Há dois meses fiz uma artroscospia de ombro para para corrigir uma ruptura parcial do supra-espinhoso.
3
respostas
Há dois meses fiz uma artroscospia de ombro para para corrigir uma ruptura parcial do supra-espinhoso. Após o procedimento, o cirurgião me disse que teve que cortar o cabo longo do bíceps, pois o mesmo estava "achatado", Meu bíceps ficará flácido?
A maioria da população relaciona o bíceps com a função de flexão do cotovelo, no entanto o músculo braquial que é o maior responsável por este movimento. O bíceps (porção longa) que foi “cortada” (tenotomia) tem mais função de supinação do antebraço além de contribuir discretamente na flexão do cotovelo. A decisão de realizar a tenotomia parte também do princípio que o bíceps é uma das mais importantes fontes de dor no ombro, então ao realizar a tenotomia, o cirurgião garante um alívio importante da dor do paciente sem haver comprometimento da função do ombro e cotovelo em questão.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O cabo longo do bíceps tem função estabilizadora da cabeça umeral, mas em situações patológicas pode ser um dos principais locais de dor do paciente, limitando-o e impedindo-o de ter melhores resultados com a cirurgia, sendo indicado que seja "cortado". Depois de cortado, pode-se deixar o tendão solto ou prende-lo em outra posição, a depender de diversos fatores e de diversas maneiras. O paciente que tem o cabo longo do bíceps cortado pode apresentar um abaulamento no meio do braço, que é o tendão "enrolado", mas isso só aparece em pessoas mais magras, sendo uma alteração muitas vezes estética. O paciente pode perde um pouco da força de flexão do cotovelo, por volta de até 10%, mas que não compromete suas atividades, nem sua qualidade de vida, devido a presença ativa cabeça curta do bíceps, do músculo braquial e do músculo braquirradial.
A tenotomia ou a tenodese do cabo longo do bíceps é um procedimento que pode ser realizado no decorrer da artroscopia de ombro.
A decisão entre tenotomia ou tenodese cabe ao cirurgião e ao paciente, sendo que ambas tem vantagens e desvantagens; sendo que não há na literatura consenso sobre qual a melhor técnica.
Se o tendão estava com sinais degenerativos ele poderia ser uma das fontes de dor no seu ombro.
Teoricamente a tenotomia poderia causar algum grau de deformidade, mas não costuma alterar a função. Vale lembrar que o bíceps possui 2 tendões na sua origem. Se houve a indicação do procedimento, o seu tendão já devia estar degenerado e sem função, portanto é esperado que você tenha mais benefícios do que algum efeito deletério.
A decisão entre tenotomia ou tenodese cabe ao cirurgião e ao paciente, sendo que ambas tem vantagens e desvantagens; sendo que não há na literatura consenso sobre qual a melhor técnica.
Se o tendão estava com sinais degenerativos ele poderia ser uma das fontes de dor no seu ombro.
Teoricamente a tenotomia poderia causar algum grau de deformidade, mas não costuma alterar a função. Vale lembrar que o bíceps possui 2 tendões na sua origem. Se houve a indicação do procedimento, o seu tendão já devia estar degenerado e sem função, portanto é esperado que você tenha mais benefícios do que algum efeito deletério.
Especialistas
Marcello Castiglia
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Ribeirão Preto
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Irei fazer uma artroscopia do ombro direito e faço uso do Simponi contra a RCU (está em remissão). Quais cuidados devo ter em relação à RCU já que ficarei 1 mês imobilizado? A cirurgia pode, de alguma forma, afetar a RCU ou vice-versa ?
- Fiz uma cirurgia no manguito rotador a 2 meses que tipo de serviço doméstico posso realizar
- A 4 meses fiz uma cirurgia no ombro tenho dores intensas fiz 50 sessões de fisioterapia ainda não consigo movimentar o braço direito as dores tem sinto muito intensa mesmo, é normal?
- Após colocação de uma prótese no ombro poderei continuar na natação? Desde já agradeço a atenção
- Fiz uma cirurgia do manguito rotador há dois meses e meio . Iniciei com a fisio após seis semanas de pós operatório.Está indo bem ,porém acho meu ombro um pouco inchadinho ,é normal ?
- Fiz cirurgia posterior labral do ombro há 8 meses, quando deito sobre esse ombro ainda dói muito e também ainda estou com alguns movimentos limitados até agora, é normal isso?
- Fui diagnosticada com artrose no ombro D em 2018 com 23 anos, a dor era tanta que foi preciso uma artroplastia reversa no meu ombro D em 2019, porém as dores continuaram e os movimentos ficaram mais limitados então em 2020 fiz a artroplastia total de ombro D e perdi quase todos os movimentos do braço,…
- Lesão. No bíceps. Passado 1 a 2. Anos pode ser feita a cirurgia pra voltar normal
- Tenho uma fratura no manguito rotador e bíceps desde outubro de 2021. Ainda não consegui cirurgia , nem pelo SUS nem pela HAPVIDA o que devo fazer. Onde consigo particular por um preço acesivel?
- Qual o valor mínimo de uma cirurgia para reparação da cabeça longa do bíceps, em decorrência da ruptura do tendão?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 214 perguntas sobre Artroscopia do ombro
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.