Gostaria muito de saber em que consiste a avaliação neuropsicológica; quais ferramentas são usadas

23 respostas
Gostaria muito de saber em que consiste a avaliação neuropsicológica; quais ferramentas são usadas na avaliação. Tenho interesse em fazer uma avaliação neuropsicológica no meu filho de 14 anos, que poderá sofrer do transtorno TDAH.
Alguns pais comparecem ao meu consultório sempre com diagnósticos voltados para TDAH onde, nem sempre são, de fato o Transtorno em si.
A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento que visa investigar funções cognitivas e práxicas dos pacientes, buscando orientar à cerca dos distúrbios de atenção,sensopercepção, gnosias, abstração, capacidade de racioncínio, etc.
No caso do TDAH, a avaliação neuropsicológica permitirá diferenciação de um distúrbio de atenção secundário apenas a ansiedade, nervosismo e preocupações, além de estimar a intensidade do problema e permitir, em exames sucessivos, o resultado do tratamento, tais exames são feitos através de testes Neuropsicológicos, no caso dos Psicólogos.
Lembrando que se faz importante a busca por um Neuropediatra, afinal os tratamentos que ocorrem concomitantemente possuem mais chances de sucesso para se um obter um diagnóstico claro.

A avaliação neuropsicológica consiste em uma bateria de testes específicos, demonstrar as habilidades e déficits do indivíduo, caso a pessoa tenha TDHA, os resultados ficam bastante explícitos, podendo auxiliar o médico quanto a conduta, além de propor o encaminhamento necessário para auxiliar os estudos e condutas em seu dia a dia.
Fico a disposição;
Gd abraço,
Denise
A avaliação neuropsicológica utiliza testes que consistem em verificar a cognição do paciente. Através dessas ferramentas e das informações coletadas com o paciente o profissional consegue identificar qual área cognitiva está com déficit. A avaliação neuropsicologia auxilia na conduta médica e na conduta terapêutica.
É interessante passar também por uma avaliação com o neurologista para verificar a necessidade de exames de imagem.
Olá,

A avaliação neuropsicológica consiste na investigação minuciosa que correlaciona as funções cognitivas (atenção, percepção, memória, funções executivas, etc.) com o comportamento, emoções e vida social do sujeito. Ela é realizada através de técnicas e testes psicológicos e neuropsicológicos buscando as funções cognitivas que estão preservadas e comprometidas para apartir disso intervir. É importante e eficaz tanto no diagnóstico como no tratamento do TDAH.

Abraços
Avaliação Neuropsicológica significa avaliar as funções cognitivas como, atenção, memória, aprendizagem, linguagem, funções executivas além do uso de escalas para avaliar o estado de ansiedade, estado de humo e comportamento. Ou seja, identifica funções que se encontram dentro do esperado ou normais e as comprometidas em grau de leve moderado ou grave.
Atualmente fundamental para diagnóstico é tratado Tdah e outros transtornos.
A avaliação Neuro consiste em avaliar a atenção, memória, funções executivas orientada para um objetivo, flexibilidade, planejamento, habilidades cognitivas, sociais e personalidade. Ela auxilia no diagnóstico de TDA, TDAH, ALZHEIMER, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, RETARDO MENTAL, DEFININDO O QI E TAMBÉM PARA DETECTAR AS ALTAS HABILIDADES COMO SUPERDOTADOS.
A Neuropsicologia é uma especialização que visa estudar a interface entre o cérebro e o comportamento humano. A avaliação Neuropsicologica não tem a ver com o que o colega citou acima, mas sim com objetivo de avaliar as funções nervosas superiores ou funções psicológicas como atenção, memória, pensamento, etc encontrar os pontos fortes e fracos do sujeito para então planejar um programa que visa atender as necessidades, ou em processo de reabilitação ( teve a função e perdeu) ou habilitação ( não desenvolveu) essas funções. O controle de impulsos, hiperatividade e a atenção estão intimimamente relacionadas com o TDAH. Portanto, antes de avaliar o comprometimento dessas funções ou como estão influenciando na dinâmica da personalidade e na vida em si do sujeito, será de extrema importância uma avaliação para orientar e direcionar o tratamento . Procure um psicólogo especialista em
Neuropsicologia e um Neuropediatra para um tratamento mais efetivo.
Á disposição
A avaliação neuropsicológica é diferente da avaliação psicológica no que ela visa a indentificar danos cerebrais que podem ter acontecidos seja por acidentes vasculares cerebrais ou outros acidentes que atingiram o cérebro fisicamente (de carro, do trabalho, etc.). As funções testadas são aquelas cujo processo dentro do cérebro está bem localizado e conhecido. Por exemplo, uma pessoa que só vê tudo que está ao lado direito do que ela vê e nada do que está no lado esquerdo.

O TDAH tem nada a ver com isto. A avaliação neuropsicológica não dá resultados com respeito a comportamentos que percebemos como difíceis mas ainda humanos. Pois não conhecemo so seu lado neuronal. Os testes psicológicos preprarados para isto tem nada de neuronal, não se referm ao cérebro, só ao comportamento.

Recomendo não confundir os dois métodos, o psicológico e o neuropsicológico. Os métodos psicológicos comuns náo tem nada de "neuro ..."! As vezes se fala assim para parecer mais científico.
A avaliação neuropsicológica nada mais é do que uma avaliação psicológica. Toda avaliação psicológica deve ser realizada por um especialista na temática procurada, ou seja, além de conhecer os instrumentos utilizados (testes) o profissional deve conhecer profundamente a psicopatologia que está investigando para poder cruzar as informações. Em se tratando da avaliação do TDAH, mundialmente, é indicado que se realize uma avaliação multidisciplinar com médico (que solicitará diversos exames), com o psicólogo (que aplicará testes, entrevistas estruturas e outros) e dependendo da queixa precisará da avaliação de outros profissionais (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e outros). Somente após passar por toda essa avaliação criteriosa o profissional poderá fechar o diagnóstico corretamente. Boa sorte.
O diagnóstico de TDAH é realizado através avaliação clínica . Ninguém adquiri o transtorno, pois é neurobiologico. Hereditário. Não é aprendido. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a mais indicada, segundo OMS. Sempre acompanhado do tratamento médico
A avaliação em casos de TDHA inclui aplicação de testes psicológicos além de sessões psicoterápicas onde o paciente é avaliado através de uma anamnese, histórico, episódios e fatos trazidos pela família e pelo paciente. Importante também avaliação de um Neuropediatra para chegar a um diagnostico mais assertivo. Se precisar de mais informações estou a disposição. Abs.
Existem testes psicológicos que revelam este tipo de transtorno, sem necessariamente passar por uma avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica utiliza testes cognitivos para mapear o padrão de funcionamento das principais funções cognitivas como inteligência, linguagem, atenção, memória, funções executivas, controle emocional, ansiedade, depressão, etc.. para auxiliar no diagnóstico de uma hipótese diagnóstica ou diagnóstico diferencial.
A avaliação neuropsicológica utiliza testes psicológicos padronizados voltados para cognição para avaliar se o paciente está com suas funções cognitivas dentro do esperado. É de extrema importância ressaltar que o raciocínio clínico é o que norteia um diagnóstico neuropsicológico que, como já comentado por outros profissionais, é feito para um diagnóstico diferencial. Neste sentido, o profissional deve utilizar um protocolo que atenda as necessidades de avaliação do seu filho, incluindo também uma anamnese completa. Se o seu filho está com suspeita de TDAH é super indicado fazer este tipo de avaliação, pois o TDAH pode disfarçar outras questões, ou seja, seu filho pode fazer um tratamento desnecessário que não o ajudará. Espero ter ajudado. Abraços!
Uma boa avaliação psicodiagnóstica também pode avaliar e eliminar hipóteses deste transtorno , bem como identificar outros possíveis acometimentos que possam estar ou não em primeiro lugar para o tratamento diagnosticado.
A avaliação neuropsicológica visa avaliar as funções cognitivas do paciente no momento. Conforme a demanda inicial testes são aplicados, bem como entrevista, e anamnese, onde se tem dados importantes sobre a história de vida do paciente, que contribuirão para a elaboração da hipótese diagnóstica e/ou diagnóstico diferencial, este último realizado pelo médico responsável. Lembrando que a observação clínica também faz parte do processo de avaliação neuropsicológica. No caso do TDAH é uma avaliação importante.

Olá,
A avaliação neuropsicológica consiste na analise das condições cognitivas e neurológicas do paciente. O primeiro passo é fazer a anamnese para poder identificar comprometimentos funcionais. Através de testes psicológicos que são avaliados a memoria, atenção, raciocínio. Outra etapa são os testes neurológicos através de outros instrumentos .
Obrigada
A avaliação neuropsicológica consiste em utilizar testes para auxiliar na avaliação de forma mais detalhada das funções da atenção e das funções executivas em pessoas com o possível transtorno, pois o paciente pode apresentar comportamento com ou sem hiperatividade e é um transtorno bem frequente em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos. A avaliação neuropsicológica pode identificar inclusive com mais clareza se o prejuízo fica mais evidente no ambiente escolar, emocional ou social. Espero ter contribuído!
Olá,
Avaliação neuropsicológica para TDAH utilizam diversas ferramentas e escalas para entendimento se é de fato TDAH ou outra comorbidade, entre eles testes de atenção, memória, linguagem, escrita, aprendizagem, e outros para avaliar questões emocionais que podem estar interferindo nos processos cognitivos.
Além disso sempre trabalhamos com processos multidisciplinar, incluindo fonoaudiólogos para verificar aspectos relacionados ao processamento auditivo central, que muitas vezes interferem nos processos atencionais.
abçs
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica - R$ 150
A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico é um importante instrumento auxiliar em diagnósticos de diversos transtornos. Através dos resultados em conjunto com avaliações multidisciplinares além de um diagnóstico você poderá contar com um plano de intervenção (Reabilitação Cognitiva) onde com as potencialidades do paciente identificadas poderemos trabalhar suas dificuldades para que haja uma melhora no seu funcionamento cognitivo. O importante é uma primeira consulta com Neurologista e depois, através de entrevista com a familia, visita a escola, relatorios da coordenação pedagógica, testes, questionários, observação clinica, teremos uma conclusão. Então, será que é mesmo um TDAH? Um fonoaudiólogo com especialização em PAC (Processamento auditivo Central) pode averiguar se há um déficit que algumas vezes passa desapercebido. É a forma como o som chega no sistema auditivo central (pode haver alterações e fazer com que o paciente não compreenda algumas palavras e com isso surgem dificuldades no ambiente escolar). É um tema amplo e todas as possibilidades devem ser investigadas para a definição de um tratamento adequado. Abraço
Na Avaliação Neuropsicológica, o profissional busca estabelecer o perfil do funcionamento cognitivo e identificar quais regiões do cérebro podem estar comprometidas, alteradas ou não funcionando de forma adequada. O processo conta com a aplicação de testes padronizados de acordo com a faixa etária e o perfil do individuo. Dentre outros pontos, são analisados a capacidade de raciocínio, atenção, linguagem, processamento da informação, aprendizagem e habilidades motoras.
Dentro do contexto clínico a avaliação neuropsicológica atua como diagnóstico complementar em diversos quadros patológicos decorrentes de alterações do sistema nervoso central; entre elas o TDAH que é um transtorno do neurodesenvolvimento. O objetivo é Diagnóstico diferencial e detecção precoce de sintomas de diferentes manifestações clínicas.
Investigar detalhadamente o grau e a natureza das alterações cognitivas e comportamentais qualitativa e quantitativamente.
Monitorar a evolução dos quadros neurológicos e psiquiátricos.
Avaliar e reavaliar o antes e depois de procedimentos cirúrgicos
Avaliar e reavaliar tratamentos medicamentosos
Planejamento da reabilitação neuropsicológica. SAO realizadas sessões semanais, de 6 A 10 encontros, sendo a primeira de anamnese, aplicação de testes e escalas e uma ultima sessão para devolutiva do laudo. Utiliza-se de testes padronizados e validados para a população brasileira, escalas diagnósticas e provas qualitativas que abrangem todas as funções cognitivas. Eficiência intelectual, Memória, Atenção
Funções executivas: planejamento, inibição, flexibilidade cognitiva, velocidade de processamento da informação.Praxias Linguagem, humor, etc. TODAS AS FUNÇÕES DEVEM SER AVALIDAS INDEPENDENTE DO QUADRO. Os testes dificilmente medem uma função pura, a divisão a seguir é didática. O mesmo teste pode ser utilizado para medir mais de uma função e depende da observação da forma de execução do paciente para que se possa observar qual função se encontra prejudicada em cada caso. Existem inúmeros testes que devem ser selecionados pelo profissional de acordo com a queixa do paciente.

Procure um psicólogo especialista em Neuropsicologia.