Há alguma abordagem específica de terapia fonoaudiológica para criança com diagnóstico de transtorno

8 respostas
Há alguma abordagem específica de terapia fonoaudiológica para criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista? Na afirmativa, como é denominada essa técnica terapêutica.
Sugiro Abordagem Fonoaudiológica Pragmática de Linguagem!
Sucesso no tratamento

Ola! É importante levar em consideração uma abordagem muitidisciplinar, medico, psicoterapeuta, fono é um estilo de vida saudável e tranquilo que possa favorecer o desenvolvimento adequado da criança. Abraço
Olá. O importante é realizar uma avaliação multidisciplinar com fono, psicólogo e clínica médica a fim de mensurar a qualidade e capacidade de seqüelas encontradas no paciente e verificar o seu potencial enquanto indivíduo único.
No consenso do trabalho dos profissionais auxiliando a família, a criança desenvolve de forma global com entendimento de si e de sya capacidade.
Existe o Método de Reorganização neurofunional conhecido como Padovan é uma terapia clássica de Reorganização neuro funcional, que tem como objetivo reorganizar os sistemas ligados à musculatura da fala. Esse método é conhecido não só para os casos de asoectro autismo como também para casos de perda da fala em outros casos e em diferentes idades. A técnica é muito usada e tem ótimos resultados justamente por não depender da interação ou colaboração dos pacientes que , na maioria dos casos não podem ou não sabem como colaborar. A técnica é usada inclusive para pessoas que não tiveram nenhum desenvolvimento neuro funcional e deve ser aplicada de modo geral por fonaodiologos. Espero ter ajudado.
At
Sayonara machado
Acredito que cada paciente é um indivíduo, com suas nescessidades expecificas que deve ser respeitado para que a evolução e ganho terapêuticos sejam plenos. No caso dos pacientes de TEA, isso se torna ainda mais relevante, pois a avaliação do fonoaudiólogo e de toda uma equipe multidisciplinar para decidir qual melhor protocolo se encaixa a este paciente e ainda mais importante.
Eu não sou fonoaudióloga, contudo já ouvi falar de um método chamado PECS que consiste em cartões que ajudam os autistas a se comunicar com as pessoas e assim ajuda futuramente a falar, pois a maior dificuldade do AUTISTA e se comunicar , aprendendo a comunicar se ,
o falar vai ser mais facil.
Olá! É necessário um acompanhamento multidisciplinar, com clinica médica, psicoterapia, fonoaudiólogo. Importante também o apoio e acompanhamento com a família!
A dificuldade do autista está nem se inserir no contexto social, realizar uma correta leitura do seu interlocutor, e produção de fala a partir do referencial de si mesmo, noção esta que está prejudicada em quem apresenta TEA. O desafio do terapeuta vai além da produção da fala. O desafio é produzir um encontro que dê sentido à fala ou seja, não basta que o paciente fale, mas sim, fale a partir do seu lugar de sujeito produtor de sentido de si mesmo. Esta é a diferença entre um profissional que visa estimulação de fala "água", "bala", "bolo", e um que trabalhe com a visão de inserção na linguagem "eu prefiro bolo de chocolate". O trabalho integrado fonoaudiogo que trabalhe com linguagem e do psicanalista com um fazem com que tanto a criança como sua família encontrem um caminho na produção desse jujeito que fala, a partir de si mesmo.
Espero ter ajudado, e se necessário, estou à disposição para indicar profissionais e tirar dúvidas.