
Gostaria de saber se caso o homeschooling funciona de forma melhor do que a escola em si ou se caso isso seria uma forma de deixá-la reclusa e isolada da sociedade
Olá!
É necessário entender primeiramente qual a função/objetivo do homeschooling. Segundamente, compreender que o ambiente escolar é muito rico em diversidades, pois é um convívio social intenso que favorece o desenvolvimento de repertórios comportamentais importantes como lidar com o diferente, respeitar regras e hierarquias, favorece o autoconhecimento na convivência com outras pessoas, a exposição a novos desafios.

Olá! Ambas tem suas funções e disfunções, aprender em casa a criança tem total atenção podendo produzir mais e minimiza o bullying. Já a escola tem diversos papéis na formação do indivíduo que não se limitam ao ensino dos conteúdos. O ambiente escolar é fundamental para a socialização, a escola vai muito além das provas e avaliações. Ela os expõe mais ao que a vida pode propiciar em vários âmbitos. Espero ter contribuído contigo, forte abraço!
Olá! Ao se adotar o homeschooling, é importante garantir que a criança não seja privada do importante contato com outras crianças e adultos que podem participar da formação e desenvolvimento dela. Isso porque o convívio social na escola permite o contato com as diferenças, com outras formas de ver o mundo, com a necessidade de dividir, negociar e lidar com frustrações que são experiências importantes para o crescimento individual.
Primeiramente seria interessante entender qual é idade da estudante, qual o motivo da escolha e o tempo de permanência nessa modalidade home. Vários fatores precisam ser levados em consideração quanto a tomar essa decisão, pois a escola presencial está para além do ensino metodológico. É nesse ambiente que será construído boa parte do repertório que futuramente será o alicerce para a vida adulta. Outro fator que deve ser levado em consideração é o tempo de exposição a telas( caso a estudante seja exposta). O tempo de telas tem sido foco de vários estudos científicos e hoje a sociedade brasileira de pediatria faz a baliza do tempo de tela em que uma criança podem ficar exposta. Seria interessante uma investigação mais profunda sobre o caso para avaliar se essa é realmente uma escolha que irá beneficiar a estudante.
Olá, tudo bem? Em si a escola é um ambiente projetado para ensino e socialização do indivíduo no início da vida até sua idade adulta (jovem adulto digamos assim). É um local onde se desenvolve uma série de comportamento sociais, bem como outras noções de convivência importantes na sociedade, além de claro pensar que o ensino é ministrado por um profissional que é instruído e ensinado a metodologia de ensino vigente e qualificada para o aluno. Normalmente o homeschooling vai ter prejuízos em alguns setores sociais do indivíduo bem como a qualidade da metodologia do ensino escolhido pelo instrutor ( normalmente é alguém da família) também é inferior. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Se o intuito é afastar do convívio da outras crianças para protegê-la é um tanto arriscado. A escola é primeira forma de convívio social da criança, lá ela não apenas precisa aprender, mas aprender a seguir regras, desenvolver habilidades sociais, lidar com o mais variado tipo de personalidade e a partir daí entender aonde ela se encaixa no mundo. É um ambiente onde não poderemos interferir, pode ser que ela sofra bullying ou apresente divergências no convívio, e isso é algo comum no convívio de crianças, afinal, elas são mais impulsivas, mais emocionais e estão desenvolvendo suas próprias ferramentas de defesa.
Oiii, tudo bem ?
Achei muito interessante a sua pergunta.
Como podemos analisar se um método funciona ou não, para uma criança? Tudo depende de como ela corresponde a ele.
Como também, o que cada método pode promover ou restringir para cada pessoa. Como no caso, do contato social que você trouxe na pergunta. E o que pode ser feito ?
Sugiro o acompanhamento com especialistas como médicos, psicólogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, entre outros, para analisar o desenvolvimento e adaptação da criança diante esses métodos que ela pode ser inserida. Como também, o convivo em ambientes sociais para ter a possibilidade de desenvolver habilidades sociais e emocionais.

Espero ter ajudado. Obrigada.
Olá!
Geralmente a educação escolar é um trabalho feito de uma maneira muito melhor por profissionais. Para além da sociabilidade, tem a questão da qualidade e de se a criança/adolescente estaria recebendo os conteúdos necessários, pelo menos os que são entendidos como básicos e obrigatórios. Não é impossível, mas para além de existirem as condições da parte de quem ensina, a estrutura, os conteúdos, a intensidade, etc, também está a questão de se a criança/adolescente tem condições para ser escolarizada dessa forma. Isso também só pode ser avaliado por profissionais.
Boa sorte!
Utilizar o homeschooling como uma alternativa para não deixar de ter aula (por motivo de força maior) é algo bastante positivo, agora se você tem outras oportunidades e faz uso exclusivo dessa modalidade de apredizado, pode ocasionar uma série de problemas futuros ligados a socialização.
A eficácia do homeschooling (ensino doméstico) pode variar muito de acordo com a criança, os pais e as circunstâncias. Algumas famílias acham o homeschooling uma maneira eficaz e gratificante de educar seus filhos, enquanto outras podem encontrar desafios. Aqui estão alguns prós e contras para considerar:

Prós do homeschooling:

1. Personalização: O homeschooling permite um ambiente de aprendizado personalizado, onde as instruções e o ritmo de aprendizado podem ser adaptados às necessidades e interesses individuais da criança.

2. Flexibilidade: Ele oferece flexibilidade em termos de horário e estrutura de aprendizado.

3. Vínculo Familiar: Pode proporcionar mais tempo de qualidade em família e fortalecer os laços familiares.

Contras do homeschooling:

1. Socialização: Sem a interação diária com os colegas que uma escola tradicional oferece, as crianças em homeschooling podem perder oportunidades de desenvolver habilidades sociais e fazer amigos. No entanto, isso pode ser contornado com a participação em atividades extracurriculares, clubes esportivos, grupos de estudo locais, etc.

2. Demanda de tempo: O ensino doméstico pode ser uma tarefa exigente em tempo e requer um compromisso substancial dos pais.

3. Recursos: Nem todos os pais têm os recursos ou habilidades necessárias para ensinar todas as matérias efetivamente.

Finalmente, é importante lembrar que a escolha entre o homeschooling e a escola tradicional não é necessariamente definitiva. Muitas famílias experimentam ambos os métodos em diferentes momentos da vida de seus filhos. Entender as necessidades e personalidade únicas do seu filho pode ajudar a determinar a melhor opção para ele.
Olá! O Homeschooling - que pode ser definido simplificadamente como um projeto de educação domiciliar – faz com que pensemos de forma mais demorada sobre papel da escola. Nela, conceitos como compromisso, assiduidade, autoavaliação, inclusão, cidadania, cultura, pertencimento, entre tantos outros são trabalhados diariamente. Para muito além das disciplinas básicas, existem lições a serem aprendidas – que provavelmente não estão contidas em livros didáticos. Desse modo, o Homeschooling, em si, não é prejudicial ou benéfico. Caso os cuidadores sejam adeptos dele em paralelo às atividades escolares, acredito que as crianças serão duplamente beneficiadas. O risco que corremos é de cairmos no reducionismo ao acreditar que reproduzindo conteúdos programáticos estamos dando conta de toda a complexa área do desenvolvimento - relacional, social, afetivo, intelectual e cognitivo - tal como realmente acontece no espaço escolar. E isso, claramente, não seria real.
O ensino domiciliar (ensino doméstico) é um tópico complexo e sua eficácia depende de vários fatores, incluindo as necessidades individuais da criança, o ambiente de ensino em casa e a abordagem educacional aplicada. Pode funcionar bem para algumas famílias, oferecendo flexibilidade e personalização do currículo de acordo com os interesses e ritmos de aprendizagem da criança.

Porém, também é importante considerar o aspecto social. A escola não é apenas um local de aprendizagem acadêmica, mas também onde as crianças têm a oportunidade de interagir com colegas, desenvolver habilidades sociais, aprender a lidar com diferentes perspectivas e diversidades, e participar de atividades extracurriculares.

Ao optar pelo ensino domiciliar, é fundamental criar oportunidades para que a criança participe de atividades sociais, esportivas e culturais fora de casa, de modo a evitar o isolamento social. A interação com outras crianças e adultos em diferentes contextos é valiosa para o desenvolvimento emocional e social.

A decisão de escolher entre ensino domiciliar e escola convencional deve ser ponderada e baseada nas necessidades e valores da família, buscando sempre o equilíbrio entre a educação acadêmica e o desenvolvimento social da criança.
De onde tu estás falando?
Eu considero o homeschooling tão importante quanto uma educação fornecido em um ambinte institucional como escola. Em ambas situações há vantagens e desvantagens. Na primeira opção, pode haver maior dedicação de um adulto ensinando a criança e observando melhor suas potencialidades e dificuldades, no entanto há menos estimulos que também são necessarios para o desenvolvimento da criança se comparado a um ambiente escolar, como o convivio com outras crianças, diversos tipos de limites que são fundamentais neste momento. Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!