Gostaria de saber sobre as fobias específicas, li um artigo dizendo que elas ocorrem em uma tentativ

22 respostas
Gostaria de saber sobre as fobias específicas, li um artigo dizendo que elas ocorrem em uma tentativa da mente de reprimir desejos obscuros de violência que podem levar a uma punição retaliadora, deixando assim o psicológico ansioso que leva a criar uma defesa que reprime tais impulsos fortemente, e a consequência seriam as fobias. Isso procede? Poderiam explicar melhor sobre isso? Muito obrigada!
Olá! Aconselho você a procurar um profissional da saúde mental que possa avaliar a sua situação, precisamos entender que cada sujeito é único e os diagnósticos eles precisam de uma avaliação adequada e com um profissional qualificado. De forma geral, diagnósticos tem como objetivo levantar critérios que sejam importantes para o diálogo profissional, pesquisa e estudo sobre condutas medicamentosas, mas em nível subjetivo qualquer tipo de sofrimento é legítimo e digno de ser acolhido e cuidado, portanto procure um psicólogo que possa fazer a sua escuta inicial e dê as orientações adequadas sobre o seu caso específicamente.

Abraços! Me coloco disponível para lhe auxiliar na sua demanda.

Olá, as fobias possuem diversas causam e não estão obrigatoriamente ligadas a desejos obscuros de violência. Todos nós temos diversos conteúdos que são reprimidos, ou recalcados, durante nossa vida que levam consequências para a nossa vida subjetiva. Dentro da psicanálise, não se pensa em um psicológico que "fica ansioso" mas sim, o Eu busca direcionar os desejos não possíveis de serem alcançados (que, novamente, não necessariamente são desejos obscuros de violência) e disto, surge sintomas psicossomáticos, fobias, e etc. É importante compreender que cada sujeito é único, e não é possível falar de uma aspecto em comum para todos.
Conforme as respostas anteriores, reafirmo que cada ser humano é único. As causas psicológicas e a compreensão como um todo das as fobias especificas podem ser enxergadas de formas distintas, conforme a teoria psicológica adotada por cada um. No entanto, em todos os casos se faz necessário conhecer a história e personalidade do paciente. Artigos podem ser bastante elucidativos as vezes, mas não substituem a eventual necessidade de tratamento e da responsabilidade da autorreflexão implicada neste processo. Espero ter ajudado!
As fobias não necessariamente estão ligadas a desejos obscuros de violência. Não se sabe exatamente quais são as causas. Algumas vertentes relacionam este quadro com a possibilidade da pessoa ter vivenciado traumas e situações difíceis na infância, ou durante seu amadurecimento, que tenham refletido nessa condição psicológica. Requer tratamento, e um profissional pode auxiliar a esclarecer a causa, já que cada indivíduo é único e tem sua própria história.
Quando se trata de emoções, principalmente as reprimidas e mais antigas, é difícil precisar ou rotular a uma única causa ou situação. Cada fobia tem um porquê, um início, uma configuração específica, a qual levará o indivíduo a manifestar determinados comportamentos. Cada caso tem que ser analisado com singularidade para ser tratado com a devida atenção e estratégia.
Não necessariamente,talvez esse tipo de explicação possa se relacionar a fobias que surgem sem causa aparente,porém como outros colegas já disseram,cada pessoa é única,e precisamos avaliar o que pode ter causado a sua fobia e trata-la com técnicas psicológicas adequadas a seu caso! Fico a disposição!
Olá! Colocar um sintoma advindo de uma só causa é uma forma de reduzir a diversidade que cada ser humano representa. Também responde a uma leitura se isto, então aquilo, de causa e efeito. Na prática clínica esta forma de ler os sintomas pouco ajudam pois cada paciente tem uma história e fatores psíquicos únicos que constroem o sintoma, mesmo que muito semelhante ao de outra pessoa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, o que vc leu tem casos que procedem, mas na psicanálise entendemos que os quadros fóbicos se tornam mecanismo de defesa e proteção de questões que não estão prontas para serem trabalhadas, outras fazem parte de um quadro agudo de ansiedade, então o ideal seria saber a demanda, escutar o paciente e saber qual a relação da fobia com a questão da pessoa.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Fobias podem acontecer por diversos motivos, portanto o melhor a fazer é você procurar um psicólogo para uma avaliação mais detalhada do seu caso.
Na psicologia junguiana o medo fóbico é uma emoção que pode ser projetada nos mais diferentes objetos e não se busca a causa propriamente dita, mas a serviço de quê essas fobias prejudicam a qualidade de vida do indivíduo e que teria que faze-lo buscar o contato perdido consigo mesmo! As fobias (medos patológicos) são irracionais e suas razões provavelmente estão no inconsciente. Uma boa psicoterapia irá buscar o que está por trás dessas fobias, quais complexos afetivos estão dominando a psique do indivíduo e consequentemente reduzir a força da fobia resultando na integração de aspectos sombrios que estavam no inconsciente!
Olá!
Seria muito precipitado afirmar que a fobia seria consequência de desejos reprimidos.
Cada indivíduo lida com estas questões de formas diferentes.
Sugiro que você procure um tratamento psicoterápico.
Um abraço!
Parece que as fobias estão te atormentando muito. Já existem em você e são transformadas em conteúdo presente. Melhor conversar sobre o conteúdo delas.Fobias podem mesmo causar muito medo e serem paralisantes, causando ansiedade. Elas atrapalham.Melhor conversarmos sobre elas . Procure ajuda de uma psicóloga.Não fique sozinho.
As fobias podem ter diversas causas e não necessariamente estão atreladas a episódios anteriores de violência ou agressão. As fobias são caracterizadas por um movimento de ansiedade. Recomendo que procure ajuda psicológica para uma melhor avaliação.
Creio que você se refere a uma visão psicanalítica das fobias. Certo é que, conforme esclarecido pelos demais colegas, nem sempre uma fobia está ligada a um conteúdo inconsciente, porém, pode-se encontrar casos em que isso aconteça. O ideal é procurar por um profissional que atue na psicanálise para avaliar melhor o seu questionamento no caso concreto. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Fobia específica. Medo de algo específico. Ponto. Tratamento específico focado no medo.
Olá,
Não podemos afirmar que os transtornos fóbicos advém de uma só causa. Há muitos aspectos que precisam ser avaliados. A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar, se for o caso.
abs
Olá
As fobias específicas envolvem ansiedade diante de um objeto ou situação específica. Seu significado para cada paciente vai depender de uma escuta psicológica adequada, para que se possa manejar e trabalhar os sintomas.
Olá. Eu imagino o quanto você deve estar angustiada querendo obter respostas e entender o que causa a fobia, mas, acredite, mais importante do que saber a causa é saber que há tratamento. Atualmente a Terapia Cognitivo Comportamental é o tipo de terapia com maior comprovação, no que tange a eficiência e a eficácia. Busque um Terapeuta de sua confiança para uma avaliação, compreensão do seu quadro e acompanhamento adequado. Um forte abraço. Fique bem
Fobia é medo, sendo este intenso e irracional. De um modo geral acompanhado de ansiedade podendo chegar ao pânico. São conteúdo insconsciente que de um modo geral foram deslocados de sua origem, podendo ser medo da morte, medos de momentos específicos como a fase da castração, traumas da vida intrauterina ou do parto, que é comumente chamado de matriz perinatal. Medo intenso de sofrer algum tipo de violência ou idéia fantasiosa de sofrer alguma violência, podendo ou não envolver o sentimento de culpa. Pode ser algo que para um adulto não signifique nada, mas para uma criança, que não tem o cérebro, a inteligência totalmente amadurecido fique como uma experiência mal compreendida e significada. Ou um adulto que passa período prolongado de stress, tendo muito desgaste físico e alguma questão de perfeccionismo ou controle, ser pego por uma situação desafiadora e desenvolver uma fobia. É muito importante no que tange ao alívio deste sofrimento que ele seja particularizado e individualizado não só para se saber suas causas mas seu caminho de cura. Felicidades!
Seria interessante compartilhar qual o artigo em si que tu leste com essas informações para que pudessemos avaliar e lhe responder adequadamente. - Porém, me leva a crer que estas informações são referentes a fobias relacionadas a algum diagnóstico específico, provavelmente relacionado a alguma psicose; e NÃO a fobia no geral, que possuem diversas possibilidades de influências para seu desencadeamento.
Olá! Você encontrou um trecho de texto sobre o assunto. é muito vasta a produção de conhecimento a respeito de saúde mental. Não podemos afirmar nunca que um sintoma tenha origem idêntica para toda pessoa, isso seria um erro grave. As fobias específicas podem ser entendidas à luz da psicanálise, com conteúdo parecido com o que você leu, mas não necessariamente com esse tipo de especificidade. Outras teorias psicológicas dão explicações que complementam essa, e são igualmente válidas. Porém, tratar o transtorno é o foco, independente desta explicação tão específica e complexa. Não se assuste, não tome isso pra si. Há muitas terapias psicológicas disponíveis para tratar as fobias específicas, o importante é você ter um processo psicoterapêutico. Abraço.
Boa noite. Como mencionado por alguns colegas acima, cada ser humano é único. As fobias específicas possuem causas multifatoriais. Dentro da terapia cognitivo-comportamental, é muito importante identificar os comportamentos gatilho para, o inicio de uma fobia e nesse sentido toda fobia têm um comportamento gatilho ou em outras palavras uma situação que desencadeia o problema; Cada fobia leva o sujeito a se comportar de determinada maneira e é nesse sentido que é muito importante analisar de forma única cada caso e cada paciente para que seja estabelecido um bom plano de tratamento. Fico à disposição para o que precisar.
Cuide-se! Abraços, Fernanda.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!