Há 2 anos atrás tive uma paralisia facial de bell, causada pelo vírus da herpes. Além de ter perdido

3 respostas
Há 2 anos atrás tive uma paralisia facial de bell, causada pelo vírus da herpes. Além de ter perdido o meu sorriso, fiquei com sincinesias, tenho 33 anos e isso tudo afetou mto minha auto estima. Existe algum tratamento ou cirurgia p/ recuperar o movimento do sorriso e acabar com as sincinesias?Obga
Olá, geralmente a fisioterapia motora melhora as assimetrias causadas pela paralisia do nervo facial.

A paralisia facial periférica idiopática, isto é, de causa não identificada, é comumente denominada paralisa de Bell, embora esteja de modo geral relacionada a inflamação do nervo facial (monoparesia aguda do nervo facial) por causas virais, notadamente pelo vírus da herpes. A inflamação do nervo é revertida espontaneamente ou com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios potentes e anti-virais.
Quando essa recuperação não ocorre da maneira esperada, a pessoa mantém a fraqueza dos músculos faciais e em alguns casos pode ocorrer o aparecimento de contrações involuntárias ou espasmos de pequenos músculos faciais, que são conhecidos como Sincinesias. A aplicação de toxina botulínica é uma possibilidade de tratamento para as sincesias uma vez que promove o relaxamento dos músculos injetados e a melhora na simetria da face. É um tratamento de efeito temporário e varias aplicações podem ser necessárias com doses variáveis. Consulte seu neurologista.
Bom dia,

Sim. A cirurgia de reinervação pode utilizar como doadores ou o nervo hipoglosso ou nervo para o masseter. Idealmente a cirurgia deve ser feita entre 6-9 meses da paralisia, para que ainda encontre musculatura viável. A cirurgia tem um efeito muito bom no sorriso, mas não tão bom para o fechamento do olho. O fechamento do olho deve ser suplementado com implante de peso de ouro na pálpebra. À disposição