Há dois meses fiz uma artroscospia de ombro para para corrigir uma ruptura parcial do supra-espinhoso.

3 respostas
Há dois meses fiz uma artroscospia de ombro para para corrigir uma ruptura parcial do supra-espinhoso. Após o procedimento, o cirurgião me disse que teve que cortar o cabo longo do bíceps, pois o mesmo estava "achatado", Meu bíceps ficará flácido?
Dr. Tiago Nogueira
Ortopedista - traumatologista
Recife
A maioria da população relaciona o bíceps com a função de flexão do cotovelo, no entanto o músculo braquial que é o maior responsável por este movimento. O bíceps (porção longa) que foi “cortada” (tenotomia) tem mais função de supinação do antebraço além de contribuir discretamente na flexão do cotovelo. A decisão de realizar a tenotomia parte também do princípio que o bíceps é uma das mais importantes fontes de dor no ombro, então ao realizar a tenotomia, o cirurgião garante um alívio importante da dor do paciente sem haver comprometimento da função do ombro e cotovelo em questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Samuel Ximenes Feijão
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
O cabo longo do bíceps tem função estabilizadora da cabeça umeral, mas em situações patológicas pode ser um dos principais locais de dor do paciente, limitando-o e impedindo-o de ter melhores resultados com a cirurgia, sendo indicado que seja "cortado". Depois de cortado, pode-se deixar o tendão solto ou prende-lo em outra posição, a depender de diversos fatores e de diversas maneiras. O paciente que tem o cabo longo do bíceps cortado pode apresentar um abaulamento no meio do braço, que é o tendão "enrolado", mas isso só aparece em pessoas mais magras, sendo uma alteração muitas vezes estética. O paciente pode perde um pouco da força de flexão do cotovelo, por volta de até 10%, mas que não compromete suas atividades, nem sua qualidade de vida, devido a presença ativa cabeça curta do bíceps, do músculo braquial e do músculo braquirradial.
Dr. Gabriel Faria de Oliveira
Cirurgião da mão
Campinas
A tenotomia ou a tenodese do cabo longo do bíceps é um procedimento que pode ser realizado no decorrer da artroscopia de ombro.
A decisão entre tenotomia ou tenodese cabe ao cirurgião e ao paciente, sendo que ambas tem vantagens e desvantagens; sendo que não há na literatura consenso sobre qual a melhor técnica.
Se o tendão estava com sinais degenerativos ele poderia ser uma das fontes de dor no seu ombro.

Teoricamente a tenotomia poderia causar algum grau de deformidade, mas não costuma alterar a função. Vale lembrar que o bíceps possui 2 tendões na sua origem. Se houve a indicação do procedimento, o seu tendão já devia estar degenerado e sem função, portanto é esperado que você tenha mais benefícios do que algum efeito deletério.

Especialistas

Marcello Castiglia

Marcello Castiglia

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Lucas Fraga

Lucas Fraga

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita
Braulio Campos Franca Cohim

Braulio Campos Franca Cohim

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita
Leonardo Hideto Nagaya

Leonardo Hideto Nagaya

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 214 perguntas sobre Artroscopia do ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.