Há 9 anos retirei a vesícula, e agora quando como alguns tipos de alimentos sinto um desconforto do

2 respostas
Há 9 anos retirei a vesícula, e agora quando como alguns tipos de alimentos sinto um desconforto do lado direito abaixo da costela, uma dor bem leve. Isso é normal?
Dr. Nemer Hajar
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Curitiba
Após a retirada da vesícula, é comum sentir algum desconforto ou dor na região abaixo da costela direita, especialmente após a ingestão de alimentos. No entanto, se a dor é intensa ou persistente, é importante consultar o seu médico para avaliar a situação. Pode haver outras causas para a dor, como problemas gastrointestinais ou infecções, que precisam ser tratadas. Seu médico pode realizar exames e avaliar sua condição para determinar a causa da dor e prescrever o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Após a retirada da vesícula, é relativamente comum experimentar algum desconforto ou dor leve na região abaixo da costela direita, especialmente após a ingestão de certos alimentos. A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, que ajuda na digestão de gorduras. Quando a vesícula é removida, a bile é liberada diretamente do fígado para o intestino, o que pode causar desconforto digestivo em algumas pessoas.

Se a dor for leve e esporádica, geralmente não é motivo para preocupação. No entanto, se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômitos ou perda de peso, é importante consultar seu médico. Existem várias causas possíveis para a dor, incluindo problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, úlceras, ou mesmo problemas no fígado ou nos dutos biliares.

Seu médico pode realizar exames para avaliar sua condição, como ultrassonografia, endoscopia ou exames de sangue, para determinar a causa exata da dor e prescrever o tratamento adequado. É fundamental que você não ignore esses sintomas e busque orientação médica para garantir que não haja complicações graves.

Se possível, mantenha um diário alimentar para identificar quais alimentos podem estar desencadeando o desconforto e compartilhe essas informações com seu médico. Isso pode ajudar a ajustar sua dieta e aliviar os sintomas.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 379 perguntas sobre Doenças Da Vesícula Biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.