Há 4a. atrás laringoscopia deu fenda fusiforme posterior.Tratamento com fono, afastada por 450 dias,

4 respostas
Há 4a. atrás laringoscopia deu fenda fusiforme posterior.Tratamento com fono, afastada por 450 dias, fono 2/ semana uma hora por seção. De volta ao trabalho,+ um 1a. e meio (operadora tel) exame recente a fenda voltou, com dores garganta/ouvido esq.esp.os. de glote,tosse. Reincidência da fenda fusiforme é possível?
Fenda fusiforme geralmente é decorrente de uma alteração estrutural mínima na mucosa da prega vocal. Em situações de mau uso ou abuso vocal contínuo, a fenda pode retornar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível o retorno da fenda, por uso contínuo da voz como seu objeto de trabalho, pode ter acontecido recidiva da alteração vocal que está provocando a fenda. Também o uso do head fone pode estar gerando suas dores de ouvido. Tosse e dores de garganta também costumam aparecem com o uso contínuo da voz, por falta de hidratação durante a atividade laboral, falta de repouso vocal, e de cuidados necessários para manutenção da voz. O ideal é consultar um otorrino para avaliar estás estruturas e ele lhe indicar uma Fono para nova manutenção da saúde vocal laboral.
O retorno da fenda é sim uma possibilidade.
A questão fundamental é tentar definir o motivo da existência desta fenda, para assim estabelecer a melhor abordagem e seguimento.
Se houver, por exemplo, nódulo de pregas vocais como causa da fenda, a priori o tratamento é via fonoterapia e repouso vocal.
Se houver alguma outra alteração como cistos submucosos pode haver uma possibilidade de microcirurgias de laringe como tratamento.
De qualquer modo, faça uma consulta com seu otorrino para a definição da melhor conduta.
A recidiva no caso de fenda fusiforme é possível, inclusive os seus cuidados em relação à saúde vocal será constante. O ideal é você procurar um otorrinolaringologista e uma fonoaudióloga de sua confiança para definição da melhor conduta. Boa sorte

Especialistas

Patricia Maia Tavares

Patricia Maia Tavares

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Jane Celeste Guberfain

Jane Celeste Guberfain

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.