Há alguma abordagem específica de terapia fonoaudiológica para criança com diagnóstico de transtorno

8 respostas
Há alguma abordagem específica de terapia fonoaudiológica para criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista? Na afirmativa, como é denominada essa técnica terapêutica.
Sugiro Abordagem Fonoaudiológica Pragmática de Linguagem!
Sucesso no tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! É importante levar em consideração uma abordagem muitidisciplinar, medico, psicoterapeuta, fono é um estilo de vida saudável e tranquilo que possa favorecer o desenvolvimento adequado da criança. Abraço
Olá. O importante é realizar uma avaliação multidisciplinar com fono, psicólogo e clínica médica a fim de mensurar a qualidade e capacidade de seqüelas encontradas no paciente e verificar o seu potencial enquanto indivíduo único.
No consenso do trabalho dos profissionais auxiliando a família, a criança desenvolve de forma global com entendimento de si e de sya capacidade.
Existe o Método de Reorganização neurofunional conhecido como Padovan é uma terapia clássica de Reorganização neuro funcional, que tem como objetivo reorganizar os sistemas ligados à musculatura da fala. Esse método é conhecido não só para os casos de asoectro autismo como também para casos de perda da fala em outros casos e em diferentes idades. A técnica é muito usada e tem ótimos resultados justamente por não depender da interação ou colaboração dos pacientes que , na maioria dos casos não podem ou não sabem como colaborar. A técnica é usada inclusive para pessoas que não tiveram nenhum desenvolvimento neuro funcional e deve ser aplicada de modo geral por fonaodiologos. Espero ter ajudado.
At
Sayonara machado
Acredito que cada paciente é um indivíduo, com suas nescessidades expecificas que deve ser respeitado para que a evolução e ganho terapêuticos sejam plenos. No caso dos pacientes de TEA, isso se torna ainda mais relevante, pois a avaliação do fonoaudiólogo e de toda uma equipe multidisciplinar para decidir qual melhor protocolo se encaixa a este paciente e ainda mais importante.
Eu não sou fonoaudióloga, contudo já ouvi falar de um método chamado PECS que consiste em cartões que ajudam os autistas a se comunicar com as pessoas e assim ajuda futuramente a falar, pois a maior dificuldade do AUTISTA e se comunicar , aprendendo a comunicar se ,
o falar vai ser mais facil.
Olá! É necessário um acompanhamento multidisciplinar, com clinica médica, psicoterapia, fonoaudiólogo. Importante também o apoio e acompanhamento com a família!
A dificuldade do autista está nem se inserir no contexto social, realizar uma correta leitura do seu interlocutor, e produção de fala a partir do referencial de si mesmo, noção esta que está prejudicada em quem apresenta TEA. O desafio do terapeuta vai além da produção da fala. O desafio é produzir um encontro que dê sentido à fala ou seja, não basta que o paciente fale, mas sim, fale a partir do seu lugar de sujeito produtor de sentido de si mesmo. Esta é a diferença entre um profissional que visa estimulação de fala "água", "bala", "bolo", e um que trabalhe com a visão de inserção na linguagem "eu prefiro bolo de chocolate". O trabalho integrado fonoaudiogo que trabalhe com linguagem e do psicanalista com um fazem com que tanto a criança como sua família encontrem um caminho na produção desse jujeito que fala, a partir de si mesmo.
Espero ter ajudado, e se necessário, estou à disposição para indicar profissionais e tirar dúvidas.

Especialistas

Pricila Carvalho Silva Brum Gomes

Pricila Carvalho Silva Brum Gomes

Psiquiatra

Ribeirão Preto

Emmanuelle Santana Rocha

Emmanuelle Santana Rocha

Psiquiatra, Médico de família, Especialista em medicina preventiva

João Pessoa

Davi Neves

Davi Neves

Psiquiatra

São Paulo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtorno Autístico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.