Hoje faz 17 dias que estou tomando paroxetina de 40mg o único efeito colateral que tô sentindo agora

4 respostas
Hoje faz 17 dias que estou tomando paroxetina de 40mg o único efeito colateral que tô sentindo agora é uns pensamentos intrusivos é normal? Na primeira semana só pensava que ia ficar louca e passou agora penso que vou morrer creio que vai passar também com o passar dos dias
Sim, isso pode acontecer e costuma estar dentro do esperado nesse período de adaptação. Com 17 dias de paroxetina 40 mg, é comum ainda haver certa instabilidade emocional, e os pensamentos intrusivos — como medo de enlouquecer ou de morrer — fazem parte de um padrão conhecido na literatura como aumento transitório da reatividade ansiosa. O remédio já começou a ajustar os circuitos de serotonina, mas o cérebro ainda não consolidou o efeito ansiolítico completo, por isso algumas ideias automáticas negativas podem “subir” com mais força. O fato de a sensação de “ficar louca” ter diminuído indica que seu sistema está, aos poucos, entrando no eixo, e esses pensamentos atuais também tendem a perder intensidade com o passar das semanas. É importante lembrar que pensamento intrusivo não significa risco real, e sim um reflexo da ansiedade em processo de estabilização. Mesmo assim, vale conversar com seu psiquiatra para ajustar dose, ritmo de evolução e estratégias de manejo. Qualquer dúvida, pode me chamar aqui no chat.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria Tereza Da Silva Mendonça
Psiquiatra, Médico de família, Médico clínico geral
Uberlândia
olá boa tarde... alguns medicamentos principalmente a paroxetina pode ter esse efeito porém no inicio do tratamento que pode ser de 2 a 4 semanas se caso persistir converse com seu medico para nova avaliação
Pensamentos intrusivos podem aparecer no início do tratamento com paroxetina, especialmente em doses como 40 mg, porque nas primeiras semanas o remédio pode deixar a ansiedade mais “reativa”. Isso costuma gerar medo, sensação de risco iminente ou pensamentos de morte sem intenção real e, na maioria das vezes, melhora conforme o organismo se adapta. Os sintomas iniciais geralmente reduzem entre a 3ª e 6ª semana. Ainda assim, é importante monitorar: se os pensamentos ficarem mais frequentes, começarem a parecer comandos ou vierem acompanhados de intenção de se machucar, é necessário buscar avaliação imediata. Caso contrário, tende a ser parte do ajuste e costuma estabilizar com o tempo.
Boa noite,

Na adaptação à paroxetina, especialmente em dose de 40 mg, é comum haver piora temporária da ansiedade e aumento de pensamentos intrusivos nas primeiras semanas. Esses pensamentos mudarem de tema (medo de “ficar louca”, depois medo de “morrer”) também é típico de ansiedade elevada.

Com 17 dias, ainda está dentro do período de adaptação. A tendência é melhorar entre a 3ª e a 6ª semana. Porém, se os pensamentos ficarem muito intensos ou vierem acompanhados de sensação de pânico constante, vale reavaliar a dose.

Se quiser analisar seu caso com mais calma, você pode agendar uma teleconsulta pelo meu perfil no Doctoralia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Cebrilin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.