Gostaria de saber se médico clínico segue um padrão de referência para os valores de TSH. Porque fiz

2 respostas
Gostaria de saber se médico clínico segue um padrão de referência para os valores de TSH. Porque fiz o exame para verificar alterações, de acordo com os valores que estava nos exames do laboratório meu resultado de 4,36 estava dentro da faixa apresentada, mesmo assim a médica ajustou meu remédio de levotiroxina de 25mg para 50mg. Isso é comum? Ela disse q o esperado era até 4,0. Mas no exame a referência do laboratório estava até 4,78? Como estou sem endocrinologia fiquei na dúvida.
Dra. Bruna Ferolla
Endocrinologista
São Paulo
Ola,

Os valores de referência dos hormônios variam de acordo com o kit utilizado pelo laboratório e a meta de tratamento deve ser manter o TSH dentro da faixa de referência do laboratório.
Cuide da sua alteração tireoidiana com a endocrinologista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para a maior parte dos pacientes, podemos seguir a faixa de normalidade fornecida pelo laboratório. Existem alguns casos, como em gestantes ou mulheres que pretendem engravidar, que faixas mais baixas de TSH são usadas como alvo. Pelo contrário, em idosos, temos a tendência a tolerar valores mais altos, devido às condições corporais da pessoa que comportam uma tireóide ´um pouco mais lenta´. Os hormônios tireoidianos são muito importantes para o organismo e sua dosagem precisa ser o mais exata possível. É extremamente desaconselhável o uso de formulações manipuladas para tratar o hipotireoidismo e as mudanças de dose sevem mais brandas, com acréscimos de 12,5 mcg de cada vez, preferencialmente. No seu caso, caso fosse indicado o aumento, eu aumentaria para 37,5 mcg.

Especialistas

Olga de Castro Dytz

Olga de Castro Dytz

Endocrinologista

Brasília

Leônidas Tavares

Leônidas Tavares

Endocrinologista

Itaperuna

Fernanda Braga

Fernanda Braga

Endocrinologista

Goiânia

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Giulianna Pansera

Giulianna Pansera

Médico clínico geral

São Paulo

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 860 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.