Artroscopia do ombro - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Que é a articulação do ombro?

É o link formado de osso do úmero com a escápula ou no ombro: a cabeça do úmero é grande, em forma de uma esfera articulada com o "Glen" do ombro, uma pequena bolsa e em um osso mais raso. 

Quando há problemas no ombro você precisa aumentar o ajuste entre os dois ossos por um anel de fibrocartilagem que rodeia a borda do aro glenóide (labrum), além da estabilidade que depende de músculos e ligamentos.

Em torno da articulação há um ligamento que forma um túnel ao longo do qual os tendões dos músculos do manguito rotador que formam o manguito rotador. Entre as duas estruturas é o espaço subacromial, ocupado por uma bursa, cuja função é reduzir a fricção.

A parte óssea do túnel é formado pelo acrômio (que por sua vez se articula com a clavícula) e, em menor grau o processo coracóide, juntando-se por uma banda fibrosa que é o ligamento coracoacromial, que completa o túnel.

O que é uma artroscopia?

É uma técnica cirúrgica que permite ver diretamente dentro da articulação do ombro e trabalhar dentro dela, sem abri-la. Apenas pequenas incisões são realizadas ou cortes na pele, cada um com cerca de uma polegada (técnica mini-invasiva).

Como a artroscopia é realizada?

Para ajudar a ver o interior da articulação e prevenir lesões com as nossas manobras dos tecidos, preenchê-lo com a pressão de soro estéril, que produz um efeito semelhante ao inflar um balão, ao mesmo tempo nos permite articular a lavagem contínua, eliminando o desperdício de sangue, pedaços de tecido removido, e assim por diante. É comum para ambos os ombros, como parte do volume da mama aumentam significativamente durante várias horas. Este fenômeno é devido a seus tecidos absorverem parte desse líquido (formando um "edema"), mas é eliminado rapidamente.

  • O paciente é colocado semi-sentado ou deitado de lado.
  • Introdução de um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, e ver a imagem em um monitor de televisão.
  • Uma vez dentro, apresentamos, para a incisão, uma série de instrumentos como sondas, pinças, dispositivos de mão e motor de suavização que vai trabalhar na articulação.
  • A anestesia utilizada é geral (paciente inconsciente). No entanto, em alguns casos, pode ser tentada a anestesia loco-regional (bloqueio anestésico).
  • Apesar de ser um procedimento cirúrgico e exige as mesmas condições assépticas (limpo e estéril para prevenir a infecção) do que qualquer outra operação, a internação é geralmente um dia, para obter uma boa recuperação da anestesia, fazer o  controle da dor, e acabar com retenção de fluido locais.
  • A artroscopia também pode ser acessada através do espaço subacromial, mas são estruturas fora do comum.

O que a artroscopia?

  • A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações) pode estar nublado, conter sangue ou corpos livres, geralmente fragmentos de cartilagem. Líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
  • Verificar a aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
  • A cartilagem que reveste a cabeça do úmero ea cavidade glenóide. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
  • O anel ou borda ao redor da cavidade glenóide e serve para aumentar o envolvimento com a cabeça do úmero.
  • A origem do tendão do bíceps, que está dentro da articulação.
  • O estado dos ligamentos capsular.
  • Mudando a posição dose instrumentos ópticos e lavagem articular, entramos no espaço subacromial, observando a bursa, o estado do manguito e forma de ossos acrômio e sua articulação com a clavícula.

Quando deve-se fazer a artroscopia do ombro?

Para diagnosticar, como os avanços em ultra-som, scanner artrografia, ressonância magnética e nos dar um diagnóstico cada vez mais frequentemente.

No entanto, em caso de dúvida ou quando ele fornece uma importante intervenção no ombro, a artroscopia pode ser feita antes pois irá confirmar o diagnóstico, excluir outras lesões e decidir o melhor tratamento possível, que às vezes também é artroscópico. Assim, no mesmo procedimento cirúrgico é diagnosticada e tratada.

Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.

As indicações de tratamento são:

  • Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivados de uma condromatose quebrado ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
  • Reconstrução das lágrimas do labrum glenoidal, que produzem instabilidade e deslocamento do ombro repetidas vezes. Reparo artroscópico tem menos complicações, embora a taxa é maior do que RELUX cirurgia aberta (traditional).
  • Tendinite calcificante na manga - inserir uma agulha calcificação pode aspirante, observando o processo com a óptica do artroscópio.
  • Libertação do espaço subacromial, fresagem da parte superior do osso acromial e cortar o ligamento que atribui ao coracóide.
  • Sinovectomia, ou seja, raspagem da membrana sinovial, infecções, doenças reumáticas específicas, doenças que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou condromatose sinovial.
  • Ulceração -suavização da cartilagem.
  • Remoção de "osteófitos" ou cumes de osso que crescem na periferia de uma articulação que sofre de osteoartrite, e tendem a bloqueá-lo e mergulhar nos tecidos circundantes.
  • Removendo dobras endurecidas da membrana sinovial, chamado caules, que podem causar dor, ao clicar, e até mesmo blocos.
  • Em casos de ombro com dor aguda, para eliminar resíduos infecciosos e limpar o conjunto. Deve ser feito o mais rapidamente possível de forma mais eficaz para parar a ação destrutiva do germe.
  • A lavagem articular. Basta arrastar os resíduos que podem, em alguns casos comprometer o controle da dor articular. Por exemplo, após um duro golpe na articulação do ombro ter o sangramento (hemartrose), drenagem artroscópica lavagem e pode aliviar os sintomas.

Que cuidados é necessária após a realização de uma artroscopia?

Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva.

  • Coloque uma faixa de borracha, que é liberada várias vezes ao dia para a recuperação do exercício (braço oscilante de movimento do cotovelo). Deve ser de dias a semanas.
  • Recomendamos tomar analgésicos, que geralmente é pesado o primeiro dia no caso de moagem do acrômio. No resto da artroscopia costuma perturbar o edema.
  • O frio na área é útil para a dor e para diminuir o edema.
  • Os pontos (um ou dois por incisão) são removidos uma semana normalmente. É normal que as bordas da ferida sejam abertos mais tarde, mas muito superficial e necessitam apenas ser fechado com anti-séptico ou fitas adesivas especiais.
  • Dependendo do diagnóstico e do tratamento realizado, pode-se prescrever uma fisioterapia específica, variando o tempo de recuperação. O tempo em que você pode retornar ao esporte ou trabalho duro é contado em meses.

Que complicações pode causar?

Às vezes o tratamento é iniciado no ombro por via artroscópica, mas as condições exigem que o cirurgião o substitua pela técnica de "aberto".

Mais comumente, dor pós-operatória, mais acentuada após a fresagem do acrômio.

Outras complicações têm sido raramente relatadas (aproximadamente 6% dos pacientes submetidos a cirurgia com esta técnica):

  • Infecção conjunta.
  • Perfuração do pulmão pelo instrumento, causando "pneumotórax" (o espaço pleural é preenchido com ar e coloca pressão sobre o pulmão).
  • Lesões vizinhas nervosas até o ombro, geralmente devido à tração excessiva do membro (lesão do plexo braquial), que geralmente se recuperam bem. A evolução geralmente não é boa se a causa é devido à perfuração acidental do nervo quando introduzimos os instrumentos pela primeira vez, e podem ser afetados, em seguida, os ramos sensitivos do nervo axilar ou do plexo braquial.
  • Pode ser lesado por acidente de punção da veia cefálica e instrumental na artéria axilar.
  • No manguito e labrum- reparação usando a tela metálica que pode ser liberada (choque aleatório, posicionamento inadequado do implante, os tecidos de má qualidade, osteoporose, reumatismo, etc.) E causam a fricção. Em alguns casos é possível a utilização de material "reabsorvíveis" (o corpo é destruído, uma vez que cura).

O que se tem de novo na artroscopia do ombro?

Técnica é considerada muito boa.. Em alguns processos os resultados são melhores do que a cirurgia tradicional e as complicações são sempre menores.

No entanto, algumas operações são esticadas demais por artroscopia, o que indica a necessidade de melhorar as técnicas.

Especialistas em artroscopia do ombro

Encontre um especialista em Artroscopia do ombro na sua cidade:
Gabriel Ximenes Almeida

Gabriel Ximenes Almeida

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita
José Jorge Kitagaki Abechain

José Jorge Kitagaki Abechain

Ortopedista - traumatologista

Santos

Agendar uma visita
Fellipe Valle

Fellipe Valle

Ortopedista - traumatologista

Várzea Grande

Agendar uma visita
Jorge Sayum Filho

Jorge Sayum Filho

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Luis Paulo Ramos

Luis Paulo Ramos

Ortopedista - traumatologista

Patos de Minas

Agendar uma visita
Marco Antonio Rodrigues Bruno

Marco Antonio Rodrigues Bruno

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Artroscopia do ombro

Nossos especialistas responderam a 138 perguntas sobre Artroscopia do ombro

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
São muito resistentes,porém nem sempre o tecido em volta é.Costuma-se restringir movimentos ativos e rotações por 6 semanas.Em todo o caso,cada miniancora passam fios para 2 nós.Mas é bom retornar…
1 respostas

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Há risco de reruptura ou nova lesão,dependendo do mecanismo e do tamanho da lesão e da idade.
1 respostas

Dr. Alberto Oda
Dr. Alberto Oda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Depende do sintoma associado.Se está associada à instabilidade, normalmente é reinserida no tratamento cirúrgico.
1 respostas

Especialistas falam sobre Artroscopia do ombro

A artroscopia do ombro surgiu como uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional aberta, proporcionando menor lesão de tecidos, menor dor no pós-operatório, menor tempo de reabilitação, possibilitando ao cirurgião avaliar de forma mais global e detalhada o ombro. Através de pequenas incisões na pele, introduz-se uma câmera da espessura de um lápis, ligada a um monitor e uma fonte de luz, permitindo visualizar a articulação do ombro, diagnosticando e tratando de forma precisa e minuciosa os mais diversos tipos de afecções, como lesões ligamentares (que provocam a luxação ou deslocamento do ombro) e lesões dos tendões do manguito rotador.

Alan Arruda Aragão

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza


Artroscopia é um procedimento realizado por vídeo, de alta complexidade, capaz de diagnosticar e tratar doenças das articulações (ombro, quadril, joelho, tornozelo e punho) de forma minimamente invasiva, por meio de pequenas incisões de cerca de 1cm. Através dessas incisões, materiais especiais são inseridos no ombro do paciente, permitindo tratar as doenças da articulação de forma menos agressiva e possibilitando uma recuperação mais rápida, com menores chances de infecção e melhor cosmese.

Rafael Patrocinio

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Através da artroscopia podemos realizar o tratamento cirúrgico de diversas alterações que acometem o ombro e outras articulações. Também é conhecida como "cirurgia por vídeo" O acesso à área lesionada é feito através de pequenos furinhos na pele, por onde são introduzidos a câmera e demais instrumentais. Não há portanto a necessidade de grandes cortes. sendo assim a cirurgia se torna menos invasiva, menos dolorosa, com cicatrizes menores e mais estéticas.

Rodrigo Martins Silva Caetano

Ortopedista - traumatologista

São Luís

Agendar uma visita

A Artroscopia do Ombro é um tratamento muito moderno, minimamente invasivo para tratar algumas doenças do ombro como lesões do manguito rotador e instabilidade do ombro (luxação recidivante).

Diego Cabrejos

Ortopedista - traumatologista

Manaus

Agendar uma visita

A videoartroscopia de ombro, trata-se de um procedimento minimamente invasivo realizado em ambiente hospitalar no Centro Cirúrgico. Trata-se de um procedimento muito seguro, rápido e uma técnica cirúrgica já consagrada na Ortopedia e Cirurgia do ombro. Para a cirurgia o paciente é submetido à anestesia geral e bloqueio do plexo braquial (para maior conforto no pós-operatório, permitindo uso de menor quantidade de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios), são realizadas pequenas incisões no ombro (3 a 5 incisões entre 1 e 2 cm) que são utilizadas para introdução da ótica (“câmera”), pinças para reparo das estruturas lesadas. O paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia.

Fernando Cesar Furlan

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

A artroscopia é um método que utilizamos para realizar algum procedimento dentro ou ao redor da articulação. Existem várias indicações para a artroscopia do ombro, dentre elas as mais comuns são a lesão do manguito rotador (lesão tendinosa) e a instabilidade do ombro (quando o ombro sai do lugar). São cirurgias diferentes porém se utiliza o mesmo método, que é a artroscopia. Na artroscopia para correção de lesão do manguito rotador, muitas vezes é necessário a remoção (raspagem) de um esporão e após isso a sutura do tendão no seu devido lugar. É claro, existem diversos tipos de lesão tendinosa, necessitando estudar com cuidado cada uma delas para se realizar a melhor técnica possível.

Guilherme Do Val Sella

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Artroscopia do ombro, ou cirurgia por vídeo, são referencias ao procedimento cirúrgico realizado por meio de pequenas incisões na pele, que permitem menor sangramento, menor agressividade a musculatura e melhor diagnóstico das patologias do ombro, e principalmente um excelente resultado cirúrgico.

Rafael Avelino

Ortopedista - traumatologista

Manaus


A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico no qual o ortopedista faz um pequeno corte na pele do ombro e insere um tubo fino com uma câmera na ponta para observar as estruturas da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos. Normalmente, a artroscopia é usada em casos de dor crônica no ombro que não melhora com o uso de remédios e fisioterapia. Dessa forma, o médico consegue observar o interior do ombro para avaliar se existe algum problema e fazer o tratamento logo em seguida. Alguns dos tratamentos mais realizados através de artroscopia são: ✔ Reparação de ligamentos; ✔ Remoção de tecido inflamado; ✔ Remoção de cartilagem solta; ✔ Reparação do manguito rotador.

George Mello Neiva Nunes

Ortopedista - traumatologista

Teresina


A artroscopia é uma técnica cirúrgica utilizada para reparo de lesões dentro de articulações. Tem como principais vantagens ser um procedimento pouco invasivo, com incisões pequenas e que permite abordar inúmeros tipos diferentes de lesões, ao mesmo tempo em que apresenta baixa agressividade e recuperação menos dolorosa do que técnicas cirúrgicas convencionais. No ombro é principalmente utilizada para reparo de lesões do manguito rotador e instabilidade articular. Porém devido a sua grande versatilidade também pode ser utilizada em outras inúmeras outras situações especificas como fraturas, lesões cartilaginosas e patologias cápsulo-ligamentares.

Thomaz Antonio Tonelli

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


Grande parte das doenças que acometem o ombro podem ser tratados de forma minimamente invasiva, evitando grandes cicatrizes e principalmente tornando o procedimento mais seguro. Na artroscopia do ombro, geralmente utilizamos três pequenos portais de cerca de 1 cm cada, por onde entram os instrumentais e a câmera de vídeo e, assim, conseguimos realizar uma visualização ampla da articulação e do espaço subacromial, onde encontramos os tendões do manguito rotador, tornando mais simples o seu reparo.

Ricardo Dantas Fonseca

Ortopedista - traumatologista

Aracaju

Quais profissionais realizam Artroscopia do ombro ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.